quarta-feira, 6 de abril de 2016

DÊVA PESSOA É UM DOS FINALISTAS DO IX PRÊMIO SEBRAE PREFEITO EMPREENDEDOR

O Prefeito Dêva Pessoa de Tuparetama é um dos finalistas neste ano de 2016 da IX Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, concedido a prefeitos municipais de todo o Brasil. Serão premiados gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município. 

No dia 12 de Abril, será realizada a cerimonia de premiação dos projetos em oito categorias diferentes. O Município de Tuparetama está entre os finalistas na categoria Desburocratização e Formalização, com o Projeto de Transporte Escolar: “MEI na Estrada” da Educação

"MEI na Estrada" da Educação tem como foco a melhoria no transporte escolar e a criação de empregos, renda e inclusão social a partir da implantação de um transporte escolar de ótima qualidade a baixo custo.  O projeto  contornou o desafio dos altos valores pagos a uma empresa de transporte escolar localizada fora do município, que realizava um serviço com muitas falhas e trabalhando com profissionais informais e não capacitados. 

Observando o grande potencial empreendedor do município e a escassez de políticas públicas para os pequenos empreendedores individuais, o prefeito Dêva Pessoa e sua equipe decidiu incentivar os MEIs que prestavam serviços de transportes. Os objetivos foram a oferta de um serviço de Transporte Escolar de ótima qualidade, fiscalizado pelo setor de Monitoramento Estratégico, com profissionais qualificados, e ao mesmo tempo redução dos valores pagos às empresas anteriormente contratadas.

A iniciativa resultou também na promoção do desenvolvimento local, com vistas ao fortalecimento da economia, através do segmento dos micro e pequenos negócios, organizando o capital social local através do tripé desburocratização, desoneração e desenvolvimento, tratando de forma diferenciada, favorecida e simplificada as Micro e Pequenas Empresas e o Micro Empreendedor Individual conforme Lei Municipal 289 de 2011. 

O projeto de Tuparetama que concorre ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor mudou a realidade encontrada no transporte escolar quando se iniciou a gestão municipal atual, no ano de 2013, que apresentava alunos sendo transportados em veículos impróprios, veículos inapropriados (muitas vezes com animais e mercadorias); veículos adaptados, sem cinto de segurança e sem os equipamentos obrigatórios; motoristas sem habilitação para transporte de estudantes; funcionários contratados de forma informal pelas empresas prestadoras de serviço; ausência de projeto ou projeto inadequado; empresa de pequeno porte (EPP), geralmente da região metropolitana do Recife, prestando um serviço com baixa qualidade, devido a falta de fiscalização por parte da empresa; atrasos nos salários dos funcionários; alto número de reclamações por parte das escolas, pais e alunos; alunos deixados constantemente nas estradas rurais, perdendo dias de aula; atrasos constantes dos horários definidos pelas escolas municipais e estaduais; ausência de representantes da Empresa para sanar os problemas detectados; falta de um monitoramento e Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social para o município; altos valores pagos as empresas anteriores ao projeto.  

Todas essas falhas e faltas tiveram uma queda significativa com a implantação do projeto “MEI na Estrada” da Educação em 2015houve uma economia em relação ao ano de 2013 de R$ 112.778,14; Em relação a 2014 de R$ 145.439,72. Situação atual: O número de reclamações é praticamente zero; Micro Empreendedores individuais do Transporte Escolar formalizados; Economia de quase 50% dos valores anteriormente pagos; Aumento da procura de MEIs para formalização; Geração de empregos diretos e indiretos.  / Com informações de Ozael Felix-  Agente de Desenvolvimento Local

REUNIÃO COM BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA


A Prefeitura Municipal através da sua  secretaria de Desenvolvimento Social e coordenadoria do Cadastro Único realizou nessa terça-feira,  dia 05 de abril, na Casa das Juventudes, uma palestra esclarecendo aos beneficiários do Bolsa Família as condicionalidades do Programa.

