quarta-feira, 23 de outubro de 2013
domingo, 20 de outubro de 2013
EM ENTREVISTA À ANCHIETA SANTOS, DÊVA PESSOA RESSALTA CONQUISTAS DA SUA GESTÃO
O Prefeito de Tuparetama Deva Pessoa concedeu mais uma entrevista ao comunicador Anchieta Santos, na última quinta-feira (17). Durante a entrevista Deva ressaltou sua satisfação em estar com salários dos funcionários e servidores em dia. Afirmou que seu governo está em paz com a Câmara de Vereadores, contrariando boatos de que estaria em conflito com a sua bancada. Dêva enumerou também as muitas conquistas recentes para Tuparetama.
O município foi contemplado com os Programas: Cidades Digitais (esperando pela chegada dos recursos); Pernambuco no Batente (com qualificação profissional para 200 pessoas); Chegada do Nasf para atuar junto ao saúde da família; duas turmas do Pronatec com cursos de extensão do IFPE (em panificação e alto elétrica).
Deva também comemora o sucesso do Orçamento Participativo implantado pela primeira vez no município, que ouviu a população e discutiu as prioridades para o próximo ano. A proposta do Orçamento já foi enviada para a Câmara, que deverá votar ate 30 de novembro. O prefeito de Tuparetama também aproveitou a entrevista para citar outros motivos de comemoração como a construção do calçamento de duas ruas no loteamento Filipe de Souza Leite e em Santa Rita; Reforma da praça do Bairro Bom Jesus; Recebimento de 20% dos recursos para construir o novo Posto de Saúde de Santa Rita e o início da reforma do posto que já existe naquele Distrito. Dêva lembrou que mais 7 ruas novas que serão calçadas nos próximos meses. No campo a sua gestão já perfurou 14 poços em diversas comunidades rurais e tem previsão de mais 30.
Por último, Dêva Pessoa não quis dar palpite sobre quem será o candidato do governador para a sucessão estadual mas confirmou que o seu grupo votará fechado com Anchieta Patriota para Deputado Estadual e Danilo Cabral para Deputado Federal.
NOVAS CONQUISTAS DO GOVERNO DE TUPARETAMA: NASF E PROGRAMA "CIDADES DIGITAIS"
MUNICÍPIO CONTEMPLADO COM NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família
A Secretária de Saúde de Tuparetama, Núbia Mamede recebeu nessa quinta-feira (17/10) a confirmação que o município foi contemplado com mais um projeto na área da Saúde, o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).
Núbia comemorou a conquista para Tuparetama: "Elaboramos o projeto, encaminhamos às instâncias regional, estadual e federal, e hoje obtivemos êxito em mais essa empreitada, é garantia de mais assistência em nosso município!" e agradeceu o empenho de sua equipe: "Muito obrigada a toda a minha equipe da saúde, pelo empenho, competência e principalmente pelo companheirismo em todas as ações desenvolvidas".
Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Atualmente configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), as equipes de atenção básica para populações específicas e com o Programa Academia da Saúde.
Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.
O Ministério das Comunicações publicou nesta segunda-feira, 14, no Diário Oficial da União (DOU), lista de municípios que foram selecionados para receber investimentos do Programa Cidades Digitais.
Na região do Pajeú apenas Tuparetama foi contemplado, graças a articulação do vice-prefeito Ivaí Cavalcante juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura e a elaboração do projeto técnico por Diana Athenas Magalhães, da equipe da secretaria.
Segundo a portaria, os municípios serão convocados “oportunamente” pelo Ministério para assinatura de acordo de cooperação e recebimento de instruções básicas sobre os próximos passos do programa. O ministro Paulo Bernardo anunciou formalmente as cidades contempladas neste ano, em evento realizado no dia 14, em Brasília.
Segundo o governo, o Programa Cidades Digitais pretende modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Pelo programa, são construídas redes de fibras ópticas que fazem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet. O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, além da capacitação dos servidores municipais para uso e gestão da rede.
