sábado, 31 de dezembro de 2016

MENSAGEM DE FIM DE ANO DO PREFEITO DÊVA PESSOA


'Em tempos de partidarismos rasos, mas resistentes,
a profundidade de caráter é o mais bem vindo alento...
É o que segura a esperança pela mão, cuidando para que não tropece...
É o que faz, ao fim de um ano que nem esse, a gente crer que as sementes do bem vingarão... Crescerão, florescerão, frutificarão...
E há algo muito bom ainda por vir, há cura a nos esperar em um futuro próximo...
E essa transformação está rompendo da consciência de que só em amor vamos enfim atingir algum equilíbrio...
Só em amor vamos desabrochar inteiros...
Em conjunto, um por tantos e tantos por um.
Esse ano poderia ter vindo pra nos derrubar de vez...
Se não fossem os que descobriram ter um caráter profundo e pleno...
Ao perceber que quando tudo dá muito errado é que mais forte brilha a luz divina que nos habita...
A princípio dando medo...
Depois, obrando vida!
Esse ano podia ter vindo pra nos enterrar de vez...
Mas aqui dentro da gente há sementes poderosas...
Só esperando essa garoa cair pra brotarem.
Cada gotícula uma lição de superação....
Para os que entenderam que na hora da provação...
A vitória consiste no unir das mãos.''
 Gi Stadnicki

PREFEITO DÊVA PESSOA ENCERRA MANDATO COM FROTA DE VEÍCULOS AUMENTADA E RECUPERADA

Veiculos da Saúde

Mais uma marca inédita e portanto histórica fará parte da gestão do prefeito Dêva Pessoa que encerra seu 1º mandato neste sábado, 31. O prefeito está deixando a frota de veículos do município ampliada (em número maior que a quantidade recebida em 2013) e em perfeitas condições de uso, inclusive com a recuperação e reparos dos veículos que estavam danificados.

Os exemplos dos serviços e cuidados realizados com a frota foram informados pelo Diretor de Transportes Adiraldo Ferreira e pelo Assessor Junior Leite: 
  
  • Ônibus escolar que estava parado ha dois meses teve o serviço do motor realizado por inteiro; 
  • Ford Ranger da patrulha noturna, que estava parada há vários meses foi recuperada e está funcionando a serviço da população;
  • Ambulância Ducato, também estava parada desde agosto último e foi entregue ao hospital com motor novo e quatro pneus novos;
  • Caçamba Mercedes Benz, modelo Atron, do PAC, recebeu dez pneus e duas baterias novas e foi recolocada a serviço da Secretaria de Obras;
  • Recuperadas e em uso duas caçambas pequenas modelo Ford, uma Motoniveladora uma Retroescavadeira e uma Pá carregadeira também da Secretaria de Obras;
  • Veículos da Saúde: Ambulância do SAMU, dois Fiat Palio e um Corsa Sedan, todos em perfeito estado;                     
  • Quatro ônibus escolares (formando uma frota de cinco veículos de transporte de estudantes);
  • Caminhão Pipa também encontra-se em funcionamento adequado;
  • Celta da vigilância sanitária teve motor reformado e está em funcionamento;
  • Da Secretaria de Educação, além dos ônibus, faz parte um Fiat Uno e uma Fiorino mini-baú  ambos em perfeitas condições de uso e conservação;
  • Veículo S10 do Gabinete do Prefeito, mais uma aquisição para o município.










SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO ENTREGA AS CHAVES À SUA SUCESSORA: "SENTIMENTO DE DEVER CUMPRIDO"


O secretário de Educação de Tuparetama (2015-2016), Inaldo Marques, entregou na manhã de hoje, 31/12, as chaves da secretaria à próxima secretária, Edione, que assume o setor a partir da segunda-feira.

A equipe da Secretaria de Educação do gestor Dêva Pessoa realizou nos últimos dois meses várias reuniões de transição com a próxima gestão das escolas e da secretaria. Segundo Inaldo Marques, "A equipe se despede com a consciência tranquila do dever cumprido. A educação de Tuparetama hoje é reconhecida na região e no estado de Pernambuco. Agradeço a Dêva Pessoa pela confiança para assumir a função e a equipe de trabalho pelo apoio e compromisso. Desejo à nova equipe muito sucesso. Feliz 2017!"


COM NOITE CULTURAL PREFEITO DÊVA PESSOA ENTREGA O TEATRO MUNICIPAL REVITALIZADO


Realizando uma intensa programação de inaugurações e entrega de equipamentos na cidade desde a última terça-feira, 27, o Prefeito Dêva Pessoa fechou sua agenda positiva com a entrega do Teatro MANOEL FILOMENO DE MENEZES restaurado, revitalizado e recuperado.

