segunda-feira, 25 de abril de 2016

SECRETARIA DE SAÚDE DE TUPARETAMA INICIOU NESTE SEGUNDA-FEIRA (25) A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE PARA GRUPOS PRIORITÁRIOS


Começou nesta segunda-feira, 25 de abril, em Tuparetama a Campanha de Vacinação contra a Influenza. Nesta ação, serão imunizadas crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (com apresentação do atestado médico), população carcerária e funcionários do da área da saúde. 

Cada pessoa que se encaixa nos grupos a serem imunizados deve ser vacinada, exceto aquela que tiver alergia a ovo ou estiver com febre no dia da vacinação. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a vacina protege contra três subtipos de vírus da gripe inclusive da A/H1N1 que vem afetando grande número de pessoas.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a graves complicações e ao óbito. Com a imunização, esses riscos são reduzidos. 

Medidas preventivas 

O vírus influenza é transmitido pelo contato com as secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar; e também por mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Assim, o MS orienta que a população adote algumas medidas para evitar a doença como, por exemplo, lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao espirrar e tossir, evitar tocar o rosto, não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes arejados. O período de maior circulação do vírus da gripe ocorre entre junho e agosto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...