quarta-feira, 26 de agosto de 2015

CONVITE - II CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES


PREFEITO DÊVA PESSOA VISITA OBRAS DA QUADRA DE ESPORTES DO BAIRRO BOM JESUS


O prefeito Dêva Pesoa tem acompanhado de perto a construção da quadra de esportes no Bairro Bo mJesus. A obra é realizada com recursos do governo federal/FNDE/Ministério da Educação em parceria com o governo municipal. Está sendo instalada a cobertura da quadra, que contará com espaço poliesportivo e vestiários. Nessa terça-feira Dêva Pessoa esteve na obra ao lado dos engenheiros responsáveis, do secretário de Finanças Anderson Rodrigues e do secretário de Obras Ozail Siqueira.




BIBLIOTECA DE TUPARETAMA INICIA NESTA QUINTA O PROJETO "CAFÉ MEMÓRIA" PARA ADULTOS E IDOSOS



A Biblioteca Pública Municipal Escritor Monteiro Lobato, de Tuparetama, que funciona no mesmo espaço da Casa da Cultura, inicia nesta quinta-feira dia 27 de agosto o projeto Café Memória. Trata-se de um  encontro que deverá acontecer uma vez por mês na Biblioteca,  aberto à participação da comunidade, em especial do público chamado de "3ª idade" ou seja, com idade acima dos 55 anos, embora não haja idade mínima para participação do projeto.

O encontro Café Memória tem como objetivos incentivar a frequência de adultos e idosos no espaço da Biblioteca e Casa da Cultura,  a troca  de experiências, apresentações culturais e conversas sobre a vida e a história pessoal dos participantes, contribuindo para o registro da memória do município,   a melhoria da qualidade de vida e fim do isolamento em que muitas pessoas idosas tantas vezes sem encontram.

Como participar do Café Memória? Não é necessário convite nem ingresso para frequentar. O acesso é livre e gratuito.  Basta se dirigir à Biblioteca Municipal (ao lado da Igreja Matriz) a partir das 19:30h nesta quinta-feira 27 de agosto e pede-se apenas às pessoas que conversem sobre os temas apresentados e que participem das atividades propostas pelos organizadores. O encontro é finalizado com um café coletivo (haverá chá e suco para quem não toma café) com biscoitos e bolo. 

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

PREFEITO DÊVA PESSOA ESTÁ EM RECIFE E BUSCA SOLUÇÕES PARA O ABATEDOURO DE TUPARETAMA


O prefeito de Tuparetama, Dêva Pessoa, esteve nesta segunda-feira (24) na Coordenação de Abatedouros do Estado de Pernambuco, para tratar da questão do abatedouro deste município. Dêva Pessoa foi em busca de orientações junto ao órgão do governo estadual para dirimir dúvidas a respeito do assunto e ao mesmo tempo apresentar a notificação emitida pelo MTE. O prefeito levou fotos atuais da situação em que se encontra o abatedouro de Tuparetama e a notificação recebida. 

A visita do prefeito Dêva Pessoa contou com a presença de Dr. Domingos e Antonio Neto, que coordenam os Abatedouros Regionalizados, como os de Palmares e Itambé dentre outros. Os coordenadores apresentaram ao prefeito o perfil e a estrutura dos abatedouros que administram e deixaram claro que seus abatedouros também são deficitários, mesmo tendo estrutura maior e chegando a abater em alguns casos até 250 bovinos por dia. 

A conversa inicialmente foi intermediada pela presidente da Adagro, Dra. Erivania Camelo. Dêva conheceu a estrutura de abate dos abatedouros regionais e acordaram, como encaminhamento, uma visita da Equipe do CEASA a Tuparetama possivelmente ate a próxima segunda-feira. Enquanto isso, com seu abatedouro interditado, Tuparetama permanecerá abatendo os animais em Afogados da Ingazeira. 

Diante das informações e orientações recebidas, o prefeito Dêva Pessoa comentou que parece improvável a reabertura do abatedouro de Tuparetama e de outras cidades circunvizinhas. "A estrutura e o tamanho dos abatedouros atuais nada tem a ver com os nossos, construídos ainda na gestão de Jarbas Vasconcelos. A estrutura do nosso abatedouro está ultrapassada até em relação a sua área construída. Se abatedouros de grande porte como aqueles que o governo do estado administra estão deficitários, imagine um de pequeno porte como o nosso, isso sem citar os custos já que somos obrigados a absorver todas as despesas necessárias para seu funcionamento", ponderou o prefeito.