Outra ação do programa é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias. As cidades que recebem essa estrutura são selecionadas por meio de edital. Em 2012, 80 cidades foram escolhidas em caráter piloto. Neste ano, o Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o que – segundo o Ministério das Comunicações – assegurou um reforço de R$ 100 milhões no orçamento do programa em 2013. (Com informações de Luci Ribeiro | Agência Estado)
segunda-feira, 14 de outubro de 2013
domingo, 13 de outubro de 2013
O Prefeito e o Povo: Dêva Pessoa rebate comentários de programas de radiofônicos
Por Eduardo Rabêlo
De volta ao seu programa semanal de rádio O Prefeito e o Povo, na rádio comunitária Bom Jesus FM, neste sábado (12), o gestor municipal de Tuparetama, Dêva Pessoa (PSD), rebateu comentários proferidos em alguns programas radiofônicos da cidade e região. De acordo com o prefeito de Tuparetama, foram feitos alguns comentários “levianos” sobre a atual gestão, no que diz respeito a construções de obras na cidade e ainda referente a uma denúncia veiculada em uma emissora de rádio da cidade de Afogados da Ingazeira-PE.
Em relação à denúncia feita em uma rádio da cidade de Afogados, Dêva pediu aos que detêm o poder da palavra que pelos menos investigassem as críticas que são feitas, que verificassem em loco o que se denunciou e não soltassem de qualquer forma no AR, o que não se tem convicção do que está acontecendo.
“Para aqueles que criticaram a merenda da Escola Municipal Anchieta Torres, apenas queria dizer que deveriam verificar em loco, averiguar antes de denunciar, pois lá na escola existe uma nutricionista que determina o cardápio da merenda servida. Têm estoque de merenda, profissionais qualificados na cozinha. É claro que queremos uma melhor estrutura em tudo, mas o que temos é bastante satisfatório e a escola está aberta a quem quiser visitar e conferir o que estou dizendo”, comentou.
Ainda sobre as denúncias quanto à alimentação servida no educandário municipal que fica no distrito de Santa Rita, o prefeito pediu respeito aos que lá residem e afirmou que, os que colocaram a denuncia no AR, sequer sabem onde está localizada a comunidade de Santa Rita.
“Eu queria também pedir a esses que fizeram a denuncia e os que a colocaram no AR, que respeitem o povo de Santa Rita, aos que lá moram, estudam e aqueles que trabalham na escola municipal Anchieta Torres. Esses que veicularam a denúncia sequer sabem onde fica Santa Rita, não sabem nem chegar ao distrito, mas mesmo assim criticam aleatoriamente, no mínimo deveriam averiguar se tem fundamento o que lhes foi repassado e não sair criticando sem ter comprovação do que está dizendo”, disse Dêva.
O prefeito também falou sobre críticas recebidas em várias oportunidades na outra emissora de Tuparetama, quando adversários resolvem fazer um periódico programa apenas para criticar a gestão. Dêva Pessoa respondeu a afirmação oriunda desse programa que as obras estavam paralisadas e a cidade parada. O atual gestor não poupou palavras e não fez cerimônia para responder tais críticas.
“Eu às vezes não deveria dar ouvido a tais criticas que têm apenas o intuito de atrapalhar o governo, falar por falar, sem enriquecer um debate que seja proveitoso para a população. Mas como falaram que a cidade está parada, com obras paralisadas, vou apenas dizer novamente como nos encontramos nessa situação. Essa gestão não vai construir nada que não seja completamente legalizada, fiscalizada por engenheiros e liberada pelos órgãos competentes. Nós não vamos dar por finalizadas obras que apenas foram iniciadas e que hoje estão como concluídas, mas com menos de 20% de construção realizada. Isso porque depois quem sofre é o município, a população que fica sem poder contar com recursos vindos dos governos estadual e federal. É por essas e outras que estamos ainda tentando limpar o nome de Tuparetama, nos cadastros dos órgãos fiscalizadores para recebermos recursos e poder retomarmos outras construções além das que já temos”, finalizou o prefeito.
