segunda-feira, 27 de outubro de 2014

TUPARETAMA REALIZA DURANTE ESTA SEMANA O SEU 2º FESTIVAL LITERÁRIO

A cidade de Tuparetama, no Alto Pajeú, sertão de Pernambuco, se transformará a partir dessa segunda-feira, 27, no centro de arte, cultura e leitura da região, com o 2º FLIT – Festival Literário de Tuparetama

O FLIT terá a duração de cinco dias (27 a 31 de outubro) e será realizado no Centro Recreativo Professor Rabêlo, com o tema: “Sertão em letra, arte e poesia”.  O Festival homenageia neste ano o poeta e autor LIMA JUNIOR. A entrada é livre para todas as idades e o acesso é gratuito. 

O FLIT tem como objetivo mobilizar a comunidade de Tuparetama e da região circunvizinha para a importância da leitura e da produção cultural regional como elemento facilitador da compreensão do mundo e da participação de cada um na construção coletiva da cidadania. Outro enfoque do festival é contribuir para formação do leitor e para a consolidação de uma política pública de fomento e valorização do livro e do autor. 

O Festival foi idealizado pela equipe da Biblioteca Pública Municipal Escritor Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Cultura) no intuito de despertar os gestores de instituições, grupos culturais e cidadãos para a importância de implementar políticas públicas do livro e da leitura na sociedade, bem como ampliar o acesso de pessoas ao universo da leitura e de produções culturais. O 1º FLIT foi realizado em dezembro de 2013. 

Além da exposição e venda de livros, o 2º FLIT terá vasta programação que envolve: Lançamento de livros, Oficinas culturais, Contação de histórias, Circo, Mesa de Glosas, Cordelteca, Declamadores, Café literário, Apresentação com Fantoches, Caminhada literária e shows musicais com Galego do Pajeú, Daniel Bueno e o grupo Vozes e Versos

O Festival é realizado pela Prefeitura de Tuparetama através das secretarias municipais de Educação e de Cultura, Turismo e Esportes. A organização é da Biblioteca Pública Municipal Escritor Monteiro Lobato, em parceria local com o Ponto de Cultura Dançando Nas Alturas e o Coletivo Cultural Péda-Quente. 

Maiores informações podem ser obtidas em: www.facebook.com/flit2014
e-mail para contato: cultura@tuparetama.pe.gov.br

Programação noturna do FLIT: 





segunda-feira, 13 de outubro de 2014

PARCERIA ENTRE PREFEITURA E SECRETARIA DO TRABALHO TRAZ PROJETO MASCATE CULTURAL PARA O MUNICÍPIO


Na próxima semana (20, 21 e 22 de outubro) o Projeto Mascate Cultural estará em Tuparetama com o objetivo de promover a qualificação e formalização de artistas e produtores da cadeia cultural com base em noções de empreendedorismo e captação de recursos. O projeto, que é uma parceria entre a Secretaria Estadual do Trabalho, Qualificação e Emprego (STQE) em parceria com o Sebrae e a Prefeitura Municipal, já passou pelas cidades de Afogados da Ingazeira, Tabira e São José do Egito. Além de Tuparetama e dessas três cidades, outras mais num total de 10 cidades receberão o projeto nesta sua primeira etapa. 

A intenção do Mascate Cultural é formar produtores capazes de gerar negócios e captar recursos. Assim o artista está livre para criar. Além disso eles poderão contar com a formalização e o aperfeiçoamento das dinâmicas de trabalho no setor cultural, disse João Baltar Freire, secretário de fomento ao empreendedorismo da STQE.

O curso é gratuito mas as vagas são limitadas, apenas 20 no total. Poderão se inscrever artistas em geral, artesãos, produtores, representantes de grupos culturais, associações e microempreendedores individuais do segmento de arte e cultura. As inscrições em Tuparetama deverão ser feitas pelo(a)s interessado(a)s até  a próxima sexta-feira, na Casa da Cultura que está funcionando temporariamente no casarão da Rua da Matriz (ao lado da Igreja).  A Casa da Cultura fica aberta no horário de 8:00 às 17:00.

O QUE DISSE A IMPRENSA SOBRE O PROJETO MASCATE CULTURAL:


domingo, 12 de outubro de 2014

DOAÇÃO DE MUDAS PARA BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA "PERNAMBUCO NO BATENTE"


O governo municipal através do Programa de Inclusão Produtiva -Pernambuco no Batente, fez a distribuição de 300 mudas de árvores frutíferas (manga e goiaba) aos beneficiários do programa.

"Esta é uma ação muito importante do nosso programa, pois não basta só qualificar as famílias para a inclusão produtiva, precisamos apoiar os beneficiários em diversas etapas. As mudas possibilitarão que eles produzam num futuro próximo suas próprias frutas" comentou o engenheiro Gilmar Aguiar, coordenador do programa em Tuparetama. 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...