APRESENTAÇÃO TEATRAL DE LEITURAS DRAMATIZADAS NESTA TERÇA-FEIRA NO CENTRO PROF. RABÊLO


VISITE A EXPOSIÇÃO DE ARTE DESTE MÊS NA CASA DA CULTURA


SEGURANÇA PÚBLICA FOI TEMA DE PALESTRA REALIZADA HOJE EM TUPARETAMA


A Polícia Militar e a Prefeitura de Tuparetama através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Coordenadoria da Mulher, realizaram na manhã desta segunda-feira (24) uma palestra sobre a segurança pública com a Capitã Myrele. 

O evento aconteceu no Centro de Convivência da 3ª Idade e contou com a presença de várias representações da sociedade como associações comunitárias, Conselho Tutelar, secretarias municipais e vereadores de Tuparetama, 

A palestra teve como objetivo despertar os presentes para a importância da participação popular na segurança da comunidade e na preservação do bem estar de todos, tendo em vista sobretudo as recentes ocorrências de furto e violência registradas no município e circunvizinhança. Outro ponto abordado foi a questão da violência relacionada ao consumo e venda de drogas.  






sexta-feira, 21 de agosto de 2015

GOVERNO DE TUPARETAMA ANTECIPA PAGAMENTO DE SUAS COTAS DO GARANTIA SAFRA

A Prefeitura de Tuparetama através da sua Secretaria de Desenvolvimento Rural já efetuou o pagamento da última parcela referente à cota do município do GARANTIA SAFRA que tinha o vencimento para o dia 01 de setembro. O prefeito Dêva Pessoa autorizou o adiantamento da cota de competência da gestão municipal para que os agricultores possam receber agora em setembro a primeira parcela.

Para o  garantia safra 2015/2016 foram solicitadas 597 cotas permanecendo a  mesma quantidade de 2014/2015. O produtor receberá 850 reais em 5 parcelas de 170 reais. As inscrições serão feitas no município a partir da próxima semana, sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Rural. "Faremos um calendário por comunidade, para que juntamente com o Condrust possamos atender todas as localidades, agilizando a garantia desse benefício a todos os produtores rurais de nossa Tuparetama” afirma Gilmar Aguiar. 

Na semana passada Gilmar Aguiar participou de capacitação do garantia safra 2015/2016 em Afogados da Ingazeira, onde foi apresentado o novo coordenador do programa em Pernambuco, Flávio Duarte. 

TUPARETAMA REALIZA SEU 1º FESTIVAL DE VIOLEIROS BOM JESUS DO PAJEÚ


A Prefeitura de Tuparetama através da sua Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes realizou nessa segunda-feira, 17 de agosto, o 1° FESTIVAL DE VIOLEIROS BOM JESUS DO PAJEÚ.  O evento foi idealizado, produzido e organizado pelo poeta e escritor Lima Junior, que faz parte da equipe de governo. 

O Festival aconteceu no espaço do Hall de Eventos da Academia da Cidade, tendo como integrantes da Comissão Julgadora os poetas Domênico Perazzo,  Mariana Veras, Vanja de Santo Izidio  e Cláudia Araújo.  Valdir Teles e Zé Viola foi a dupla vencedora do Festival, ficando em 2° lugar Rogério Menezes e Raimundo Caetano e em 3° lugar  Sebastião Dias e Diomedes Mariano.

O Festival contou ainda com as apresentações culturais dos declamadores Samuel Aragão, Aldo Neves, Dudu Moraes e Antônio Marinho, além de show musical com Galego do Pajeú.








SEGURANÇA PÚBLICA É TEMA DE PALESTRA EM TUPARETAMA


quinta-feira, 20 de agosto de 2015

SECRETARIA DE SAÚDE: Campanha de vacinação contra pólio


CIRCUITO PEDAL DO COOPERATIVISMO EM TUPARETAMA


A cidade de Tuparetama recebeu no domingo, 16 de agosto, a etapa do CIRCUITO PEDAL DO COOPERATIVISMO, uma realização do SICOOB PAJEÚ com apoio local do Governo Municipal. O Circuito de Pedal do Cooperativismo é um evento de ciclo turismo realizado pelo Sicoob Pajeú Agreste nas cidades onde a instituição atua. 

Dividido em dois percursos, sendo um com 22 km e o outro com 55 km, o evento contou com cerca de 70 ciclistas das cidades de Tuparetama, Brejinho, Itapetim e São José do Egito. A concentração e largada dos ciclistas foi na Academia da cidade, com aquecimento físico coordenado pelo professor Antônio Carlos, da equipe municipal de Saúde.

Durante o percurso os ciclistas contaram com 4 veículos de apoio nos 55 km e dois veículos de apoio nos 22 km,  uma ambulância cedida pela Prefeitura Municipal de Tuparetama e um caminhão para recolher ciclistas com problemas nos trajetos. 

