Mais uma vez o município de Tuparetama dá exemplo de protagonismo na região do Pajeú na luta pela valorização da Educação do Campo e da Agroecologia. Com os objetivos de refletir sobre a prática educativa das escolas com base nos princípios da Educação do Campo e Incentivar a produção agroecológica do município, foi realizado o Seminário de Educação do Campo e Agroecologia que aconteceu nos dias 30 de setembro e 01 de outubro de 2015 tendo como base das atividades as escolas municipais José Agostinho e Anchieta Torres.
A abertura do Seminário foi realizada no dia 30 (quarta-feira) com a participação de cerca de 200 pessoas, entre elas o Prefeito Dêva Pessoa e Núbia Mamede, os secretários municipais Inaldo Marques (Educação e Cultura) e Gilmar Aguiar (Desenvolvimento Rural) , o Coordenador Territorial da Diaconia – Adilson Alves Viana, o Gerente Regional do IPA/Afogados da Ingazeira - Moacy Rodrigues de Siqueira, o extensionista médico veterinário do IPA – Paulo Alves Nogueira Filho, estudantes e professores da Escola José Agostinho dos Santos e da Escola Anchieta Torres, professores do Projovem Campo Saberes da Terra de Tuparetama, de Sumé-PB e de Matureia-PB e Estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFCG (Campus Sumé-PB).
A abertura da conferência aconteceu com a apresentação cultural dos estudantes da Escola Anchieta Torres, membros do Grupo Musical de Sopro. Teve também a apresentação da poesia dos estudantes e professores do Projovem Campo Saberes da Terra. O prefeito Dêva Pessoa fez a entrega da placa de agradecimento as instituições parceiras do evento: IPA e Diaconia e o secretário de Desenvolvimento Rural Gilmar Aguiar entregou o certificado de homenagem aos agricultores familiares do município com a produção orgânica nas comunidades próximas ao Distrito Santa Rita.
A Conferência de abertura foi realizada pela professora Socorro Silva (UFCG) sobre Educação do Campo e Agroecologia. Na sua fala a professora destacou o que é Educação do Campo, os seus princípios, a legislação nacional e os aspectos históricos e epistemológicos da Agroecologia.
No dia 01 de outubro (quinta-feira) foram realizadas duas oficinas na Escola Anchieta Torres: A oficina Produção de Mudas Nativas da Caatinga e Manejo foi oferecida pela Diaconia e ministrada pela técnica em Agroecologia Laizy Bezerra de Siqueira. A oficina Manejo de Caprinos e Ovinos foi oferecida pelo IPA, com o extensionista e médico veterinário Paulo Alves Nogueira Filho. A aula prática desta oficina aconteceu na propriedade de Francisca Ana Marques no sítio São Sebastião.
Ainda na quinta-feira, dia 01, foram realizadas duas oficinas na Escola José Agostinho dos Santos: a oficina Tecnologias Alternativas de Convivência com o Semiárido oferecida pela Diaconia com o biólogo Afonso Cavalcanti Fernandes e a oficina Construção do Biodigestor também foi oferecida pela Diaconia ministrada pelos técnicos Juciê Jorge de Lima Silva e Cícero Cristiano Nunes com a participação de 29 pessoas.
A atividade prática aconteceu em dois momentos: No primeiro momento os participantes visitaram a propriedade de José Ivan Monteiro no Bom Sucesso e no segundo momento participaram da construção do biodigestor na comunidade Carnaúba.
O seminário de encerramento foi realizada na noite do dia 01, na quadra esportiva da Escola José Agostinho dos Santos. O evento contou com a presença de cerca de 200 pessoas onde aconteceu a socialização das oficinas, a socialização da prática dos professores das escolas e a entrega de certificados aos agricultores da Comunidade Carnaúba e demais comunidades circunvizinhas.
Também participaram professores e estudantes do Projovem Campo Saberes da Terra do município de Sumé-PB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário