A VOZ COMO INSTRUMENTO DE TRABALHO DO PROFESSOR: RELAÇÕES ENTRE ATIVIDADE LABORAL, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA.
Desde o início da vida, a voz torna-se um dos meios de interação mais poderosos do indivíduo e se constitui no modo básico de comunicação entre as pessoas. Ela se faz presente nos processos de socialização humana, como um dos componentes da linguagem oral e da relação interpessoal, produzindo impactos na qualidade de vida dos sujeitos, especialmente daqueles que fazem o uso da voz falada e/ou cantada em sua profissão.
Compreender melhor o comportamento vocal e o seu papel na comunicação oral é útil desde o simples fazer-se ouvir melhor até a sua plena utilização como recurso no trabalho docente e seus reflexos na interação com o aluno, no controle da disciplina e na clareza e ênfase dos conteúdos e atividades. Conclui-se, portanto, que os aspectos ambientais, organizacionais e emocionais, alem da falta de percepção do professor e os abusos vocais são potenciais fatores de riscos para a saúde vocal do docente, que podem repercutir na sua qualidade de vida.
A oficina teve como objetivo elencar ações para promoção de saúde desses profissionais da voz, tais como: sensibilização, vivencia de relaxamento, aquecimento e desaquecimento vocal e respiração.
Com minhas orientações, espero ter sensibilizado estes profissionais e despertado sua consciência quanto à saúde vocal.
TEXTO ELABORADO PELA DR.ª ANA RITA PERAZZO, RESPONSÁVEL PELA OFICINA, que contou também com a participação da DR.ª CECÍLIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário