terça-feira, 10 de dezembro de 2013

TUPARETAMA TERÁ NESTA SEMANA O SEU 1º FESTIVAL LITERÁRIO

O município de Tuparetama terá na quarta-feira (11) quinta (12) e sexta (13) a primeira edição do FLIT – Festival Literário de Tuparetama. O evento acontece em diversos locais da cidade e na “Rua do Flit” espaço de convivência e de shows montado em frente a Casa de Cultura. O FLIT servirá de palco para apresentação de obras, produções e processos criativos relacionados à literatura.

Os festivais literários se multiplicam pelo Brasil e a região do Pajeú não poderia ficar de fora desse movimento. Apesar das inúmeras dificuldades e limitações, sobretudo a grave situação de estiagem pela qual nossa região vem passando, estamos felizes por conseguir realizar pela primeira vez aqui no Alto Pajeú essa festa que forma leitores, promove as artes literárias e facilita o acesso da comunidade ao livro e ao lazer de qualidade.” ressaltou o Secretário de Cultura de Tuparetama. 

O prefeito Edvan Cesar Pessoa também falou sobre sua expectativa para o FLIT: “Uma das preocupações do governo municipal neste primeiro ano de administração é a de resgatar a vida cultural do município, que sempre foi destaque e referência na região. Nesse sentido, o Festival Literário vem reafirmar nosso compromisso e destacar a criatividade e competência dos nossos artistas e produtores. Enquanto estivermos à frente da Prefeitura vamos manter o apoio a iniciativas como esta, que possibilita a muitos produtores culturais a oportunidade de mostrar o seu trabalho e fomentar a cultura na cidade”. 

Seminário de Leitura e Bibliotecas Públicas 

O FESTIVAL LITERÁRIO DE TUPARETAMA terá uma programação preocupada em valorizar o escritor regional e favorecer o desenvolvimento de ações para dinamização das bibliotecas públicas municipais. Uma das atividades programadas para o FLIT é o SEMINÁRIO REGIONAL DE LEITURA E BIBLIOTECAS PÚBLICAS, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado e a FUNDARPE, direcionado para bibliotecários e auxiliares de bibliotecas públicas, escolares e comunitárias, além de Agentes de Leitura. Com articulação do Coordenador da Biblioteca Pública Municipal de Tuparetama - Inaldo Marques, o Seminário acontecerá durante os horários da manhã e tarde dos dias 12 e 13 de dezembro. Estarão em Tuparetama, no Seminário, Roberto Azoubel como representação da Regional Nordeste do MinC falando do PNLL e ações do Ministério da Cultura para o setor do Livro; Aderilson Santos- Bibliotecário que vai representar e falar sobre o Sistema Estadual de Bibliotecas de PE; Betânia Nascimento- que vai tratar de ações das Bibliotecas Escolares; Isamar Martins- do Programa Releitura e Bibliotecas Comunitárias e Gilvanedja Mendes - Assessora de Coordenadoria de Literatura da SECULT. 

Programação diversificada 

O FLIT tem início na quarta-feira (11), pela manhã, com o momento de atividade física intergeracional: a 1ª Volta de Tuparetama. Serão percorridas as principais ruas da cidade, com a participação de poetas que farão versos de incentivo à prática esportiva e cuidados com a saúde além de premiação para “atletas” caracterizados como personagens literários. Em seguida um café da manhã coletivo será servido para os participantes da Volta, na Rua do Flit, onde estarão abertos os estandes de exposição e venda de livros. O FLIT também leva literatura para praças públicas e escolas, aproximando os estudantes e moradores da cidade da leitura, dos livros e da poesia. 

Durante todos os dias acontecerão atividades como oficinas, cinemateca, gincana literária e contação de histórias em diversos pontos da cidade como a Biblioteca Municipal, o Teatro Poeta Manoel Filó e a Creche no Bairro Bom Jesus. As escolas do campo receberão oficina de poesia popular e à noite, no palco do evento montado em frente à Casa da Cultura acontecerão os lançamentos de livros e apresentação de poetas repentistas e declamadores. 

Na programação estão previstos ainda a apresentação da Caravana Cultura Viva de Serra Talhada, Conversa com escritores, Exposição fotográfica, Exibição de Bandas Fanfarras das escolas do município e cidades vizinhas, apresentações de teatro com estudantes da rede municipal de ensino e espetáculo de rua com a artista Odília Nunes (Decripolou Tutepou). Os escritores e professores universitários da Paraíba e Rio Grande do Norte, Benedito Mendes, Múcio Procópio e Paulo Gastão compõem uma MESA CONCEITUAL sobre CULTURA, CANGAÇO, FÉ E LITERATURA, discutindo, respectivamente, “Cultura Sertaneja”, “Conselheiro e a Guerra de Canudos” e “A Geografia Do Cangaço E Seu Universo”. Outra atração do FLIT é a realização de uma Mesa de Glosa, (quita-feira, 12) em que poetas de todas as gerações (Lucas Rafael, Aldo Neves, Lima Junior, Elenilda Amaral, Dayane Rocha, Wellington Rocha, Genildo Santana, Mariana Teles, Zé Adalberto e Henrique Brandão) improvisarão versos sobre temas apresentados pelo coordenador da Mesa, o poeta Dedé Monteiro. 


Na sexta-feira (13) o Festival contará com a participação das Secretarias de Cultura de Tabira e Santa Terezinha, com o lançamento do livro de poesias de Sevy Nascimento e show de encerramento por conta do grupo OS PARICEIROS, da cidade de Arcoverde, uma das melhores apresentações da Festa de São Pedro de Tuparetama neste ano. 



Homenagem do Festival 

O I FESTIVAL LITERÁRIO DE TUPARETAMA homenageia o escritor ALEIXO LEITE FILHO. Aleixo faleceu em abril deste ano, aos 83 anos. 

Folclorista, professor, poeta e escritor, era natural de Bom Conselho, mas passou a infância e parte da juventude na região do Pajeú, em Tuparetama e São José do Egito. Aleixo Leite teve mais de 20 livros lançados, entre eles o romance UM RASTRO NA PEDRA inspirado em histórias da sua infância na então Vila Bom Jesus (Tuparetama) ao lado do seu pai, o farmacêutico Aleixinho. 









CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FLIT :




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...