quarta-feira, 14 de outubro de 2015

EDUCAÇÃO DE TUPARETAMA BRILHA NO IOEB COM ÍNDICE ACIMA DA MÉDIA NACIONAL




O QUE É O IOEB? 

IOEB – Índice de Oportunidades da Educação Brasileira é uma iniciativa do Centro de Liderança Pública, apoiado pelo Instituto Península, a Fundação Roberto Marinho e a Fundação Lemann. Assinado pelos mesmos autores do Ideb - Reynaldo Fernandes, ex-presidente do INEP, e Fabiana de Felicio, ex-Diretora de Estudos Educacionais do INEP - o IOEB aperfeiçoa o sistema de controle social da educação. 

O IOEB identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que lá vivem. Ele oferece os dados sobre a qualidade do ecossistema da educação para crianças e jovens de uma determinada localidade. A pergunta a que o IOEB se propõe a responder é: qual município e estado oferecem as melhores oportunidades de educação para crianças e adolescentes? 

O IOEB foi lançado nacionalmente no último dia 07/10.  A plataforma classifica os municípios e estados com notas de 0 a 10, e o ranking de todos os municípios e estados brasileiros. O IOEB inclui as crianças e adolescentes em idade escolar que deveriam estar na escola e não estão - responsabilizando, de forma inédita, municípios e estados por todas as crianças e adolescentes que vivem naquela localidade e não estão na escola. 

A menor unidade de análise do IOEB é o município (o índice por UF é uma agregação do IOEB municipal). Isso quer dizer que ele calcula, de forma conjunta, como está o comportamento de todas as redes de educação do município (estadual, municipal e privada). Por isso, o IOEB é também uma ferramenta para incentivar e cobrar que os gestores da educação trabalhem em conjunto pela melhoria da qualidade da educação dos municípios e estados, uma vez que a atuação em regime colaborativo é pouco utilizada pelos gestores da educação no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...