quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

MENSAGEM DE NATAL DO PREFEITO DÊVA PESSOA


Está chegando o natal, um momento para refletirmos, para olharmos para as nossas famílias, nossos amigos, nossos vizinhos, de olharmos para todos, com o sentimento fraterno de que somos todos iguais. 

Desejo a todos de Tuparetama um natal cheio de luz, paz, harmonia e prosperidade, renovando o nosso compromisso com cada cidadão da nossa amada cidade, de continuar lutando por um futuro cada vez melhor para o nosso povo. 

Com a verdade, com transparência, com determinação, vamos fazer do amanhã sempre um dia de celebrarmos a fraternidade e a solidariedade, tão enraizadas na nossa gente. 

Feliz Natal e boas festas para toda a população da nossa querida e amada Tuparetama, e que tenhamos um ano novo de muitas realizações e vitórias.

Edvan César Pessoa da Silva
Prefeito de Tuparetama

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

DANILO CABRAL VISITA TUPARETAMA E CONFIRMA LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA O MUNICÍPIO


O Secretário Estadual de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral,  esteve em visita a cidade de Tuparetama na sexta-feira, 18 de dezembro.  O encontro com Danilo Cabral aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, onde o prefeito Dêva Pessoa assinou juntamente com o Secretário os documentos para liberação de recursos do FEM para Tuparetama.

Sobre a visita a Tuparetama, Danilo Cabral comentou: " Minha palavra é de gratidão ao povo de Tuparetama, município onde encerramos a visita ao Sertão do Pajeú nesta sexta-feira (18). Cumprir essa agenda na região toca nosso coração de uma forma muito sincera, porque a relação que firmamos com o Pajeú é de amizade, de carinho. Por isso, é com muita satisfação que voltamos ao município para apresentar um conjunto de ações que respondem à parte das demandas da população". 

Danilo Cabral confirmou a liberação da segunda parcela do FEM (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal) de 2014 para as obras de construção das praças Prefeito Elias Pessoa e do Ancião, de ampliação da Unidade Mista de Saúde Severino Souto Siqueira e de reconstrução da Praça do centro da cidade. Um total de mais de R$ 135 mil em investimentos realizados numa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Tuparetama. 

"Também anunciamos a liberação de 400 mil reais referentes às emendas parlamentares, recursos que serão aplicados em saúde e infraestrutura. O ano de 2016 será duro, desafiador, então, precisamos nos unir cada vez mais, para tratar do que é de interesse do povo e seguir avançando" complementou Danilo Cabral. 




TUPARETAMA EM COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPIT

 
Em função do alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti em Tuparetama e vários municípios da região,  principal vetor transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, a Prefeitura iniciou na semana passada uma grande campanha de combate ao mosquito com o objetivo de sensibilizar toda a população quanto aos riscos da doença e a necessidade da contribuição de todos na eliminação dos criadouros do inseto. 

Os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde e ACS também estarão presentes nos mutirões, com fumacê, visitando cada residência para orientar os moradores quanto ao combate; verificar a presença de larvas do mosquito; aplicar veneno em caixas d’água e outros recipientes que são criadouros do inseto. 

Por se tratar de uma ação de governo, o prefeito Dêva Pessoa realizou antecipadamente uma reunião de sensibilização sobre a campanha de combate ao Aedes Aegypit com os secretários municipais e representantes de instituições governamentais, escolas e igrejas “Não vamos medir esforços para proteger nossa população, queremos todos envolvidos no combate ao Aedes Aegypit”, destacou.   





SAÚDE BUCAL - Prefeitura dá continuidade ao Programa de doação de Próteses Dentarias





quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

COM SEU IPTU EM DIA TUPARETAMA FAZ MUITO MAIS POR VOCÊ. PAGUE COM DESCONTO ATÉ 30 DE DEZEMBRO



Tuparetama é de todos nós e você faz parte dos trabalhos e dos serviços prestados em nosso município. É com o pagamento em dia do seu IPTU que você colabora como cidadão para o bom funcionamento da sua cidade.
Se você ainda não pagou seu IPTU evite atrasos e multas. Você tem até o dia 30 de dezembro para pagar o IPTU 2015 com 10% de desconto. Exerça seu papel de cidadão e aproveite esta oportunidade para ficar em dia com o IPTU.  


