sexta-feira, 29 de abril de 2016

PREFEITURA JÁ INICIOU PAGAMENTO DE PROFESSORES ( COM SEUS RETROATIVOS) , APOSENTADOS E PENSIONISTAS


A Prefeitura de Tuparetama já efetuou o pagamento deste mês dos professores da Rede Municipal de Ensino.  Os aposentados e pensionistas da educação receberam os retroativos em uma única parcela neste mês de abril. Já os professores em atividade receberam o reajuste salarial desde o mês de março e o retroativo referente aos meses de janeiro e fevereiro receberão a partir de maio e junho respectivamente.   "É a nossa gestão valorizando ainda mais a educação,  um compromisso que temos honrado com orgulho" frisou o prefeito Dêva Pessoa. 

O gerente do FUNPRETU, Fundo de Previdência Municipal, também já enviou a remessa para o Banco efetuar o pagamento dos aposentados e pensionistas.  

Apesar da grave crise financeira que afeta todas as gestões públicas, tanto a federal quanto as estaduais e as municipais, a Prefeitura de Tuparetama vem mantendo em dia o pagamento dos servidores municipais, sem acúmulo de meses atrasados, garantindo a injeção de recursos no comércio local e o equilíbrio das finanças do funcionalismo. Essa marca louvável dos quase 3 anos e meio da gestão do prefeito Dêva Pessoa demonstra seu esforço de valorização da equipe de trabalho e uma gestão séria dos recursos públicos, com honestidade e transparência. 

Nota dos Editores do blog: Esta postagem foi editada em 01/05 
com o objetivo de deixar as informações mais claras, já que 
estava ocorrendo interpretação errônea do texto anterior. 

PARCERIA DA PREFEITURA DE TUPARETAMA E "AMIGOS DO PEITO" OFERECERÁ MAMOGRAFIA PARA MULHERES ACIMA DE 50 ANOS.


A Prefeitura de Tuparetama fechou parceria com o Programa AMIGOS DO PEITO, para atender as mulheres tuparetamenses de 50 à 69 anos, no combate ao câncer de mama. Serão 170 mamografias realizadas com toda a segurança e qualidade. 

As interessadas devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para fazer o cadastro. 

A parceria da Prefeitura de Tuparetama com o programa AMIGOS DO PEITO, só podia dar nisso, respeito e saúde de qualidade para as mulheres tuparetamenses.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

PREFEITO DÊVA PESSOA VISITA PRAÇAS INAUGURADAS E OBRAS EM ANDAMENTO


DO BLOG DE MARCELO PATRIOTA:    Em, matéria especial para o blog de Marcelo Patriota o prefeito Dêva Pessoa acompanhou o fotógrafo e blogueiro as praças recém inauguradas e as obras da Quadra Esportiva do Bairro Bom Jesus e Casas Populares.   
"Temos consciência que ADMINISTRAR é priorizar o atendimento das demandas da comunidade mais pobre, educação, saúde, produção e assistência. Tudo é prioritário mas não podemos esquecer que lazer e diversão também são importantes para a auto estima, o fortalecimento do espírito de união dos munícipes e a geração de trabalho e renda. Mas temos obras e muitas a mostrar", disse o prefeito.

São 55 Casas Populares do programa Minha Casa Minha Vida, Quadra Poliesportiva de cerca de 433 mil reais, UBS'f , calçamentos, mais de 100 poços artesianos perfurados. 

“Oferecer ao cidadão uma vida de qualidade é um dos meus compromissos. Buscamos o bem estar de quem vive aqui, em Tuparetama, por isso, a Praça do Ancião e a Praça Elias Pessoa,são importantes conquistas para a população” concluiu.




segunda-feira, 25 de abril de 2016

SECRETARIA DE SAÚDE DE TUPARETAMA INICIOU NESTE SEGUNDA-FEIRA (25) A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE PARA GRUPOS PRIORITÁRIOS


Começou nesta segunda-feira, 25 de abril, em Tuparetama a Campanha de Vacinação contra a Influenza. Nesta ação, serão imunizadas crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (com apresentação do atestado médico), população carcerária e funcionários do da área da saúde. 