Foram servidos café da manhã para os ciclistas na Academia da Cidade, suplementos em pontos estratégicos e ao final do circuito, na volta à cidade de Tuparetama, os participantes tiveram almoço servido pela organização do evento e Prefeitura municipal. 






quarta-feira, 12 de agosto de 2015

TUPARETAMA ESTÁ ENTRE MUNICÍPIOS HOMENAGEADOS PELO AVANÇO NO IDEPE

O Governador do Estado de Pernambuco Paulo Câmara e Fred Amâncio Secretário de Educação, vão entregar nesta terça-feira 11 de agosto, premiação do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco – IDEPE, aos Prefeitos das cidades de Brejinho – José Vanderlei, Carnaíba – José Mário, Triunfo - Luciano Fernando, Quixaba - José Pereira, Santa Cruz da Baixa Verde - Tássio Bezerra, São José do Egito – Romério Guimarães, Tuparetama - Edvan César Pessoa e Solidão - Maria Aparecida.
Dos 10 melhores resultados do estado, 7 municípios são do Sertão do Pajeú, nos anos iniciais e 5 municípios nos anos finais do ensino fundamental.
A cerimônia está marcada para as 11:00 horas, no Salão de Bandeiras, Palácio do Campo das Princesas.
IDEPE 2014 - Escolas Municipais – ANOS INICIAIS
BREJINHO
CARNAIBA
TRIUNFO
QUIXABA
SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE
SAO JOSE DO EGITO
TUPARETAMA
IDEPE 2014 - Escolas Municipais – ANOS FINAIS
CARNAIBA
SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE
SAO JOSE DO EGITO
SOLIDÂO
TRIUNFO



segunda-feira, 10 de agosto de 2015

SÁBADO HAVERÁ FORRÓ E BINGO NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA 3ª IDADE DE TUPARETAMA. PARTICIPE!


AÇÃO DA GESTORA DO BOLSA FAMÍLIA EVITA BUROCRACIA PARA ESTUDANTES DA EREMCOT


A Secretaria de Desenvolvimento Social e o CRAS destacam a ação da Gestora do Bolsa Família, SABINA TOBIAS, que iniciou neste mês de agosto o trabalho de busca ativa do NIS dos estudantes da Escola de Referência Cônego Olimpio Torres, para inscrições do SSA. Com a iniciativa de ir à escola para a realização deste trabalho, os estudantes são beneficiados e não se prejudicam nos seus estudos, já que não precisarão se deslocar até a sede do Bolsa Família para o cadastro.


CRAS DE TUPARETAMA REALIZOU ENCONTRO COM ACS SOBRE DROGAS


O CRAS Municipal  realizou com os Agentes Comunitários de Saúde uma atividade de formação que teve como tema: "O papel da Equipe de Saúde da Família na atenção aos usuários de álcool e outras drogas".  O encontro teve como objetivo principal discutir com os ACS o papel da equipe de Saúde da Família na atenção aos usuários de álcool e outras drogas, apresentando a estratégia de Redução de Danos e desmistificando o preconceito contra as drogas. Esta ação fez parte da programação desenvolvida pelo CRAS para trabalhar a Semana Estadual contra as Drogas, em julho, O encontro foi ministrado por Janaína Mendes Diniz, psicóloga, técnica do CRAS - Tuparetama. 




6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL É REALIZADA COM SUCESSO


Com o tema “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de vez rumo a 2026”, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria de Desenvolvimento Social de Tuparetama-PE  realizaram no dia 05 de agosto (quarta-feira) a 6ª Conferência Municipal de Assistência Social. 

Direcionada para sociedade civil e governo, a Conferência teve o intuito de discutir, avaliar e propor diretrizes para a efetivação do SUAS. As atividades aconteceram no Centro de Convivência da 3ª Idade. A abertura oficial do evento contou com a presença de secretários municipais de Saúde, de Educação e de Cultura, do líder do governo na Câmara de Vereadores e do vice-prefeito Ivai Cavalcante (em substituição ao prefeito Dêva Pessoa, em viagem a Brasilia) e com a participação de crianças e jovens que são assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município. 

“A conferência é o processo de conferir os avanços e os desafios da política de assistência no nosso município, tanto na cidade quanto no campo, além de ser um momento de discutir e planejar propostas para efetivação das políticas públicas na área da assistência social para os próximos anos”, destacou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ana Paula de Melo. Na oportunidade, a secretária de Desenvolvimento Social de Tuparetama, Rosicleide Leopoldino, salientou o empenho da equipe da secretaria e do gestor Dêva Pessoa para o sucesso dos vários programas e projetos, não só na área urbana mais também em toda zona rural do município. 

Divididos em grupos de trabalhos os participantes da conferência discutiram os subtemas estratégicos: enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos e transferência de renda nos territórios; pacto federativo e a consolidação do Suas e o fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática. A Conferência Municipal reuniu propostas que serão encaminhadas para a 10ª Conferência Estadual de Assistência Social.












Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...