quinta-feira, 30 de maio de 2013

ESPORTES: Abertura dos Jogos Escolares 2013 em Tuparetama






CULTURA: Secretaria reúne-se com artesãos para planejar atividades e participação na FENEARTE


Atendendo a convite da Secretaria de Cultura de Tuparetama, artesãos participaram de um encontro na Casa da Cultura para apresentar seus trabalhos, falar sobre as dificuldades enfrentadas nos seus ofícios e discutir propostas de ação para o segmento.  No encontro a equipe da Secretaria de Cultura anunciou a iniciativa do aluguel de um estande para a Fenearte 2013 (em julho), a disponibilidade de quiosques  gratuitos na Festa de São Pedro deste ano e a intenção de promover a Feira de Artes e Artesanatos na semana do folclore, em agosto. Dentre as principais demandas apresentadas pelos artesãos, salientou-se a necessidade de uma organização do setor, através de associação ou pelo menos como movimento articulado.

Apesar da ausência de muitos artistas convidados, a reunião foi satisfatória como ponto de partida para o trabalho conjunto visando o desenvolvimento e a promoção do artesanato do município. Uma próxima reunião está agendada para o dia 06 de junho (quinta-feira). 












MORADIA: Oficialização de entrega de Casas Populares


O governo Municipal acompanhou a oficialização dos documentos de entrega e posse das casas populares do Programa Minha Casa Minha Vida, de 29 famílias do campo ( 22 da Comunidade Rural do Cajueiro e 07 do Distrito Santa Rita).

As casas, construídas na gestão passada, já se encontram com diversos problemas e muitas falhas de alvenaria e de construção. A prefeitura municipal está agilizando a solução dos problemas detectados. Uma reunião com a construtora, funcionário da CAIXA, representante da Prefeitura e beneficiários foi agendada para discutir ações necessárias e encaminhamentos.





REUNIÃO DO BNB EM TUPARETAMA PARA ORIENTAR AGRICULTORES SOBRE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS E NOVOS CRÉDITOS


O Banco do Nordeste de Sertânia esteve em Tuparetama na segunda-feira (27 de maio) em discussão com agricultores do município sobre renegociação de dívidas rurais, por conta da LEI 12.249, que facilita muito a quitação de operações do Pronaf (exceto Pronaf B) contratadas até 31/12/2006 no valor original de até R$ 35.000,00. Agricultores em atraso que moram em municípios afetados pela seca/estiagem, como é o caso de Tuparetama,  podem ter suas dívidas atualizadas pelos encargos normais, sem multas ou sansões por inadimplemento e o melhor, o produtor pode liquidar com descontos que variam de 75% a 85%. 

A equipe do BNB na reunião em Tuparetama no Teatro Municipal (Secretaria de Cultura) informou ainda para os que utilizaram o crédito para vítimas da estiagem sobre a Resolução nº 4.212 que prevê prorrogação das prestações vencidas e vincendas em 2012/2013/2014, dívidas atualizadas pelos encargos normais, sem multas ou sansões por inadimplemento, bônus de 80% nas prestações (principal+juros) pagas em dia, pagamento em até 10 anos, com primeira parcela em 2016. O prazo para formalização é 30/06/2014. 

Agricultores que liquidarem suas operações com base na Lei 12.716 poderão ser beneficiados com um novo crédito PRONAF-Estiagem com valor máximo de R$ 12 mil, Taxa de juros: 1 % a.a. e Prazo: 10 anos com até 03 anos de carência, além de bônus de Adimplência de 40% sobre o principal e juros das parcelas pagas até o vencimento.

A reunião contou com a participação do prefeito Dêva Pessoa, do Secretário de Desenvolvimento Rural Orlando Ferreira e da Técnica do IPA em Tuparetama, Marceleine Pessoa. 

,


EDUCAÇÃO: Abertura Oficial do Programa Paulo Freire - Brasil Alfabetizado


A abertura oficial aconteceu na segunda-feira (27 de maio) no Centro Recreativo Prof. Rabêlo, com a presença de alunos/alunas, professores, secretários municipais e do prefeito Dêva Pessoa.  O Programa Paulo Freire atende a alfabetização de jovens, adultos e idosos. 

Em Tuparetama funcionarão 10 turmas, sendo oito turmas distribuídas nas escolas Francisco Chaves Perazzo e Francisco Zeferino Pessoa e duas turmas no campo, nas comunidades rurais da Consulta e Santo Agostinho.








segunda-feira, 20 de maio de 2013

Secretária de Saúde de Tuparetama vai representar a X GERES no COSEMS.

Durante o 5º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco, realizado nos dias 9 e 10 de Maio na cidade de Garanhuns a secretária de Saúde de Tuparetama, Núbia Mamede, foi eleita como presidente da X Geres no COSEMS. O órgão tem por função garantir a representação e fortalecimento das Secretarias Municipais de Saúde em toda comissão constituída para tratar de assuntos do interesse da Saúde Pública (como a Comissão Intergestores Bipartite – CIB). 

