terça-feira, 1 de setembro de 2015

EREMCOT REALIZA PROJETO DE ROBÓTICA E EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO NAS ESCOLAS DE TUPARETAMA


Professores e alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Cônego Olímpio Torres (EREMCOT), sob acompanhamento do professor Antônio Carlos Gomes estão levando para as escolas de Tuparetama o Projeto Itinerante  ROBÓTICA E EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO.  O projeto é uma iniciativa da EREMCOT realizado em parceria com a Prefeitura de Tuparetama e sua Secretaria de Educação.

Nas aulas de robótica os estudantes da EREMCOT produziram um sistema composto de maquetes e robôs que auxiliam e simulam situações de trânsito que promovem o respeito às normas e condutas do código de trânsito nacional, possibilitando, em vivência real e sem nenhum risco à segurança dos condutores estudantis, poderem experimentar situações simuladas através das manobras realizadas com robôs, tendo como foco principal, o acesso, desde cedo, à educação do trânsito formando futuros e prudentes condutores. 

O Projeto  ROBÓTICA E EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO será levado a todas as escolas das redes municipal e estadual de ensino em Tuparetama,  como recurso didático de aprendizagem.

Para quem ainda não está familiarizado com o asunto e o termo "robótica" o professor Antônio Carlos esclarece:  "Robótica é um ramo da tecnologia que engloba mecânica, eletrônica e computação. Atualmente, trata de sistemas compostos por máquinas e partes mecânicas, automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos. As máquinas, pode-se dizer que estão "vivas", pois são, ao mesmo tempo, uma imitação da vida, embora não passem de fios unidos e mecanismos, elementos que, juntos, concebem um robô. Nos dias atuais, a robótica chega às escolas como forma didática de aprendizagem e simulação do mundo industrial, mercado de trabalho e as grandes necessidades de produções, entregas e prazos cada vez com maior rapidez e eficácia".  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...