SERVIDORES DE TUPARETAMA JÁ RECEBERAM 2ª PARCELA DO 13° SALÁRIO


A Prefeitura de Tuparetama iniciou na semana passada o pagamento da segunda parcela do 13º (décimo terceiro) salário referente ao ano de 2015. Os proventos são creditados nas contas dos funcionários efetivos e comissionados do município. A administração municipal cumpre desta forma o compromisso assumido com os seus servidores e honra com a mais sagrada de todas as obrigações de uma gestão, o pagamento em dia. 

De acordo com o Prefeito Dêva Pessoa, o que para muitos é apenas uma obrigação, para ele e os membros da gestão é fruto de muito planejamento, probidade e respeito com o dinheiro público. O gestor lembra que mesmo com as dificuldades advindas da crise que assola o país, o município não parou e não deixou de cumprir com as suas obrigações, realizando obras, prestando os serviços públicos a população e pagando a folha de salários dos servidores. 

A primeira parcela do 13º (décimo terceiro) 2015 já havia sido paga no mês de junho. Segundo o Secretário de Finanças, Anderson Rodrigues, a meta agora é garantir o pagamento das folhas do mês de dezembro cumprindo  o fato louvável da gestão do prefeito Dêva Pessoa que vem mantendo há 3 anos consecutivos o pagamento dos servidores do município de Tuparetama sem falhas.  

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

1ª FEIRA AGROECOLÓGICA DE TUPARETAMA É REALIZADA COM SUCESSO DE PÚBLICO E VENDAS


A 1ª Feira Agroecológica de Tuparetama, iniciativa da Prefeitura através da sua Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, com a parceria de instituições como o IPA, A UFRPE /UAST e outras secretarias e diretorias municipais aconteceu na tarde e noite desta quinta-feira, 10 de Dezembro, do Pátio da Igreja Matriz. 

A iniciativa que já acontece com sucesso em muitas cidades do país, facilitando o acesso da população aos pequenos produtores, sem intermediários também teve o mesmo sucesso em nossa cidade, com a participação do público e boa venda de todos os expositores. 

O evento também teve a presença de artistas convidados, que enriqueceram a programação com apresentações culturais - declamação de poesia, dança e muito forró com Biu Quincas e seu regional. 

O secretário de Desenvolvimento Rural Gilmar Aguiar comemorou o sucesso do evento, agradecendo o empenho dos parceiros e colaboradores, além dos feirantes.  Agora o objetivo é tornar a feira um evento regular, que possa ser organizado e mantido pelos produtores locais com o apoio da Prefeitura, secretaria e instituições. Para isso serão realizadas reuniões de planejamento nos próximos dias.  











PREFEITO DÊVA PESSOA FEZ A ENTREGA DE ÓCULOS DE GRAU A 50 CRIANÇAS


O prefeito Deva Pessoa fez a entrega esta semana (dia 07) de cinquenta óculos a crianças do município. A iniciativa beneficiou estudantes da rede municipal de ensino, com idade entre cinco e doze anos. 

A ação aconteceu no Centro de Convivência e foi possível graças a parceria estabelecida entre a Secretaria de Saúde de Tuparetama e a Organização Social IDESNE. Os alunos contemplados apresentavam dificuldades de leitura ocasionada por problemas oculares.





ENTREGA DO DIPLOMA "DESTAQUES DO ANO 2015" PARA DESPORTISTAS E LEITORES


Aconteceu na noite desta terça-feira, 8 de Dezembro, a homenagem aos destaques 2015 de Tuparetama entregues pela  Diretoria Municipal de Esportes e a Biblioteca Pública Municipal Escritor Monteiro Lobato, ambas integrantes da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes.