Cada pessoa que se encaixa nos grupos a serem imunizados deve ser vacinada, exceto aquela que tiver alergia a ovo ou estiver com febre no dia da vacinação. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a vacina protege contra três subtipos de vírus da gripe inclusive da A/H1N1 que vem afetando grande número de pessoas.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a graves complicações e ao óbito. Com a imunização, esses riscos são reduzidos. 

Medidas preventivas 

O vírus influenza é transmitido pelo contato com as secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar; e também por mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Assim, o MS orienta que a população adote algumas medidas para evitar a doença como, por exemplo, lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao espirrar e tossir, evitar tocar o rosto, não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes arejados. O período de maior circulação do vírus da gripe ocorre entre junho e agosto.



PROJETO "PREFEITURA COM VOCÊ" NA CARNAÚBA É REALIZADO COM SUCESSO E GRANDE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE


O prefeito Dêva Pessoa e sua equipe de governo realizaram mais uma edição do projeto "PREFEITURA COM VOCÊ", nesse domingo, 24 de abril.   A comunidade da CARNAÚBA foi o local escolhido para receber as ações do projeto,  acompanhadas pelos secretários e coordenadores de programas sociais e de saúde do município.   

O projeto PREFEITURA COM VOCÊ é um mutirão de serviços e atendimentos administrativos visando a descentralização e a aproximação efetiva da gestão pública com a população do campo. O projeto iniciado em 2015 atende a solicitações das famílias ouvidas nas reuniões em comunidades rurais e  também busca contemplar as reivindicações ouvidas nas reuniões de orçamento participativo realizadas nos anos anteriores, que já cobravam esse tipo de atividade nas diversas localidades do município.

Na Carnaúba nesse domingo foram realizados atendimentos médico e de agente de saúde, esclarecimentos de atividades e programas de serviço social, conversa sobre demandas e reivindicações da comunidade com a participação do prefeito Dêva Pessoa e secretários de Finanças, Saúde, Educação e Cultura, Administração, Obras, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Rural. Também foram intensificadas ações locais, já no sábado dia 23,  como a melhoria de estradas e perfuração de poço. 

Em sua página na rede social o prefeito Dêva Pessoa destacou fotos do evento e agradeceu a grande participação das famílias da comunidade:  "Mais uma vez agradeço o empenho da equipe do governo municipal e a acolhida e participação dos amigos e amigas da Carnaúba. Com o Povo a gente faz muito mais".  / Fotos: Italo Costa-ASCOM





sexta-feira, 22 de abril de 2016

TUPARETAMENSES TIVERAM ATENDIMENTO OFTALMOLÓGICO COM EQUIPE DA FUNDAÇÂO ALTINO VENTURA


Equipe da Fundação Altino Ventura voltou a Tuparetama nesta semana para atendimento oftalmológico, com mais uma ação em parceria com a Prefeitura Municipal para o benefício da população.  

Os atendimentos aconteceram na quarta e na quinta-feira (20 e 21) com a triagem de casos de catarata em pessoas acima dos 50 anos de idade. Foram atendidas 100 pessoas em cada dia. As pessoas com necessidade de cirurgia receberão tratamento gratuito. 






PROJETO "PREFEITURA COM VOCÊ" ESTARÁ NA COMUNIDADE CARNAÚBA NESTE DOMINGO, DIA 24


Neste domingo, dia 24 na Comunidade CARNAÚBA acontecerá mais uma edição do Projeto "PREFEITURA COM VOCÊ". O projeto "PREFEITURA COM VOCÊ" é um mutirão de serviços e atendimentos administrativos nas comunidades rurais do município. 

O projeto descentraliza e desburocratiza a gestão, indo mais perto e em contato direto com o cidadão tuparetamense. Atende a reivindicação das associações rurais e famílias do campo nas audiências públicas do planejamento participativo, realizadas nos anos anteriores pelo Governo Municipal. 