Num espaço lotado, tendo ainda a presença de seu secretariado, diretores, vereadores atuais e vereadores eleitos para a legislatura 2017-2020, o prefeito Dêva Pessoa fez a entrega ao lado do Secretário Domênico Perazzo, do vice Ivai Cavalcante.

A solenidade curta teve a participação de artistas da cidade e representantes da região, como Delmiro Barros e o poeta Dedé Monteiro, recentemente reconhecido pelo Governo do Estado como Patrimônio Vivo de Pernambuco. 


Na sua fala aos presentes o prefeito Dêva Pessoa ressaltou as dificuldades enfrentadas nos 4 anos de sua gestão mas deu ênfase às ações positivas sobretudo ao fato, inédito nas gestões municipais, de estar concluindo seu mandato com entrega de obras, com todos os salários e 13º pagos, sem dívidas de credores e com todas as contas quitadas. Agradeceu ainda o empenho de sua equipe, secretários e diretores, o apoio dos vereadores da base aliada.

Fotos: Marcelo Patriota






quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

GESTÃO MUNICIPAL CONSEGUE INCLUIR MAIS 170 BENEFICIADOS DO BOLSA FAMÍLIA PARA 2017


Trabalho realizado pela gestão do prefeito DÊVA PESSOA, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (CRAS e CADÚNICO) contempla mais 170 famílias com o Programa Bolsa Família.  Os novos contemplados residentes em Tuparetama deverão receber a partir de janeiro 2017 os benefícios.  Essas pessoas receberão comunicado do MDSA - MINISTÉRIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E AGRÁRIO - via correios.  

A Secretária de Desenvolvimento Social, Rosicleide Oliveira comentou com alegria a boa notícia: "Estamos muito felizes e satisfeitos em saber que mais famílias do município passarão a receber os benefícios do Bolsa Família. Encerramos uma gestão que trabalhou incansavelmente na busca e garantia de direitos e de assistência a toda população, sobretudo aqueles mais carentes. Esta notícia é mais uma demonstração desse empenho da gestão Dêva Pessoa."


PREFEITO DÊVA PESSOA INAUGUROU OFICIALMENTE A QUADRA POLIESPORTIVA GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS (BAIRRO BOM JESUS)


Cumprindo extensa agenda positiva no município, o prefeito Dêva Pessoa recebeu os deputados estadual Rodrigo Novaes e federal Danilo Cabral para uma maratona de reuniões, entrega de equipamentos, de casas populares e inauguração de obras. 

A programação de inaugurações do dia festivo terminou à tarde no Bairro Bom Jesus com a entrega da Quadra Poliesportiva, que recebeu o nome em homenagem ao ex-governador do Estado, falecido em 2014. 

Com a presença de moradores do bairro, correligionários, vereadores da base aliada e seu secretariado, o prefeito Dêva Pessoa descerrou a placa inaugural sob apresentação da Banda de Música Paulo Rocha que tocou no repertório o Hino do Município e o frevo “madeira que cupim não rói”. 


Em seguida foi oferecido um almoço aos deputados e convidados, na Churrascaria da Academia da Cidade. A programação da terça-feira, 27 de dezembro, encerrou-se somente à noite com grandiosa festa no Pátio de Eventos tendo como atrações Delmiro Barros, Luizinho de Serra, Edson Lima e Banda Gatinha Manhosa.

FOTOS DE MARCELO PATRIOTA E ITALO COSTA

PREFEITO DÊVA PESSOA ENTREGA À POPULAÇÃO DE TUPARETAMA HOSPITAL REFORMADO


Com a presença especial dos deputados Danilo Cabral (Federal) e Rodrigo Novaes (Estadual) em Tuparetama, o prefeito Dêva Pessoa entregou à comunidade na manhã da terça-feira (27/12) um novo Hospital Municipal Severino Souto de Siqueira com a inauguração de obras realizadas nesta unidade de saúde. 

Na companhia da secretária Municipal de Saúde, Morgana Perazzo, e demais autoridades convidadas, foram entregues as diversas obras e equipamentos que transformaram para melhor o hospital público da cidade: 
  • Construção da Unidade do SAMU 
  • Construção da sala MINHA CERTIDÃO 
  • Construção de área coberta para ambulâncias 
  • Reforma da fachada de entrada Pintura de todo o hospital 
  • Reforma do Bloco Cirúrgico 
  • Climatização das enfermarias 
  • Aquisição de Laringoscópio adulto e infantil 
  • Aquisição de novas cadeiras para o setor de recepção.