Receberam os diplomas  de DESTAQUES 2015 EM ESPORTES:

  • Pastor Jailson Alves Da Cruz - Parceiros e Incentivadores dos Esportes
  • Marcos Antônio Filho - Treinador De Futebol
  • Layla Leylane Beserra Lucena - Treinador De Handebol
  • Ailson Michael Da Silva Souza-   Treinador De Futsal Masculino
  • José Renato Lins -   Professor de Educação Física
  • Maria Eduarda Nunes Da Silva - Atleta Revelação Dos Jogos Escolares – Feminino e Melhor Jogadora De Handebol Feminino.
  • Gustavo Barbosa Silva - Atleta Revelação Dos Jogos Escolares – Masculino
  • Thauana Nayara Paiva Siqueira Atletismo – Feminino
  • Romero Torres Nascimento - Atletismo – Masculino
  • Maria Regina Judô – Feminino
  • Gabriel Valdevino - Judô – Masculino
  • Patrick Ferreira Santos - Melhor Jogador De Handebol Masculino
  • Welton Lopes Da Silva -   Melhor Jogador De Vôlei
  • Náutico Futebol Clube - Melhor Equipe De Futebol
  • Thiago Henrique - Atleta Revelação De Futebol
  • Inaldo S. Souto - Artilheiro De Futebol
  • Alex José Justino Pereira - Melhor Jogador De Futebol

Os nomes dos Destaques foram escolhidos a partir de uma lista com os melhores do ano elaborada pela Diretoria de Esportes. Uma comissão composta por esportistas, professores, comerciantes e torcedores foi consultada pelo Diretor de Esportes para chegar finalmente aos nomes vencedores.

OS DESTAQUES DO ANO EM LEITURA entregues pela Biblioteca Pública Municipal Escritor Monteiro Lobato foram:

  • ANTÔNIO FERREIRA DE MELO NETO - VOLUME DE LEITURA (leitura em quantidade); - LEITORES ATUANTES; - FAMÍLIA QUE APOIA A LEITURA 
  • ANA MARIA DE SALES - VOLUME DE LEITURA (leitura em quantidade) - FAMÍLIA QUE APOIA A LEITURA 
  • MARIA LETÍCIA DE LIMA E SILVA - VOLUME DE LEITURA (leitura em quantidade); - LEITORES ATUANTES; - FAMÍLIA QUE APOIA A LEITURA 
  • WISLA CIBELE DE LIMA SILVA - LEITORES ATUANTES; - FAMÍLIA QUE APOIA A LEITURA
  • JOSÉ EDUARDO MELO DE LIMA COSTA - VOLUME DE LEITURA (leitura em quantidade); - LEITORES MAIS JOVENS; - FAMÍLIA QUE APOIA A LEITURA 
  • ANTONY FRAZÃO AMARAL - VOLUME DE LEITURA (leitura em quantidade); - LEITORES MAIS JOVENS; - FAMÍLIA QUE APOIA A LEITURA 
  • CLÁUDIA FRANQUIELE DA SILVA NUNES - ESTUDANTES DE CURSOS E CONCURSOS
  • DHEMI GUEDES DE MACEDO - ESTUDANTES DE CURSOS E CONCURSOS 
  • ÉRIKA DAYANE VELEZ - CONTADORES DE HISTÓRIAS E INCENTIVO À LEITURA
  • MARCELA MARCELINO DE BRITO - CONTADORES DE HISTÓRIAS E INCENTIVO À LEITURA
O evento de entrega dos diplomas aos homenageados contou com a presença do prefeito do município, Dêva Pessoa, secretários e convidados. A cerimônia teve ainda a apresentação musical do professor Joel Leite e aluno e participação do declamador Lima Junior.  O encerramento teve coquetel servido por Carla Patriota Recepções.










