domingo, 20 de outubro de 2013

NOVAS CONQUISTAS DO GOVERNO DE TUPARETAMA: NASF E PROGRAMA "CIDADES DIGITAIS"

MUNICÍPIO CONTEMPLADO COM NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família A Secretária de Saúde de Tuparetama, Núbia Mamede recebeu nessa quinta-feira (17/10) a confirmação que o município foi contemplado com mais um projeto na área da Saúde, o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). 

Núbia comemorou a conquista para Tuparetama: "Elaboramos o projeto, encaminhamos às instâncias regional, estadual e federal, e hoje obtivemos êxito em mais essa empreitada, é garantia de mais assistência em nosso município!" e agradeceu o empenho de sua equipe: "Muito obrigada a toda a minha equipe da saúde, pelo empenho, competência e principalmente pelo companheirismo em todas as ações desenvolvidas". 

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Atualmente configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), as equipes de atenção básica para populações específicas e com o Programa Academia da Saúde. 

Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde. 

TUPARETAMA SELECIONADA PARA O PROGRAMA FEDERAL "CIDADES DIGITAIS" 

O Ministério das Comunicações publicou nesta segunda-feira, 14, no Diário Oficial da União (DOU), lista de municípios que foram selecionados para receber investimentos do Programa Cidades Digitais. Na região do Pajeú apenas Tuparetama foi contemplado, graças a articulação do vice-prefeito Ivaí Cavalcante juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura e a elaboração do projeto técnico por Diana Athenas Magalhães, da equipe da secretaria. 

Segundo a portaria, os municípios serão convocados “oportunamente” pelo Ministério para assinatura de acordo de cooperação e recebimento de instruções básicas sobre os próximos passos do programa. O ministro Paulo Bernardo anunciou formalmente as cidades contempladas neste ano, em evento realizado no dia 14, em Brasília. 

Segundo o governo, o Programa Cidades Digitais pretende modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Pelo programa, são construídas redes de fibras ópticas que fazem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet. O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, além da capacitação dos servidores municipais para uso e gestão da rede. 

Outra ação do programa é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias. As cidades que recebem essa estrutura são selecionadas por meio de edital. Em 2012, 80 cidades foram escolhidas em caráter piloto. Neste ano, o Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o que – segundo o Ministério das Comunicações – assegurou um reforço de R$ 100 milhões no orçamento do programa em 2013. (Com informações de Luci Ribeiro | Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...