O Cosems é apto a promover estudos e propor soluções para os problemas relativos ao desenvolvimento da Saúde, assim como encaminhar essas propostas aos órgãos competentes. O colegiado também pode orientar e realizar congressos, conferências, seminários e outros eventos de promoção da Saúde. Para isso, o órgão funciona em permanente intercâmbio de experiências e informações entre seus associados. Os membros do COSEMS/PE fazem parte de todas as instâncias deliberativas e de negociação do setor Saúde, como: Conselho Estadual de Saúde (CES), Comissão Inergestores Bipartite (CIB), Comissões Temáticas e Câmaras Técnicas, além de representação junto ao Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) e Comissão Intergestores Tripartite (CIT)." 

Núbia Mamede, é graduada e pós-graduada em História, professora concursada do governo do estado de Pernambuco, esteve a frente da direção da Escola de Referência em Ensino Médio Cônego Olímpio Torres, participou de cursos e conferências na área de gestão, colou o seu segundo grau do ensino superior no último ano, onde tornou-se bacharel em Direito pelas FIP. Tuparetamense, se destaca desde a adolescência pelo seu engajamento na vida pública do município, ativa participante dos movimentos estudantis do seu tempo, educadora comprometida com a formação cidadã dos educandos e por isso referência em gestão e ensino do nosso município. 

A frente da Secretaria de Saúde de Tuparetama, Núbia Mamede traz para a gestão da nossa saúde pública traços peculiares de sua personalidade. A organização, a humanidade, a capacidade de gerir, a humildade, a honestidade, o diálogo e a interação da equipe, como fatores primordiais para se alcançar o sucesso. O município de Tuparetama, agora com essa representação a nível estadual, tem em Núbia o principal reflexo da competência dos que fazem o novo governo de nossa cidade

Em apenas 5 meses de gestão já conseguimos colher resultados de um trabalho de dedicação e honestidade desempenhado por nossa secretária. O governo municipal, através dos que fazem a Secretaria de Saúde de Tuparetama, parabeniza nossa ilustre secretária pela conquista e já conta com a dedicação da mesma em conseguir recursos e melhorias para nossas unidades de saúde com a sua inserção estadual. 

Fotos do Congresso:




SAÚDE: SECRETARIA ATENDE AS REIVINDICAÇÕES DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE.

Em conversa com os agentes de saúde e com agentes epidemiológicos, o prefeito Deva Pessoa e a secretária de saúde Núbia Mamede, acataram as antigas reivindicações dessas categorias, no sentido de reajustar o salário de acordo com o repasse do Ministério da Saúde

Além do ajuste, a Secretaria de Saúde de Tuparetama já pagou metade do retroativo, pois optou por reajustar o valor desde janeiro deste ano. A partir desse mês já serão repassados o reajuste e a metade do retroativo.

O município de Tuparetama conta com 20 agentes de saúde e 8 agentes epidemiológicos. O pagamento do retroativo feito pelo governo municipal é inédito na região, uma vez que as prefeituras fazem o reajuste com as categorias, sem pagar o retroativo.  Esta é mais uma meta alcançada pelo novo governo, que prioriza a valorização dos seus profissionais.



sábado, 18 de maio de 2013

SAÚDE: Secretaria comemora com equipe a Semana da Enfermagem


A Secretaria de Saúde de Tuparetama promoveu no último dia 15 de Maio uma comemoração pela semana da enfermagem. 

O evento aconteceu no Centro de Convivência da Terceira Idade e reuniu todos os técnicos(as) e enfermeiros(as) das unidades de saúde do município. 

Durante o encontro que tinha como tema, "Uma prática Humanizada Depende de Você", a secretária, Núbia Mamede, acolheu a equipe, exibiu vídeos, mediou dinâmicas de grupos e distribuiu brindes. A psicóloga Cecília Solto realizou uma breve palestra sobre o tema.  A programação festiva  terminou com um jantar de confraternização.







Secretarias Municipais apoiam a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil



SAIBA MAIS: Como surgiu a Campanha Nacional? 

Aracelli Cabrera Crespo, símbolo do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, tem o seu nome manchado de sangue há 40 anos pela impunidade no Brasil. 

Aos 8 anos de idade, em 18 de maio de 1973, a menina Aracelli foi estuprada e assassinada a dentadas pelos filhos da elite de Vitória (ES), Dante Michelini Jr. e Paulo Helal, mas, julgados foram absolvidos, protegidos pela polícia, Justiça, militares e governantes durante a ditadura. 

Em 2000, no governo Fernando Henrique Cardoso, o dia do assassinato de Araceli se transformou em símbolo do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, mas os assassinos continuaram impunes.  [ Fonte: Brasil de Fato ]
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...