domingo, 21 de abril de 2013

100 DIAS DE GOVERNO. UM POUCO DO MUITO QUE JÁ FOI FEITO:

100 dias de trabalho,  100 ações (entre as diversas atividades já realizadas) 

Desenvolvimento Rural 
1. Participação do secretário em reunião em todas as associações rurais do município, para apresentação de plano de ações e ouvir propostas e solicitações dos associados. 
2. Construção de 30 bebedouros para animais (cacimbas) em diversas comunidades rurais do município. 
3. Aquisição de 138 toneladas de cana-de-açucar para ração animal a preço de usina, com frete pago pela prefeitura para alimentação animal e distribuição de 62 toneladas de milho (CONAB) para produtores rurais do município. 
4. Limpeza das Barragens Comunitárias da Serrinha, Carnaúba, Barriguda, Cacimbinha,Santo Agostinho, Consulta e São Sebastião. Este trabalho será realizado em todas as barragens do município durante este ano. 
5. Perfuração de 4 poços artesianos nos sítios Seixo, Logradouro, Escondido e Barriguda 
6. Ampliação da oferta de água para abastecimento na zona rural, com carro-pipa contratado pela prefeitura. 
7. Total apoio da Secretaria à realização da Conferencia Municipal de Educação do Campo em Santa Rita.
 Obras e serviços urbanos 
8. Recuperação de melhoria de trechos de calçamento nas avenidas principais da cidade. 
9. Pequenas reformas, reparos, retelhamento e pintura de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino e Creche Mikaelly Nunes, da Secretaria de Saúde e da Unidade de Saúde da sede. 
10. Reforma, pintura e obras de adaptação no imóvel alugado para Centro Administrativo. 
11. Reforma de Mercado Público para instalação da fabrica de calçados. 
12. Pintura de espaços públicos como Academia da Cidade, Praça da Prefeitura, Ponto de Mototaxi e Prefeitura Municipal. 
13. Obras de melhoria e reparos nas sedes do Peti, Assistência Social, Casa da Cultura e Biblioteca Municipal e conserto dos banheiros do Terminal Rodoviário e da Lavanderia Pública. 
14. Ações para manutenção e reparos da rede de esgotos na cidade e no Bairro Bom Jesus, com desobstrução de caixas de esgoto e substituição de tubulações. 
15. Retelhamento da Prefeitura e conserto de vazamentos, infiltrações e de rede de esgoto no espaço do almoxarifado da Prefeitura Municipal. 
16. Recuperação e melhorias do lixão do município, com aterramento de resíduos e valas para depósito de lixo. 
17. Cuidados com a limpeza pública e a boa imagem da cidade, com a manutenção e ampliação dos serviços de limpeza, coleta de lixo, pintura de meio-fio e sinalizações públicas. 
Cultura, Turismo e Esportes 
18. Criação da logomarca do governo municipal. 
19. Contratação de profissional para assessorar secretaria, artistas e produtores culturais do município na elaboração de projetos. 
20. Digitalização do acervo de vídeos e fotografia da Casa da Cultura de Tuparetama. São mais de 20 anos de nossa história, com o registro de festas e eventos realizados durante todos esses anos. 
21. Realização da 1ª reunião de planejamento com artistas e produtores culturais do município no Teatro Municipal, em janeiro, para apresentação de equipe, apresentação de metas e objetivos para a cultura e recebimentos de propostas e sugestões. 
22. Atualização de cadastro estadual e nacional da Biblioteca Monteiro Lobato. 
23. Informatização de acervo literário e serviços da Biblioteca Municipal (trabalhos iniciados em fevereiro). 
24. Criação de espaço com expositores para divulgação dos trabalhos de artistas da nossa terra, que produzem música, fazem versos, escrevem livros, criam artes e artesanatos. 
