quarta-feira, 25 de março de 2015

TUPARETAMA É O ÚNICO MUNICÍPIO DO SERTÃO VENCEDOR DO CONCURSO DE PRÁTICAS INOVADORAS DE GESTÃO, DA AMUPE


A Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) premiou na manhã desta quarta-feira (25), os três projetos vencedores do Concurso de Práticas Inovadoras de Gestão, promovido durante o 2º Congresso Pernambucano de Municípios, realizado de 23 a 25 deste mês de março, no Centro de Convenções, em Olinda. O objetivo do concurso é dar visibilidade às práticas inovadoras, contribuindo para o fortalecimento da gestão pública. 

No total, doze práticas de gestão foram selecionadas para participar do concurso, sendo três premiadas esta manhã. Entre os municípios vencedores, destaque para Tuparetama, único município do Sertão vencedor da disputa, com o projeto do Centro de Inclusão Produtiva de Tuparetama (CIPT). Os outros ganhadores são Jaboatão dos Guararapes (1º) e Olinda (2º). 

A apresentação do projeto aconteceu na tarde de ontem (24), no auditório Guararapes, no Centro de Convenções. Tuparetama apostou na linguagem de versos e cordel para a apresentação, e obteve o maior número de votos do público participante do congresso. Os outros dois vencedores foram escolhidos por uma comissão avaliadora. A apresentação durou cerca de sete minutos e ficou por conta do Secretário de Desenvolvimento Rural do município, Gilmar Aguiar, e do declamador mirim, Samuel Aragão, de 11 anos. “O mais importante para a nossa equipe não é ganhar prêmios, mas saber que plantamos uma semente e que ela germinou e está dando frutos, um exemplo é o reconhecimento que nosso projeto teve ao ser selecionado entre dezenas de outras práticas também inovadoras”, disse Gimar Aguiar. 


O prefeito municipal e presidente do Cimpajeú, Dêva Pessoa, enfatiza a importância de Tuparetama ter retomado a parceria com o Governo do Estado através do projeto Pernambuco no Batente, o que resultou no Centro de Inclusão Produtiva, que hoje tem cerca de 200 agricultores produzindo e beneficiando frutas sazonais, gerando renda para as suas famílias e fortalecendo a economia e autonomia local. “O trabalho do Centro de Inclusão culminou com a criação de uma cooperativa, onde as famílias de forma organizada aproveitam as frutas que antes se perdiam na região e produzem polpas, vamos, inclusive, fazer uma parceria com a cooperativa para incluir essas polpas na merenda escolar da rede municipal”, disse o gestor. 

O projeto 

O CIPT – Centro de Inclusão Produtiva de Tuparetama foi implantado no município através de uma parceria com o Pernambuco no Batente, do Governo do Estado, e surgiu com o objetivo de promover ações que proporcionassem o aumento de renda e oportunidade de ocupação da população em situação de vulnerabilidade e pobreza. A implantação do CIPT contribuiu para fomentar a criação da Cooperativa dos Agricultores e Produtores de Beneficiamento de Frutas de Tuparetama, hoje pleno funcionamento. Os cursos e atividades oferecidos pelo centro viabilizaram a iniciativa sobre associativismo e cooperativismo, oficinas sobre gestão de negócios, empreendedorismo, feira do empreendedor, etc. Como consequência foi implantado um centro de inclusão produtiva de beneficiamento de frutas, sendo pioneiro na região do Alto Sertão do Pajeú, microrregião do Sertão pernambucano. 


Objetivo do concurso 

O concurso visa valorizar, por meio de premiação, Práticas Inovadoras de Gestão Municipal e reconhecer os esforços de prefeitos e prefeitas pernambucanos em prol de uma sociedade mais equilibrada e sustentável. O propósito é levar a sociedade a conhecer e reconhecer cada vez mais os gestores públicos como agentes dinâmicos, comprometidos e ousados que buscam superar obstáculos, assegurando uma melhor qualidade de vida para todos os munícipes.

Assessoria de Comunicação/ Juliana Lima e equipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...