quinta-feira, 7 de agosto de 2014

SECRETARIA DE FINANÇAS: Reunião com equipe de governo para apresentação da LDO 2015


O Governo Municipal, através da Secretaria de Finanças realizou uma Audiência Pública para apresentação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício 2015.  A reunião aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação  e contou com a presença de equipes das secretarias municipais.





SECRETARIA DE SAÚDE: Município realiza Dia Mundial da Saúde com programação especial nas unidades básicas


A Secretaria Municipal de Saúde junto com o Governo Municipal, realizou nessa quarta-feira (06) O DIA MUNDIAL DA SAÚDE EM TUPARETAMA, com verificação de pressão arterial, teste rápido de glicose, entrega de hipoclorito, orientações sobre a dengue, orientações do NASF, avaliação antropométrica, avaliação do cartão de vacina entre outras ações. O atendimento aconteceu em todas as unidades básicas de saúde do município.  VEJA AS FOTOS:










INICIADAS AS AULAS PRÁTICAS DO MÓDULO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO PROGRAMA PERNAMBUCO NO BATENTE EM TUPARETAMA



Tiveram início na última semana de julho as aulas práticas do Módulo de Qualificação Profissional do Centro de Inclusão Produtiva, do Programa Pernambuco no Batente, parceria da Prefeitura de Tuparetama com o Governo do Estado. Nas aulas práticas os alunos do Programa deram início as atividades de processamento primário de frutas, com a fabricação de polpas frutas, doces, compotas etc. monitorados pelo técnico agroindustrial Paulo Sérgio, contratado do programa. 
As aulas estão acontecendo da segunda à quinta-feira na sede do Centro de Inclusão Produtiva em Tuparetama. O espaço conta com toda infraestrutura montada pela Prefeitura para atender às exigências do projeto, como tanque de lavagem de frutas com capacidade para 1500 litros, triturador, despolpadeira, balança, dosador, tanque de inox, seladora e câmara de congelamento. Há também um laboratório com todo instrumental necessário. 
As aulas práticas são ministradas para as turmas dos quatro pólos atendidos pelo programa desde seu início, em janeiro deste ano. Os pólos são Sede (cidade), Bairro Bom Jesus, Logradouro e Distrito Santa Rita. A prefeitura e o programa disponibilizam transporte para os alunos dos pólos da zona rural. 
A produção inicial do Centro de Inclusão Produtiva é de polpa de fruta e doce cremoso, com uma média de 300 quilos semanais. O Coordenador do programa, engenheiro Gilmar Aguiar informa que toda produção é distribuída gratuitamente a instituições sociais (Lar do Idoso, Casa da Juventude, Hospital) e secretarias municipais como Saúde, Assistência Social, Educação entre outros. Gilmar também falou sobre as atividades planejadas para os próximos meses, dentro do programa: “No decorrer do projeto outras ações comunitárias serão desenvolvidas pela coordenação e alunos, com apoio da administração municipal. Dentre as ações previstas estão a visita e distribuição de produtos a famílias de baixa renda da cidade e zona rural, e a realização de uma feira com exposição dos produtos e resultados alcançados”. 




















domingo, 3 de agosto de 2014

TUPARETAMA REALIZOU SEU 1º FORUM COMUNITÁRIO PRO-SELO UNICEF 2013-2016

Tuparetama realizou na terça-feira (29/07) o I Fórum Comunitário  Pró-Selo UNICEF edição 2013-2016, no Centro Recreativo Professor Rabêlo. O evento teve a organização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Comissão Intersetorial Pró-selo e contou com a participação de autoridades municipais como o prefeito Edvan Pessoa, vereadores, secretários municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, diretor municipal de esportes, gestores escolares,conselhos, grupos de jovens, representação do CRAS, Conselho Tutelar, agentes de Saúde,  professores e alunos das redes municipal e estadual de ensino,  representação de igrejas e de entidades não governamentais. 
O I Fórum Comunitário  Pró-Selo UNICEF edição 2013-2016 teve início com café da manhã e apresentações artísticas das crianças e adolescentes atendidas pelo Programa de Fortalecimento de Vínculos Familiares.  Na abertura,  a presidente do CMDCA Helena Lima, o Articulador Municipal do Selo Gilmar Aguiar, a jovem representante do NUCA e o Prefeito Dêva Pessoa falaram sobre a importância do evento. 
“Este Forum serve de norteamento para o trabalho que será desempenhado pelo conjunto de secretarias e diretorias da Administração Municipal. Assumimos o compromisso de trabalhar com todos os setores e organizações da sociedade para deixar Tuparetama num patamar de excelência no que se refere às politicas públicas para nossas crianças e adolescentes”, afirmou o prefeito Dêva Pessoa.  
A representante do Comissão Intersetorial Pro-selo Aldinete Lima apresentou em seguida um diagnóstico do município que serviu de base para as discussões das propostas em grupos. As ações selecionadas como prioritárias para o município, debatidas em grupos, foram apresentadas em plenária pelos adolescentes participantes do Forum, que foi encerrado após almoço coletivo, servido no local pelo buffet Carla Recepções. O articulador municipal, Gilmar Aguiar, falando no encerramento, destacou o sucesso dos trabalhos do dia, com a grande participação dos inscritos. "Este Forum nos dá ferramentas para monitorar, reforçar e ampliar as ações de efetivação dos direitos das crianças e adolescentes do nosso município. Que as propostas aqui apresentadas sejam acompanhadas e cobradas por todos vocês. Somente assim avançaremos nas nossas política pública para crianças e adolescentes" disse Gilmar.
A realização do Forum é parte de uma série de atividades que as administrações municipais se comprometem a realizar ao aderirem ao Selo Unicef Município Aprovado. Tuparetama concorre a edição 2013/2016 do selo e deve comprovar significativo avanço nas políticas de atendimento às crianças e adolescentes. Os resultados do Fórum subsidiarão a criação de um Plano de Ação Municipal a ser executado pela Comissão Intersetorial. Um segundo Fórum deve acontecer em 2016 quando serão apresentados os resultados do Plano de Ação e avaliados os resultados das ações para crianças e adolescentes dentro do município.  O avanço real do município qualifica-o a ser reconhecido pelo  Unicef como aprovado com o selo. 
O Selo Unicef - Município Aprovado é uma iniciativa que busca ajudar o Brasil a cumprir os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os ODM são metas mundiais definidas em 2000 e assinadas pelos governos de 191 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil. É uma estratégia do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) de participação social no planejamento das políticas públicas para a população de zero a 17 anos.   [ Com informações fornecidas pela Comissão Municipal / Todas as fotos por Katiane Lopes ]
VEJA SLIDE COM MAIS FOTOS DO FORUM:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...