25. Apoio ao Projeto ARTE E IDENTIDADE CULTURAL com oficina de artes, palestras, workshop para jovens e adolescentes. 
26. Apoio e patrocínio aos eventos mensais BALAIO CULTURAL e NOITE DA SERESTA. 
27. Iniciativa do ENCONTRO MENSAL COM PROFESSORES DE ARTES e COORDENADORES PEDAGÓGICOS das escolas das redes municipal e estadual de ensino, para planejamento bimestral de ações conjuntas e formações nas áreas de artes e cultura. 
28. Reestruturação e reorganização da sala do museu na Casa da Cultura, com Revisão, atualização e correção de documentos de doação e registro de objetos. 
29. Criação de Cineclube da cidade, com exibição gratuita de filmes no Teatro Municipal. 
30. Reuniões de orientação e mobilização de artistas e produtores para cadastramento no FUNCULTURA com vistas a inscrição de projetos para captação de recursos. 
31. Aluguel de imóvel para nova sede da Banda de Música Paulo Rocha. 
32. Fardamento para integrantes da Banda de Música Paulo Rocha. 
33. Incentivo a participação do município na FENEART (Recife, em julho) com aquisição de estande para exposição e venda de produtos artesanais de Tuparetama. 
34. Participação nas reuniões de planejamento e na formação da diretoria da Associação Italo-brasileira de Tuparetama Antônio Perazzo. 
35. Realização da Semana da Poesia na Biblioteca Municipal com oficina de poesia dos poetas Adelmo Aguiar e Denilson Nunes, Exposição literária, exibição de vídeos, Concurso de poesia e Recital no Teatro Manoel Filó. 
36. Articulação junto ao governo estadual e solicitação oficial para inclusão do município do programa “CULTURA NAS FEIRAS” da Secretaria de Cultura/Fundarpe. 
37. Elaboração e encaminhamento de projeto da FESTA DE ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO e FESTAS JUNINAS (SÃO PEDRO) a EMPETUR/ Governo do Estado (aguardando respostas). 
38. Criação do blog GOVERNO DE TUPARETAMA com informações atualizadas sobre ações e projetos da prefeitura municipal e suas secretarias. 
39. Parceria com o SEBRAE para a realização de oficinas para empreendedores: SEI COMPRAR e SEI VENDER; 
40. Realização do mapeamento cultural de nosso município, com pesquisa sobre artistas, grupos e manifestações culturais em todas as comunidades e associações rurais de Tuparetama. 
41. Elaboração do Calendário de eventos e plano de ação para a cultura em 2013. 
42. Inscrição de funcionários da secretaria na Formação da PERQUALI (Qualificação dos Gestores Públicos Municipais do Setor Turístico), com início previsto para abril, objetivando capacitar o município para ações de promoção do turismo. 
43. Participação na Comissão Organizadora, programação visual e divulgação da CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, realizada na Escola Anchieta Torres (Distrito Santa Rita) em 05 de abril. 
44. Exposição de pinturas e desenhos do projeto ARTE e IDENTIDADE CULTURAL. 
45. Reunião da equipe de esportes do governo do município juntamente com desportistas de diversos setores e professores de educação física. 
46. Realização do 1º Fórum Esportivo da nova gestão, para discussão de propostas e projetos do setor e apresentação do calendário anual. 
47. Inicio da obra do novo espaço para prática de Vôlei, próximo ao Ginásio de Esportes 
48. Inicio dos treinos da Seleção de Futebol de Campo de Tuparetama com formação da nova comissão técnica e realização de jogos amistosos da Seleção contra Seleção da Ingazeira e Seleção de Zabelê-PB. 
49. Reuniões com equipes do que irão disputar o Campeonato Municipal de Futebol de Campo, para planejamento do calendário, sorteio de times e distribuição de 12 bolas de futebol para equipes do município. 
50. Apoio ao campeonato esportivo da Escola Anchieta Torres, organizado pelo professor de educação física José Renato, com organização da arbitragem. 