FOTOS DE MARCELO PATRIOTA E ITALO COSTA

PREFEITO DÊVA PESSOA ENTREGA EQUIPAMENTOS E DOCUMENTOS DE POSSE DE CASAS POPULARES


Acompanhado dos deputados Danilo Cabral e Rodrigo Novaes, o prefeito Dêva Pessoa realizou uma intensa programação de inaugurações e entrega de equipamentos na terça-feira, dia 27. 

A agenda positiva começou pela manhã no Centro de Convivência João Gomes de Araújo. No espaço lotado, tendo ainda a presença de seu secretariado, diretores, vereadores atuais e vereadores eleitos para a legislatura 2017-2020, o prefeito Dêva Pessoa fez a entrega dos documentos de posse (Habite-se) a 40 contemplados paras as casas populares do Condomínio José Rabêlo de Vasconcelos. 

A solenidade festiva teve ainda a entrega de fardamento aos garis, eletricistas e maquinistas do município. O destaque do evento foi assinatura do Termo de Aceite para implantação do CREAS Centro de Referência Especializado em Assistência Social na cidade e a entrega do kit de apoio ao Conselho Tutelar, contendo 01 impressora, 05 computadores, o1 refrigerador, 01 bebedouro e 01 veículo. 

Na sua fala aos presentes o prefeito Dêva Pessoa ressaltou as dificuldades enfrentadas nos 4 anos de sua gestão mas deu ênfase às ações positivas sobretudo ao fato, inédito nas gestões municipais, de estar concluindo seu mandato com entrega de obras, com todos os salários e 13º pagos, sem dívidas de credores e com todas as contas quitadas.  

Agradeceu ainda o empenho de sua equipe, secretários e diretores, o apoio dos vereadores da base aliada, o compromisso dos 5 vereadores eleitos para a próxima legislatura e o apoio dos deputados Danilo Cabral e Rodrigo Novaes.

FOTOS DE MARCELO PATRIOTA E ITALO COSTA

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

MENSAGEM NO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO





Renovamos, neste dia 28 de outubro, nossa gratidão, respeito e homenagem a todas as pessoas que, como servidores municipais, ajudam a governar e construir nossa Tuparetama, com compromisso, dedicação e profissionalismo.  Como gestor agradeço também o reconhecimento de que nestes 4 anos olhei com respeito, atenção e valorização o trabalho de cada um, garantindo os direitos e o salário digno dos servidores.
Somos, com orgulho, vocação e merecimento, servidores do povo deste município e nos dedicamos a mais importante missão que é a de trabalhar por um município mais justo, humano, transparente e honesto. Parabéns a todos os servidores públicos do município, efetivos e temporários.

Edvan César Pessoa (Dêva Pessoa)

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

PREFEITURA CANCELA CONCURSO PÚBLICO E RESSARCE INSCRITOS


A Prefeitura de Tuparetama cancelou o concurso público de 2016, que estava suspenso por motivo do calendário eleitoral. Tendo em vista as determinações referentes a transição de governo, a atual gestão fica impossibilitada de efetivar o referido concurso. 

O Edital de cancelamento 03/2016 foi assinado nessa terça-feira (25) pelo prefeito Dêva Pessia e está disponível no site oficial da Prefeitura (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR) e na página da empresa responsável pelo concurso. 

A taxa paga na inscrição será devolvida aos candidatos. 

Para o ressarcimento da taxa, o candidato inscrito deverá acessar no site da empresa responsável pelo concurso, a IDHTEC e preencher formulário específico disponibilizado na página (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR). 

A secretária municipal de Administração, Lucinete Lima, afirmou que os inscritos não serão prejudicados, com direito a devolução das taxas de inscrição na forma da lei, através do formulário que deve ser preenchido e enviado até o dia 30 de novembro. As dúvidas também podem ser esclarecidas no setor jurídico e administrativo da Prefeitura Municipal.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

GOVERNO PRESTA HOMENAGEM AOS MUNICÍPIOS COM DESTAQUE NO IDEPE 2015. TUPARETAMA FOI UM DOS HOMENAGEADOS


O Governo do Estado homenageou em evento realizado no Palácio do Campo das Princesas (Recife) os gestores, professores e estudantes da Rede Estadual que mais se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) no ano de 2015.

Comandada pelo governador Paulo Câmara, a solenidade agraciou seis municípios, dez escolas e três gerências regionais que obtiveram os melhores resultados nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A nota média do IDEPE para 2015 foi de 3,9, se igualando ao índice nacional, o IDEB, divulgado pelo Ministério da Educação.

Entre os municípios que  receberam certificados Tuparetama foi um dos homenageados pela terceira melhor colocação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Também foram homenageados os três melhores colocados nos anos finais dessa categoria. Já na Rede Estadual, os certificados foram para as cinco escolas com melhores índices nos anos finais do Ensino Fundamental e para as cinco melhores no Ensino Médio. Entre as GREs, foram premiadas as três com melhor colocação no Ensino Médio.

