quarta-feira, 25 de março de 2015

PARTICIPAÇÃO POPULAR NA REVISÃO DO PLANO DE EDUCAÇÃO DE TUPARETAMA É DESTAQUE NA INTERNET

PUBLICADO NO BLOG "DE OLHO NOS PLANOS"
Há 270 quilômetros de Recife, Tuparetama (PE) utiliza Indicadores da Qualidade na Educação para levantamento de metas para Plano de Educação 


Com cerca de oito mil habitantes e há 270 quilômetros da capital do estado, o município pernambucano de Tuparetama realizou nas duas primeiras semanas de março a autoavaliação participativa de suas escolas da rede municipal para a revisão de seu Plano de Educação. Por meio da proposta dos Indicadores da Qualidade na Educação para o ensino fundamental, o Fórum Municipal de Educação da cidade organizou atividades com o objetivo de reunir mães, pais, estudantes, profissionais da educação e demais integrantes da comunidade escolar para a avaliação da educação e para o levantamento de metas e estratégias para os próximos dez anos. 

“Nós aproveitamos os encontros ‘Família na Escola’, que ocorrem todos os anos, para discutir a situação da educação na cidade a partir de sete indicadores que tratam não só do cotidiano da escola, servindo para o Projeto Político Pedagógico de cada unidade, mas também para nosso Plano Municipal de Educação [PME]”, relatou o secretário de educação de Tuparetama, Inaldo Marques. 

Apesar de o material utilizado ter sido construído para o ensino fundamental, Inaldo explicou que o Fórum o adaptou para que servisse também às outras etapas de ensino. Atualmente, segundo o secretário, o atendimento dos cerca de 2500 estudantes da cidade é feito por meio de cinco escolas e uma creche na rede municipal de ensino, duas escolas da rede estadual e uma escola particular de educação infantil. 

“Cada escola elaborou um convite a ser enviado pelos alunos aos familiares. Quase todas as reuniões ocorreram no período noturno e ofertamos o jantar para as pessoas que participaram”, explicou Inaldo. E contabilizou: “as atividades em cada escola foram realizadas em um dia diferente da semana para que toda a equipe da coordenação do Fórum e da Secretaria pudesse participar em grupos distintos, com ao menos uma pessoa por dimensão dos Indicadores. Ao todo, participaram cerca de 700 pessoas”. 

Indicadores da Qualidade  

Ainda segundo o secretário de educação da cidade, os Indicadores da Qualidade na Educação para o ensino fundamental foram utilizados como um “termômetro” para que tanto o Fórum quanto a Secretaria pudessem obter a avaliação das famílias quanto ao ensino e suas propostas para a educação no município. 

“Os Indicadores nos deram um respaldo por ser um material proposto pelo MEC [Ministério da Educação], pelo Unicef [Fundo das Nações Unidas para a Infância] e por várias instituições da área da educação. Além disso, por meio dele conseguimos abranger todas as dimensões do funcionamento da escola, o que nos dá uma boa sistemática para elaborarmos um passo a passo de nosso plano de ação e do monitoramento da educação que ofertamos”, ressaltou Inaldo. 

Coordenado pela Organização Não-Governamental Ação Educativa, Unicef, MEC e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os Indicadores da Qualidade na Educação Ensino Fundamental possuem sete dimensões: ambiente educativo; prática pedagógica e avaliação; ensino e aprendizagem da leitura e da escrita; gestão escolar democrática; formação e condições de trabalho dos profissionais da escola; e ambiente físico escolar.  

Rede Estadual e perspectivas 

Além do uso dos Indicadores, o Fórum Municipal de Educação (FME) da cidade realizou conferência com representantes da rede estadual de ensino. “No início do ano, tivemos a participação de todos os professores da rede estadual que atuam na cidade e tanto a comissão técnica quanto o Fórum possuem representantes desta rede”, afirmou Inaldo, destacando que o Plano de Educação de Tuparetama deve abordar toda a atividade educacional realizada na cidade e não apenas as que são oferecidas pela rede municipal. 

Após o levantamento das propostas por meio dos Indicadores, segundo ele, as metas e estratégias serão sistematizadas por grupos de trabalho de acordo com a etapa de ensino a que se referir. “Pretendemos ter o texto pronto até o dia 20 de maio para podermos realizar uma conferência municipal de educação com todos os professores e a sociedade civil”, relatou. Segundo Inaldo, o FME deve coordenar a conferência e fazer a mediação de todo o processo relacionado à revisão do Plano de Educação da cidade. 

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