51. Reunião com treinadores das escolas do município para fase municipal dos jogos escolares 2013. 
52. Realização de Oficina de Reciclagem de Arbitragem para aperfeiçoamento do quadro de árbitros do município. 
Transportes 
53. Aumento da frota municipal com 03 ônibus para transporte escolar (dois já entregues e 01 liberado para entrega). 
54. Padronização dos veículos da frota municipal e serviços de renovação e manutenção da frota. 
55. Parceria com Secretaria de Desenvolvimento Rural para transporte de cana-de-açucar e milho (ração animal) e cavação de cacimbas. 
56. Parceria com Secretaria de Saúde para viagens de pacientes e acompanhantes em clínicas e hospitais fora do município. 
57. Parceria com a Diretoria de Esportes para apoio às escolas Ernesto de Souza Leite e Cônego Olímpio Torres no JOCIPE, jogos comunitários do interior de Pernambuco, com doação de transporte para condução das equipes a Afogados da Ingazeira. 
58. Fornecimento de transporte para campanha de distribuição de alimentos e água em comunidades rurais, arrecadados por igreja evangélica de cidade. 
Saúde 
59. Requalificação dos trabalhos do hospital municipal com melhoria dos serviços ofertados e contratação de especialistas 
60. Recadastramento dos usuários do TFD e garantia do tratamento fora de domicílio a todos pacientes. 
61. Conserto e qualificação das ambulâncias, em parceria com Departamento de Transportes. 
62. Oferta de serviços de Fisioterapia dentro do Hospital Municipal. 
63. Realização da Campanha de Combate à Dengue nas Escolas, no Bairro Bom Jesus e na sede do município. 
64. Realização do Projeto Saúde nas Escolas, com participação de profissionais da saúde oferecendo palestras, avaliação física e atividades de condicionamento e esportes. 
65. Realização de Campanha de prevenção a Tuberculose na cadeia municipal, com distribuição de kits de higiene pessoal aos detentos. 
66. Instituição de gratificação de desempenho aos profissionais contemplados com a PMAC. Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica é um Programa que procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das Equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população. 
67. Dinamização das atividades na Academia da Cidade com o Projeto “Tuparetama rumo à longevidade com qualidade de vida”. ]
68. Acompanhamento do estilo de vida da terceira idade com o profissional Antônio Carlos Martins (avaliação física, acompanhamento da saúde, atividades e exercícios físicos) 
69. Aluguel, estruturação e manutenção da Casa de Apoio em Recife para tratamento médico na capital. 
70. Encaminhamento de projetos (Governo Estadual e Governo Federal) para reformas, construção e aquisição de equipamentos para unidades de saúde do município. 
71. Campanha de Visitação de dentista ao abrigo de idosos. 
72. Convênios com especialistas na Casa de Saúde José Evoide de Moura e IMIP. 
 Educação 
73. Formação pedagógica para inicio ano letivo, com todos os servidores da educação e participação da educadora Edla Soares. 
74. Adesão aos programas: Alfabetizar com Sucesso; PENAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa); Mais Educação (Programa de Educação Integral) Programa Se liga e Acelera de Correção de Fluxo para auxiliar na distorção idade-série. 
75. Programa Educação Integral nas escolas Padre Adelmo Simões e Francisco Zeferino Pessoa, com Oficinas de dança, música, banda fanfarra, rádio, letramento (reforço português e matemática), judô, atletismo e outras atividades. 
76. Inclusão dos Produtos da Agricultura Familiar na merenda Escolar potencializando a produção da agricultura local através do PNAE. 
77. Distribuição gratuita de fardas, material pedagógico, e bolsas escolares a todos os alunos, professores e funcionários da rede municipal de ensino; Distribuição de fardamento específico para professores de Educação Física. 
78. Realização do Dia da Família na Escola, em todos os educandários de rede municipal, com a participação de pais e comunidade. 
79. Comemoração do Dia da Merendeira e entrega de kit de trabalho (jaleco, luvas, touca) 
80. Realização da Conferência Municipal de Educação do Campo no Distrito Santa Rita, em parceria com organizações da sociedade civil. 
81. Encaminhamento de parceria com SEBRAE para curso sobre Segurança alimentar e culinária (30 horas) com merendeiras. 
82. Aquisição de novas carteiras escolares para complementar mobiliário das cinco escolas de rede municipal. 
83. Reestruturação dos Conselhos Municipais do FUNDEB, CAE, PENAPE e PET. 
84. Compromisso com o pagamento do piso salarial aos professores, adequação da tabela do quadro de vencimentos de cargos e carreiras e incorporação de quinquênio. 
85. Formação para secretários escolares e corpo administrativo das escolas da rede municipal. 
86. Adesão ao Projeto Mulheres Mil do Instituto Federal de Pernambuco para cursos profissionalizantes e de qualificação. 
87. Parceria com o IFPE para cursos técnicos (em andamento) e encaminhamentos para implantação do Curso de Zootecnia no Distrito Santa Rita (PRONATEC). 
Assistência Social 
88. Visitas Psicossociais da equipe do CRAS Municipal e realização dos encaminhamentos necessários às determinadas áreas, para benefícios. 
89. Distribuição de Kits maternidade com gestantes de baixa renda, em situação de vulnerabilidade. 
90. Ações emergenciais a famílias em situação de risco, com distribuição de cestas básicas, medicamentos, exames e consultas médicas, passagens, auxílio funeral. 
91. Comemoração do Dia da Mulher com atividade na Casa da Juventude (Bairro Bom Jesus) e sede. As ações incluíram palestra, mensagens, oficinas de maquiagem e cabeleireiro e sorteio de brindes. Culminância com o Projeto Mulher com Severinas, com coquetel para as mulheres do município e show com música ao vivo do Grupo As Severinas. 
92. Ampliação dos serviços do CRAS com Busca ativa de usuários dos Programas Sociais, emissão de Carteiras de Idosos, e BPC na Escola. 
93. Ampliação do número de atendimento do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) de 168 para 250 alunos e Manutenção das atividades do Projovem que está funcionando com seu limite de jovens, também com fornecimento de merendas de boa qualidade e com horário adaptado aos jovens. 
94. Correção do cadastramento no Programa Bolsa Família com recadastramentos diários em horários integrais para atender a toda população, sendo as segundas-feiras exclusivamente da Zona Rural. Neste dia é oferecido café da manhã e lanches para a população carente da zona rural. 
95. Ações de apoio ao Grupo de Terceira Idade Rainha da Paz, com acompanhamento da Assistente Social e Psicóloga incluindo oficinas e cursos que serão oferecidos através desta secretaria. 
96. Apresentação de metas da secretaria para 2013: Núcleos do CRAS no Bairro Bom Jesus e no Distrito de Santa Rita, 3 novas turmas do Peti no Bairro Bom Jesus, um CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para o município, o CAUD 1 (Centro de Atenção aos Usuários de Drogas) do Programa Atitude, a retomada do Projeto de Inclusão Produtiva. 
Governo e Administração 
97. Implantação do espaço físico denominado Centro Administrativo, concentrando serviços como Alistamento Militar, Emissão de Carteiras de Trabalho, Equipes de Vigilância Sanitária e Endemias. 
98. Realização de Auditoria Interna em convênios firmados entre o município e o Governo Estadual, a qual deu subsídios para realização de Tomada de contas Especial instaurada pelo Gestor. Encaminhamento de relatórios da Auditoria Interna para órgãos concedentes, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Câmara de Vereadores de Tuparetama para que sejam adotadas as medidas cabíveis. 
99. Início dos procedimentos para contratação de empresa para gerenciamento de sistema informatizado de cartões magnéticos para abastecimento de combustíveis da frota do município. 
100. Levantamento detalhado do tombamento e situação de bens móveis e equipamentos de todas as secretarias municipais.








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