sábado, 5 de abril de 2014

1ª JORNADA MUNICIPAL DA SAÚDE REALIZOU OFICINA PARA OS PROFESSORES " A VOZ COMO INSTRUMENTO DE TRABALHO"


A VOZ COMO INSTRUMENTO DE TRABALHO DO PROFESSOR: RELAÇÕES ENTRE ATIVIDADE LABORAL, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA.

Desde o início da vida, a voz torna-se um dos meios de interação mais poderosos do indivíduo e se constitui no modo básico de comunicação entre as pessoas. Ela se faz presente nos processos de socialização humana, como um dos componentes da linguagem oral e da relação interpessoal, produzindo impactos na qualidade de vida dos sujeitos, especialmente daqueles que fazem o uso da voz falada e/ou cantada em sua profissão. 

Compreender melhor o comportamento vocal e o seu papel na comunicação oral é útil desde o simples fazer-se ouvir melhor até a sua plena utilização como recurso no trabalho docente e seus reflexos na interação com o aluno, no controle da disciplina e na clareza e ênfase dos conteúdos e atividades. Conclui-se, portanto, que os aspectos ambientais, organizacionais e emocionais, alem da falta de percepção do professor e os abusos vocais são potenciais fatores de riscos para a saúde vocal do docente, que podem repercutir na sua qualidade de vida. 

A oficina teve como objetivo elencar ações para promoção de saúde desses profissionais da voz, tais como: sensibilização, vivencia de relaxamento, aquecimento e desaquecimento vocal e respiração. Com minhas orientações, espero ter sensibilizado estes profissionais e despertado sua consciência quanto à saúde vocal. 

TEXTO ELABORADO PELA DR.ª ANA RITA PERAZZO, RESPONSÁVEL PELA OFICINA, que  contou também com a participação da  DR.ª CECÍLIA.










 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...