quarta-feira, 5 de outubro de 2016

SECRETÁRIO MUNICIPAL GILMAR AGUIAR ELEITO PARA PRESIDÊNCIA DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PAJEÚ


O tuparetamense e secretário municipal de Desenvolvimento Rural,  Gilmar Aguiar,  foi eleito por unanimidade para a presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú, mandato 2016 a 2019. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú compõe o Sistema Estadual Integrado de Gestão dos Recursos Públicos Hídricos com atuação na bacia do rio Pajeú que envolve 27 municípios. A reunião plenária de eleição dos membros e Diretoria do Comitê aconteceu na manhã dessa quinta-feira, 29 de setembro, no auditório da Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada. Gilmar já atuava no Comitê como representante da Prefeitura de Tuparetama – segmento Poder Público. 

Estavam presentes na plenária de eleição da Diretoria 2016-2019 os representantes dos diversos segmentos que compõem o Comitê. Do “poder público” estavam o Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (CIMPAJEÚ); Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS); Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDEC); Secretaria Estadual de Saúde (SES); Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e representantes das Prefeituras Municipais de Tuparetama e Floresta. O segmento “usuário de recursos hídricos” contou com a presença de representantes da COMPESA, da Associação de Produtores Rurais da Serrinha, da Associação dos Rurículas de Serrinha, da Associação Raiz Negro do Pajeú, da Associação dos Moradores da Fazenda Malhada Vermelha, da Fazenda Melancia e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Floresta. 

O segmento “entidades civis” foi representado por integrantes da Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável da Serra da Baixa Verde, da Associação dos Geólogos de Pernambuco, do Centro de Educação Comunitária Rural, da DIACONIA, da Diocese de Afogados da Ingazeira, do Projeto Dom Helder Câmara, do Instituto Federal de Pernambuco, da Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE/UAST e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Floresta. 


Na composição da nova Diretoria do Comitê além do engenheiro Gilmar Aguiar (à esquerda na foto) na presidência, estão também a representante da Associação dos Rurículas de Serrinha, Roseni Vieira (de azul na foto) e Luciana Souza, representante da Universidade Federal Rural de Pernambuco, eleita como Secretária Executiva (ao centro na foto). Uma das primeiras propostas de Gilmar Aguiar ao Comitê será a realização de reuniões itinerantes favorecendo o conhecimento acerca da realidade hídrica dos municípios integrantes da bacia do Rio Pajeú. Uma das pretendidas próximas visitas do Comitê deverá acontecer no município de Brejinho, na nascente do rio. 

Gilmar Aguiar falou sobre a escolha para Presidente e os desafios da nova função: “Para mim é uma grande satisfação e motivo de alegria poder representar não somente meu município de Tuparetama mas todos os municípios do Pajeú que fazem parte do Comitê. Fui escolhido por unanimidade na Plenária e isso me orgulha pois demonstra que estamos no caminho certo dentro da entidade. Durante este mandato de 2016 a 2019 a nova diretoria vai trabalhar em conjunto com todos os membros que compõem o Comitê. Sabemos das dificuldades e dos desafios da questão dos recursos hídricos na região que o Comitê abrange mas com dedicação e amor à causa o resultado será sempre positivo. Mais uma vez meus agradecimentos às instituições que apresentaram meu nome e que votaram em mim. Muito obrigado pela oportunidade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...