PREFEITO SE REÚNE COM REPRESENTANTES DAS SECRETARIAS E COMUNIDADE PARA TRATAR SOBRE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE


A Prefeitura Municipal de Tuparetama convocou secretários, diretores, representantes de entidades da sociedade civil, escolas e igrejas para uma REUNIÃO DE URGÊNCIA SOBRE O PLANO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI, o mosquito transmissor da Dengue e Zica, um dos fatores responsáveis pelo aumento dos casos de  MICROCEFALIA em Pernambuco. 

A reunião conduzida pelo prefeito Dêva Pessoa e Secretaria Municipal de Saúdeque aconteceu na quarta-feira, dia 09, no Auditório da Secretaria de Educação. Foram traçadas estratégias de ação no município para o combate ao mosquito da dengue, envolvendo a participação de toda a comunidade. 


2ª MARCHA MUNICIPAL DAS MULHERES REALIZADA EM TUPARETAMA


Nas diversas cidades do Brasil e do mundo mulheres marcham pelo fim dos atos violentos e pela garantia de direitos. São milhares de homens e mulheres em todo o mundo questionando, denunciando e trazendo à tona os problemas do machismo para a nossa sociedade. 

Em Tuparetama a 2ª Marcha das Mulheres aconteceu na segunda-feira, dia 07.  O ato procurou conscientizar a comunidade  para o fato de que as mulheres continuam sendo vítimas da violência, na maioria das vezes doméstica,  que o Estado não garante segurança e precisa efetivar direitos como o foco na saúde integral da mulher não apenas na maternidade e que é preciso cobrar mais segurança e qualidade de vida para todas as mulheres, que é preciso acabar com agressões verbais e físicas, com os assédios sexuais e morais contra a mulher, 

A 2ª Marcha das Mulheres de Tuparetama saiu da praça em frente a Prefeitura por volta das 9 horas da manhã e percorreu as principais ruas da cidade,  encerrando-se no Pátio da Feira. A realização é da Coordenadoria Municipal da Mulher  com apoio do CRAS, Secretaria de Desenvolvimento Social e Prefeitura Municipal de Tuparetama.



segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

MUNICÍPIO HOMENAGEIA DESTAQUES DO ANO EM ESPORTES E LEITURA NESTA TERÇA-FEIRA


A Diretoria Municipal de Esportes e a Biblioteca Pública Municipal Escritor Monteiro Lobato, ambas integrantes da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes realizarão pela 1ª vez em Tuparetama o evento em que serão homenageados com diploma os DESTAQUES DE 2015. O cerimonial de entrega do ‘Destaques do Ano’ acontecerá a partir das 19h no Centro Recreativo Professor Rabêlo.

A Diretoria de Esportes, sob comando do diretor Marcelo Gerônimo, o popular Marcelão, anunciará os DESTAQUES 2015 nas categorias:
  • Parceiros e Incentivadores dos Esportes
  • Treinador De Futebol
  • Treinador De Handebol
  • Treinador De Futsal Masculino
  • Professor de Educação Física
  • Atleta Revelação Dos Jogos Escolares – Feminino
  • Melhor Jogadora de Handebol
  • Melhor Jogador De Handebol
  • Atleta Revelação Dos Jogos Escolares – Masculino
  • Destaque Atletismo – Feminino
  • Destaque Atletismo – Masculino
  • Destaque Judô – Feminino
  • Destaque Judô – Masculino
  • Melhor Jogador de Vôlei
  • Melhor Equipe de Futebol
  • Atleta Revelação de Futebol
  • Artilheiro de Futebol
  • Melhor Jogador de Futebol

Os nomes dos Destaques foram escolhidos a partir de uma lista com os melhores do ano elaborada pela Diretoria de Esportes.  Uma comissão composta por esportistas, professores, comerciantes e torcedores foi consultada pelo Diretor de Esportes para chegar finalmente aos nomes dos DESTAQUES que serão diplomados na noite desta terça, 8 de Dezembro.