O município de Tuparetama conquistou pela 2ª vez consecutiva a 3ª melhor nota do estado nos anos iniciais. O secretário municipal de Educação,  Inaldo Marques, representou o município no evento. Por estar concorrendo à reeleição o gestor Dêva Pessoa assim como outros prefeitos na mesma situação não compareceu em respeito ao que determina a legislação eleitoral.  Inaldo Marques já havia comentado anteriormente os excelentes resultados de Tuparetama no IDEPE e IDEB, quando falou anteriormente ao blog  que "essa conquista é resultado do trabalho de todas as equipes das escolas, essencialmente, pelo compromisso dos professores. Não significa que estamos em uma condição confortável, ao contrário, reconhecemos que existem muitos desafios para garantir a todos os alunos o direito de aprender. Contudo, significa que as ações que realizamos estão no caminho certo. A meta da gestão agora é avançar ainda mais"


O Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE) é o indicador de qualidade da educação pública estadual que permite diagnosticar e avaliar a evolução de cada escola, ano a ano. O cálculo considera o fluxo escolar (taxa de aprovação) como tambem os resultados da avaliação do SAEPE, desempenho em português e matemática, dos alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e do 3º do ensino médio. 

SECRETÁRIO MUNICIPAL GILMAR AGUIAR ELEITO PARA PRESIDÊNCIA DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PAJEÚ


O tuparetamense e secretário municipal de Desenvolvimento Rural,  Gilmar Aguiar,  foi eleito por unanimidade para a presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú, mandato 2016 a 2019. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú compõe o Sistema Estadual Integrado de Gestão dos Recursos Públicos Hídricos com atuação na bacia do rio Pajeú que envolve 27 municípios. A reunião plenária de eleição dos membros e Diretoria do Comitê aconteceu na manhã dessa quinta-feira, 29 de setembro, no auditório da Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada. Gilmar já atuava no Comitê como representante da Prefeitura de Tuparetama – segmento Poder Público. 

Estavam presentes na plenária de eleição da Diretoria 2016-2019 os representantes dos diversos segmentos que compõem o Comitê. Do “poder público” estavam o Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (CIMPAJEÚ); Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS); Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDEC); Secretaria Estadual de Saúde (SES); Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e representantes das Prefeituras Municipais de Tuparetama e Floresta. O segmento “usuário de recursos hídricos” contou com a presença de representantes da COMPESA, da Associação de Produtores Rurais da Serrinha, da Associação dos Rurículas de Serrinha, da Associação Raiz Negro do Pajeú, da Associação dos Moradores da Fazenda Malhada Vermelha, da Fazenda Melancia e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Floresta. 

O segmento “entidades civis” foi representado por integrantes da Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável da Serra da Baixa Verde, da Associação dos Geólogos de Pernambuco, do Centro de Educação Comunitária Rural, da DIACONIA, da Diocese de Afogados da Ingazeira, do Projeto Dom Helder Câmara, do Instituto Federal de Pernambuco, da Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE/UAST e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Floresta. 


Na composição da nova Diretoria do Comitê além do engenheiro Gilmar Aguiar (à esquerda na foto) na presidência, estão também a representante da Associação dos Rurículas de Serrinha, Roseni Vieira (de azul na foto) e Luciana Souza, representante da Universidade Federal Rural de Pernambuco, eleita como Secretária Executiva (ao centro na foto). Uma das primeiras propostas de Gilmar Aguiar ao Comitê será a realização de reuniões itinerantes favorecendo o conhecimento acerca da realidade hídrica dos municípios integrantes da bacia do Rio Pajeú. Uma das pretendidas próximas visitas do Comitê deverá acontecer no município de Brejinho, na nascente do rio. 

Gilmar Aguiar falou sobre a escolha para Presidente e os desafios da nova função: “Para mim é uma grande satisfação e motivo de alegria poder representar não somente meu município de Tuparetama mas todos os municípios do Pajeú que fazem parte do Comitê. Fui escolhido por unanimidade na Plenária e isso me orgulha pois demonstra que estamos no caminho certo dentro da entidade. Durante este mandato de 2016 a 2019 a nova diretoria vai trabalhar em conjunto com todos os membros que compõem o Comitê. Sabemos das dificuldades e dos desafios da questão dos recursos hídricos na região que o Comitê abrange mas com dedicação e amor à causa o resultado será sempre positivo. Mais uma vez meus agradecimentos às instituições que apresentaram meu nome e que votaram em mim. Muito obrigado pela oportunidade.”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...