quinta-feira, 16 de abril de 2015

Tuparetama implantará vinte mil raquetes de palma forrageira em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido


A Prefeitura Municipal de Tuparetama, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, firmou parceria com o Instituto Nacional do Sertão (INSA), com sede em Campina Grande-PB, para a implantação do Programa de Revitalização da Cultura da Palma Forrageira Resistente a Cochonilha-do-Carmim no município.
No total, serão distribuídas vinte mil raquetes de palma forrageira resistentes à praga, que dizimou as plantações de palma no Sertão nordestino nos últimos anos. A distribuição das raquetes para os produtores rurais acontecerá no próximo dia 24 de abril, sexta-feira, na escola da comunidade de Logradouro, zona rural do município.
Além da distribuição da palma, ainda serão realizadas palestras para discutir o surgimento da cochonilha, os múltiplos usos da palma, o histórico do cultivo em Pernambuco e as ações do governo voltadas para essa cadeia produtiva. As palestras acontecerão na Escola de Referência Cônego Olímpio Torres, e serão conduzidas pelo Prof. Dr. Maurício Leite – UFRPE/UAST, Djalma Cordeiro dos Santos, Mestre em Melhoramento Vegetal - IPA Arcoverde, além de um palestrante do SEBRAE.
 “Com a distribuição dessas raquetes e também através de outras parcerias que firmamos com a Universidade Federal Rural de Pernambuco, IPA e Sebrae, o Governo Municipal pretende recuperar a cultura da palma em nosso município, uma vez que cada agricultor tem a missão de multiplicar as raquetes e depois repassar para os demais que não receberam”, explica Gilmar Aguiar, Secretário de Desenvolvimento Rural de Tuparetama.

Confira a programação:
08:00h – Recepção dos produtores  - Escola José Agostinho dos Santos – Comunidade Logradouro
 09:00h – Visita técnica ao plantio de palma, comunidade Carnaúba
 10:00h – Café da Manhã – Escola de Referência Cônego Olímpio Torres - Sede
 10:20h – Palestra sobre: MANEJO E UTILIZAÇÃO DA PALMA FORRAGEIRA NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL – Prof. Dr. Maurício Leite – UFRPE/UAST
 10:50h – Palestra sobre: MULTIPLOS USOS DE UTILIZAÇÃO DA PALMA – Palestrante SEBRAE
 11:20h – Palestra sobre: HISTÓRICO DE CULTIVO DA PALMA E AÇÕES DO GOVERNO DO ESTADO – Djalma Cordeiro dos Santos, Mestre em Melhoramento Vegetal -  IPA Arcoverde
 12:00h – Encerramento
 Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...