A Biblioteca Pública Municipal Escritor Monteiro Lobato também homenageará os DESTAQUES DO ANO, com enfoque nos leitores que participaram das atividades realizadas durante 2015 e no volume de leitura.  As categorias que serão laureadas são:
  • Leitores com maior VOLUME DE LEITURA (leitura em quantidade)
  • FAMÍLIA QUE APOIA A LEITURA
  • LEITORES ATUANTES
  • LEITORES MAIS JOVENS
  • ESTUDANTES DE CURSOS E CONCURSOS
  • CONTADORES DE HISTÓRIAS e INCENTIVADORES À LEITURA

Para chegar aos nomes dos homenageados a equipe da Biblioteca Municipal tendo à frente o coordenador Wellinton Batista analisou os dados estatísticos como fichas de empréstimos e registro de participação nos eventos da Biblioteca.

Para o coordenador Wellinton, "Esses dados não indicam apenas valores numéricos, mas principalmente valores humanos. É importante aprender desde criança como é fundamental cada um fazer sua parte e somar forças quando se trata de formação cultural: os leitores, as famílias e as instituições públicas, em especial o Governo Municipal na pessoa do prefeito Dêva Pessoa que nos tem apoiado nas diversas ações de incentivo e promoção da leitura."

O evento de entrega dos diplomas aos homenageados contará com a presença do prefeito municipal, secretários e convidados. A cerimônia não será aberta ao público, apenas para os homenageados e convidados.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

TUPARETAMA ENTRE OS 5 MUNICIPIOS MAIS TRANSPARENTES DO PAJEÚ EM RANKING DO TCE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) lançou nesta semana (terça-feira, 1/12) um ranking para medir o grau de divulgação dos dados públicos das prefeituras municipais. Com base na análise dos portais das transparências municipais, o TCE divulgou o índice dos municípios mais transparentes. As 184 cidades de Pernambuco foram mapeadas pelos técnicos que colheram informações das Leis de Transparência, de Responsabilidade Fiscal e exigências previstas na Lei de Acesso à Informação (LAI).


A partir do levantamento foram definidos 51 critérios de avaliação, detalhados em 149 subcritérios,
considerando o grau de atendimento das exigências legais  (sim, não ou parcialmente). O detalhamento da pesquisda do TCE permitiu a elaboração de rankings por regiões do Estado. No Pajeú, por exemplo, Tuparetama está entre os 5 municípios mais transparentes, ao lado dos outros 4 melhores ranqueados:  Triunfo, Carnaíba, Santa Cruz da Baixa Verde e Afogados da Ingazeira.
“Recebemos o bom resultado de Tuparetama no ranking de transparência do TCE como o reconhecimento do trabalho feito. É uma satisfação muito grande termos nossa gestão bem avaliada pelo TCE, o órgão que acompanha e fiscaliza tudo o que feito com o dinheiro público. Para nós que estamos a frente da gestão pública, o resultado dessa pesquisa vem como um alento num ano de tantas dificuldades e tantos desafios enfrentados por nós, gestores municipais. Estamos colhendo o resultado de um trabalho sério, pautado pela responsabilidade com o orçamento e, principalmente, em prol do bem estar da população", comentou o Prefeito Dêva Pessoa.

Os demais municípios do Pajeú encontram-se divididos em posição moderada intermediária (Itapetim e São José do Egito), em situação tida como insuficiente no tocante ao acesso à informação (Tabira, Brejinho, Iguaracy, Ingazeira, Quixaba, Solidão, Serra Talhada e Calumbi) e os considerados em situação crítica no que tange à transparência pública ( Santa Terezinha e Flores).
O ranking confirma o compromisso da administração de Tuparetama com a responsabilidade fiscal, o respeito ao patrimônio público e a gestão transparente.  Estes são requisitos básicos para prestar contas a uma sociedade cada vez mais vigilante e ciente de seus direitos, dentre ele o de saber onde e como é aplicado cada centavo do dinheiro público.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...