Eduardo Rabelo
PE NO BATENTE: FAMÍLIAS DE TUPARETAMA PODERÃO SE INSCREVER PARA CENTRO DE INCLUSÃO PRODUTIVA
Tuparetama está recebendo novamente o Programa Pernambuco no Batente, de incentivo à produção econômica e qualificação social e profissional para famílias de baixa renda. O programa já foi realizado com sucesso em nosso município, entre 2008 e 2009. Agora, através de parceria firmada entre o Governo do Estado e a prefeitura municipal (Prefeito Dêva Pessoa), com a coordenação local de Gilmar Aguiar, o programa está com as inscrições abertas:
O que é o PE no Batente?
Gilmar: É um programa estratégico do Governo do Estado, realizado
através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, com
a finalidade de inserir famílias de baixa renda no mundo produtivo.
Quais as metas do programa em Tuparetama?
Gilmar: O PE no Batente em Tuparetama vai contemplar 200
participantes, distribuídos em 8 turmas que funcionarão em turnos
adequados à disponibilidade de tempo dos inscritos. Além disso serão
destinadas no mínimo 12,5% das vagas para pessoas com deficiência e
12,5% das vagas para pessoas participantes de programas de atendimento
aos usuários de drogas e seus familiares.
O Pernambuco no Batente em Tuparetama dará ênfase para a agroindústria (processamento primário de frutas- doces, compotas, polpas, licores, etc.).
Como vai funcionar o PE no Batente em nosso município?
Gilmar: O programa terá duração de 12 meses, com início agora em
Outubro. Durante este período as 200 pessoas inscritas e selecionadas
participarão de atividades distribuídas em 03 módulos: Qualificação
social ( ações com ênfase em ética, cidadania, direitos humanos,
direitos trabalhistas, cultura e lazer, associativismo, cooperativismo,
empreendedorismo etc.);
Qualificação profissional, com aulas voltadas para a cadeia produtiva
proporcionando aos beneficiários um aporte técnico para o
desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades profissionais;
Qualificação produtiva – neste módulo serão realizadas as produções
específicas do programa. No caso de Tuparetama, será, como já disse, o
processamento primário de frutas.
Além dessas atividades, os beneficiários do PE no Batente terão aulas de
inclusão digital (60 horas).
Durante o período de execução do programa, o funcionamento do Centro de
Inclusão Produtiva será pelo menos de 3 dias por semana, com um mínimo
de 4 horas diárias.
Onde e como as pessoas interessadas poderão fazer suas inscrições?
Gilmar: As inscrições são gratuitas, bem como todas as atividades
do programa. As pessoas poderão se inscrever a partir dessa
segunda-feira (14 de outubro) até o dia 28, na sede da Casa da Cultura,
onde funcionará provisoriamente a sala do programa. Também estaremos
visitando as escolas da rede municipal e faremos palestras para informar
as comunidades do campo sobre o programa, nessas ocasiões as pessoas
interessadas poderão efetuar suas inscrições. É importante levar os
documentos pessoais (CPF, RG, cartão de programas sociais etc.).
Gilmar Aguiar de Arruda
Coordenador
EDUCAÇÃO: Prefeitura comemorará Dia do Professor com confraternização e baile temático
A celebração do Dia do Professor em Tuparetama será antecipada para a segunda-feira, 14 de outubro. Os educadores da Rede Municipal de Ensino receberam convite exclusivo para um evento especial de confraternização no Centro Recreativo Professor Rabêlo. A equipe da Secretaria Municipal de Educação, organizadora da festa, pretende oferecer uma noite de descontração, muita alegria e diversão, com o tema "ANOS 60".
Assinar:
Postagens (Atom)