terça-feira, 10 de novembro de 2015

PREFEITO DÊVA PESSOA PARTICIPOU DE ATO DA AMUPE CONTRA CRISE DAS PREFEITURAS

O prefeito de Tuparetama e presidente do CIMPAJEÚ, Dêva Pessoa seu secretariado e diretores participaram ontem (09/11) juntamente com cerca de mais 100 prefeitos de Pernambuco do ato de protesto organizado pela AMUPE em Recife sobre a crise que afeta as prefeituras do Estado.  

Prefeitos alertam  que o cenário é preocupante. O final do ano que se aproxima, com a perspectiva de não honrar os compromissos como o pagamento do 13º salário, tem gerado um quadro sombrio para as Prefeituras Municipais. Em meio a essa grave crise, a AMUPE reuniu na manhã desta segunda, os Prefeitos de todo Estado em assembleia extraordinária no plenário da ALEPE. 

A reunião foi aberta às 10h pelo Presidente da AMUPE, Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota. “Queremos chamar a atenção da sociedade para os problemas. Há na pauta reivindicações para Estado e União, mas também cobranças para que o Congresso supere esse entrave político e vote as matérias pendentes que são de nosso interesse. A crise, que é conjuntural, mas está sendo aprofundada pela crise política e pelo quinto ano consecutivo de seca,” destacou Patriota. 

Eduardo Tabosa, Secretário Geral da Confederação Nacional dos Municípios afirmou não ser possível aos municípios garantir uma merenda de qualidade quando as Prefeituras recebem apenas 32 centavos por aluno/dia. O Presidente a União dos Vereadores, Josinaldo Barbosa, foi mais enfático: “Ou nos unimos ou os municípios vão parar”. 

Após o ato na Assembleia, os Prefeitos divulgaram uma “Carta Aberta” à sociedade apresentando os problemas e contendo propostas para superação da crise. Após uma audiência na Assembleia Legislativa, os Prefeitos de Pernambuco coordenados pela AMUPE, saíram em caminhada na direção do Palácio do Campo das Princesas. No final da manhã, eles foram recebidos pelo Governador Paulo Câmara e pelos Secretários Sérgio Xavier (meio-ambiente), Danilo Cabral (Planejamento e Gestão), Felipe Carreras (Turismo, Esportes e Lazer), Antônio Figueira (Casa Civil). 

Na presença de Prefeitos, Vereadores, Deputados Federais e da esmagadora maioria dos deputados estaduais, o Governador Paulo Câmara anunciou a liberação de 30 milhões de Reais referentes às parcelas do FEM que estavam atrasadas. A liberação ocorrerá até o próximo dia 25 deste mês. Os recursos irão beneficiar a conclusão de 161 projetos atualmente em execução pelos municípios. Outra novidade anunciada pelo Governador Paulo Câmara, foi a liberação de 10 milhões de Reais para a execução de projetos por municípios e consórcios.  (Com informações do Blog de Marcelo Patriota)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...