domingo, 13 de outubro de 2013

PE NO BATENTE: FAMÍLIAS DE TUPARETAMA PODERÃO SE INSCREVER PARA CENTRO DE INCLUSÃO PRODUTIVA



Tuparetama está recebendo novamente o  Programa Pernambuco no Batente, de incentivo à produção econômica e qualificação social e profissional para famílias de baixa renda. O programa já foi realizado com sucesso em nosso município, entre 2008 e 2009.  Agora, através de parceria firmada entre o Governo do Estado e a prefeitura municipal (Prefeito Dêva Pessoa), com a coordenação local de Gilmar Aguiar, o programa está com as inscrições abertas: 

O que é o PE no Batente? 
Gilmar: É um programa estratégico do Governo do Estado, realizado através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, com a finalidade de inserir famílias de baixa renda no mundo produtivo. 

Quais as metas do programa em Tuparetama? 
Gilmar: O PE no Batente em Tuparetama vai contemplar 200 participantes, distribuídos em 8 turmas que funcionarão em turnos adequados à disponibilidade de tempo dos inscritos. Além disso serão destinadas no mínimo 12,5% das vagas para pessoas com deficiência e 12,5% das vagas para pessoas participantes de programas de atendimento aos usuários de drogas e seus familiares. 
O Pernambuco no Batente em Tuparetama dará ênfase para a agroindústria (processamento primário de frutas- doces, compotas, polpas, licores, etc.). 

Como vai funcionar o PE no Batente em nosso município? 
Gilmar: O programa terá duração de 12 meses, com início agora em Outubro. Durante este período as 200 pessoas inscritas e selecionadas participarão de atividades distribuídas em 03 módulos: Qualificação social ( ações com ênfase em ética, cidadania, direitos humanos, direitos trabalhistas, cultura e lazer, associativismo, cooperativismo, empreendedorismo etc.); Qualificação profissional, com aulas voltadas para a cadeia produtiva proporcionando aos beneficiários um aporte técnico para o desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades profissionais; Qualificação produtiva – neste módulo serão realizadas as produções específicas do programa. No caso de Tuparetama, será, como já disse, o processamento primário de frutas. 
Além dessas atividades, os beneficiários do PE no Batente terão aulas de inclusão digital (60 horas). Durante o período de execução do programa, o funcionamento do Centro de Inclusão Produtiva será pelo menos de 3 dias por semana, com um mínimo de 4 horas diárias. 

Onde e como as pessoas interessadas poderão fazer suas inscrições? 
Gilmar: As inscrições são gratuitas, bem como todas as atividades do programa. As pessoas poderão se inscrever a partir dessa segunda-feira (14 de outubro) até o dia 28, na sede da Casa da Cultura, onde funcionará provisoriamente a sala do programa. Também estaremos visitando as escolas da rede municipal e faremos palestras para informar as comunidades do campo sobre o programa, nessas ocasiões as pessoas interessadas poderão efetuar suas inscrições. É importante levar os documentos pessoais (CPF, RG, cartão de programas sociais etc.). 

Gilmar Aguiar de Arruda
Coordenador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...