Estavam presentes beneficiários,  representantes da secretaria de Saúde (agentes comunitários de saúde e gestora), da secretaria de Educação e gestores escolares. Os Conselheiros Tutelares de Tuparetama também participaram do encontro.  

Em sua explanação a gestora local do Bolsa Família, Sabina, enfatizou a importância das famílias ficarem atentas aos seus extratos sempre que sacarem os benefícios,  observando os informes que constam nos extratos.

A secretária de Desenvolvimento Social, Rosicleide Oliveira, agradeceu a  participação de todos e reforçou o compromisso do Governo Municipal com o trabalho de transparência,  informando os direitos e deveres de todos os beneficiários, contribuindo assim para que o programa chegue a todos os mais longínquos lugares do nosso município.


segunda-feira, 4 de abril de 2016

PREFEITURA REALIZA SORTEIO DAS RESIDÊNCIAS DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA 2


Foi realizado na sede da Prefeitura Municipal o sorteio para definir as localizações das beneficiárias das casas em fase final de construção e acabamento do Programa Minha Casa Minha Vida 2. O sorteio aconteceu no gabinete do prefeito e a ordem de localização de cada beneficiado(a) foi registrada em ata, que todas assinaram concordando com o resultado. A entrega das residênciss do Programa Minha Casa Minha Vida 2 será definida em breve. 




sábado, 2 de abril de 2016

Dêva Pessoa e prefeitos do Cimpajeú participaram de reunião sobre Segurança pública e abate de animais


Com informações do blog de Nill Junior
O prefeito de Tuparetama e presidente do Cimpajeú, Dêva Pessoa, conduziu a reunião do Cimpajeú na tarde desta sexta-feira (01/04) que discutiu questões relacionadas à segurança pública, com o Capitão Fabrício Vieira, do 23º BPM e abate de animais, com Erivânia Camelo, presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco – Adagro.
No quesito segurança pública, o Capitão Vieira reconheceu o aumento da criminalidade na região e destacou a deficiência de efetivo no 23º BPM, acentuada recentemente pelas aposentadorias e transferências de policiais. Houve aumento no número de homicídios principalmente no Alto Pajeú. Prefeitos da região reforçaram a cobrança por mais segurança.
“Temos municípios com apenas dois policiais por dia, e ainda enfrentamos a falta de viaturas. Foi enviado ofício ao Governo do Estado relatando a situação, mas a perspectiva é que só tenhamos incremento em 2017, após o concurso público”, disse. Ele também lembrou as dificuldades enfrentadas pela Polícia Civil. “A região tem apenas cinco delegados para doze municípios, além da falta de agentes”, completou.
A presidente Adagro, Erivânia Camelo, falou sobre a situação dos matadouros municipais na região e sobre o abatedouro regional de Afogados da Ingazeira. Segundo ela, o abatedouro de São José do Egito foi liberado para voltar a funcionar, enquanto o de Itapetim corre o risco de ser interditado. Sobre as reclamações acerca da qualidade da carne abatida em Afogados, será marcada uma reunião com a direção do abatedouro para discutir a questão.
“Recebemos reclamações dos marchantes acerca da qualidade e do transporte da carne abatida no matadouro regional de Afogados da Ingazeira, por isso trouxemos a discussão para o consórcio de prefeitos para que juntos possamos encontrar a melhor solução para o problema”, disse o prefeito de Sertânia, Guga Lins. Sobre segurança, afirmou que Sertânia só tem três policiais militares e um delegado plantonista.
Participaram da reunião os prefeitos José Patriota, de Afogados da Ingazeira; Dêva Pessoa, de Tuparetama; Guga Lins, de Sertânia; José Wanderley, de Brejinho; José Pretinho, de Quixaba; José Mário Cassiano, de Carnaíba; Soraya Morioka, de Flores e Francisco Dessoles, de Iguaracy.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...