Algumas das ações que serão realizadas:  Saúde - aferição de pressão, HGT, presença de médico, técnica de enfermagem, Agentes comunitários de Saúde, enfermeira e Nutricionista, atualização do calendário de vacinação, peso das crianças, campanha anti rábica e visita as residências com agentes de endemias. Assistência Social - presença da coordenadoria da mulher, coordenadoria do bolsa família, atividades lúdicas para jovens e crianças com contação de histórias e participação dos meninos do serviço de convivência  (com os doutores da alegria para as crianças);  Obras - recuperação de estradas instalação de poço.

terça-feira, 19 de abril de 2016

50 CRIANÇAS DA REDE ESCOLAR MUNICIPAL FORAM ATENDIDAS PELO PROGRAMA BOM DE VISTA


Na manhã da terça-feira, dia 19, foi realizada em Tuparetama a segunda edição do programa "Bom de Vista".  Como na edição anterior, foram contempladas com exames de vista e doação de óculos mais 50 crianças da rede municipal de ensino com até 12 anos de idade.

O programa realizado em parceria com o IDESNE contou com Unidade móvel Oftalmológica que realizou exames de Acuidade Visual, Refração, Microscopia, Fundoscopia e Tenometria.  






PREFEITURA REALIZOU DIA D DA SAÚDE NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 9


Através da sua Secretaria Municipal de Saúde, sob coordenação da equipe do NASF, a Prefeitura de Tuparetama realizou nesta terça-feira, 19, na Casa da Terceira idade as ações do DIA D DA SAÚDE, para hipertensos e diabéticos. 

A atividade contou com Palestra tendo como tema: "Diabetes - Evite e Viva Bem", e serviços como aferição de pressão arterial e Teste glicêmico, além de encaminhamento para cardiologista nos casos necessários.






PRIMEIRO ENCONTRO DO RECÉM CRIADO GRUPO DA 3ª IDADE DO BAIRRO BOM JESUS


A Secretaria Municipal da Desenvolvimento Social, através do CRAS, implantou neste mês de abril, no Bairro Bom Jesus o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos.  A ação também incentiva formas de melhorar as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e troca de experiências entre os cerca de 30 participantes. 

O serviço possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.‘’Isso nos permite realizar atividades que contribuem para o processo do envelhecimento saudável, para o fortalecimento da autonomia, de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social atingindo os objetivos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos”, ressaltou Márcia Fernanda, Coordenadora do CRAS. 

No primeiro encontro, foi realizada uma palestra sob o comando da Técnica de Referência do SCFV, Josélia Vasconcelos (Bibia). A atividade contou com a presença da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Rosicleide Oliveira, que vivenciou na prática o resultado das atividades: “O foco do trabalho veio ao encontro das necessidades do grupo. Temos a certeza que o trabalho vem trazendo além do fortalecimento da amizade do grupo, a ampliação de conhecimento em diversas áreas atendendo o nosso objetivo que é a melhoria de qualidade de vida das pessoas, das famílias, do grupo e da própria comunidade em que está inserida”, destacou a secretária. 





sexta-feira, 15 de abril de 2016

SEMANA DO COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE, NA ESCOLA FRANCISCO CHAVES PERAZZO



Com o objetivo de sensibilizar a comunidade através das crianças sobre a importância de se combater o mosquito Aedes Aegypti, causador da Zica, Chikungunya e Dengue, a Escola Municipal Francisco Chaves Perazzo realizou a campanha junto à comunidade escolar esclarecendo sobre o vetor e as doenças que vem causando muitas mortes. 

A Escola incentivou atitudes de prevenção ao mosquito e e combate à sua proliferação, evitando assim as doenças. "O ano de 2016 começou com aumento dos casos de dengue, em relação a 2015. Tendo em vista a epidemia que ainda penaliza a cidade de Tuparetama e a necessidade de esclarecimento à população escolar, torna-se de alta relevância este projeto" ressaltou a diretora da escola, Taysa Mirtes. 

O encerramento das atividades da semana de combate ao Aedes aconteceu com passeata e apitaço dos estudantes e professores da escola pelas ruas da cidade, alertando a população para a importância do trabalho de cada um no combate ao mosquito. De volta à escola as crianças assistiram a encenação das arte-educadoras do SCFV do CRAS, Erika Velez e Katiane Oliveira, sobre o mosquito e formas de combate à sua proliferação. 








INSCRIÇÕES PRORROGADAS PARA O CURSO DE ORATÓRIA. NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...