domingo, 3 de agosto de 2014

TUPARETAMA REALIZOU SEU 1º FORUM COMUNITÁRIO PRO-SELO UNICEF 2013-2016

Tuparetama realizou na terça-feira (29/07) o I Fórum Comunitário  Pró-Selo UNICEF edição 2013-2016, no Centro Recreativo Professor Rabêlo. O evento teve a organização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Comissão Intersetorial Pró-selo e contou com a participação de autoridades municipais como o prefeito Edvan Pessoa, vereadores, secretários municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, diretor municipal de esportes, gestores escolares,conselhos, grupos de jovens, representação do CRAS, Conselho Tutelar, agentes de Saúde,  professores e alunos das redes municipal e estadual de ensino,  representação de igrejas e de entidades não governamentais. 
O I Fórum Comunitário  Pró-Selo UNICEF edição 2013-2016 teve início com café da manhã e apresentações artísticas das crianças e adolescentes atendidas pelo Programa de Fortalecimento de Vínculos Familiares.  Na abertura,  a presidente do CMDCA Helena Lima, o Articulador Municipal do Selo Gilmar Aguiar, a jovem representante do NUCA e o Prefeito Dêva Pessoa falaram sobre a importância do evento. 
“Este Forum serve de norteamento para o trabalho que será desempenhado pelo conjunto de secretarias e diretorias da Administração Municipal. Assumimos o compromisso de trabalhar com todos os setores e organizações da sociedade para deixar Tuparetama num patamar de excelência no que se refere às politicas públicas para nossas crianças e adolescentes”, afirmou o prefeito Dêva Pessoa.  
A representante do Comissão Intersetorial Pro-selo Aldinete Lima apresentou em seguida um diagnóstico do município que serviu de base para as discussões das propostas em grupos. As ações selecionadas como prioritárias para o município, debatidas em grupos, foram apresentadas em plenária pelos adolescentes participantes do Forum, que foi encerrado após almoço coletivo, servido no local pelo buffet Carla Recepções. O articulador municipal, Gilmar Aguiar, falando no encerramento, destacou o sucesso dos trabalhos do dia, com a grande participação dos inscritos. "Este Forum nos dá ferramentas para monitorar, reforçar e ampliar as ações de efetivação dos direitos das crianças e adolescentes do nosso município. Que as propostas aqui apresentadas sejam acompanhadas e cobradas por todos vocês. Somente assim avançaremos nas nossas política pública para crianças e adolescentes" disse Gilmar.
A realização do Forum é parte de uma série de atividades que as administrações municipais se comprometem a realizar ao aderirem ao Selo Unicef Município Aprovado. Tuparetama concorre a edição 2013/2016 do selo e deve comprovar significativo avanço nas políticas de atendimento às crianças e adolescentes. Os resultados do Fórum subsidiarão a criação de um Plano de Ação Municipal a ser executado pela Comissão Intersetorial. Um segundo Fórum deve acontecer em 2016 quando serão apresentados os resultados do Plano de Ação e avaliados os resultados das ações para crianças e adolescentes dentro do município.  O avanço real do município qualifica-o a ser reconhecido pelo  Unicef como aprovado com o selo. 
O Selo Unicef - Município Aprovado é uma iniciativa que busca ajudar o Brasil a cumprir os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os ODM são metas mundiais definidas em 2000 e assinadas pelos governos de 191 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil. É uma estratégia do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) de participação social no planejamento das políticas públicas para a população de zero a 17 anos.   [ Com informações fornecidas pela Comissão Municipal / Todas as fotos por Katiane Lopes ]
VEJA SLIDE COM MAIS FOTOS DO FORUM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...