domingo, 31 de maio de 2015

COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA A 1ª SEMANA DO BEBÊ DE TUPARETAMA. CONFIRA A PROGRAMAÇÃO E PARTICIPE!




TUPARETAMA ESTÁ ENTRE OS POUCOS MUNICÍPIOS DO ESTADO QUE CUMPREM LEI DA TRANSPARÊNCIA

Do blog de Nill Junior:


No Sertão, só Arcoverde, Tuparetama, Itapetim e Carnaíba cumprem Lei da Transparência

 
dp
O Diário de Pernambuco de hoje traz reportagem especial sobre os sites com Portal da Transparência em Pernambuco. A matéria traz um dado muito preocupante: de cada quatro cidades no Estado, três não atualizam dados como manda a Lei 131/2009, conhecida como a Lei da Transparência.
Segundo o levantamento, dentre as cidades mais próximas do ideal previsto em lei, estão Recife, Jaboatão, Moreno, Vitória, Sairé, Machados, Águas Belas, Pesqueira, Arcoverde, Sertânia, Tuparetama, Itapetim, Carnaíba e Granito.
No Pajeú, todas as demais cidades estão classificadas como cidades que tem o Portal, mas precisam de melhorias de usabilidade (como São José do Egito e Triunfo), cidades com Portal não encontrado (como Flores e Santa Cruz da Baixa Verde) ou Portal que não existe, está desatualizado ou fora do ar (situação de Afogados, Serra Talhada, Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Iguaraci, Santa Terezinha, Quixaba, Solidão e Tabira).

sexta-feira, 22 de maio de 2015

CONVITE

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tuparetama com o apoio da Prefeitura Municipal, convida toda a população para participar da 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que acontecerá nessa quinta-feira, dia 28 de maio no Centro Recreativo Professor Rabêlo, com credenciamento a partir das 7 horas da manhã.

Venha exercer sua cidadania e trazer sua contribuição sobre o tema desta conferência,  que tratará do Plano Decenal dos Direitos da Criança e Adolescente – Fortalecendo os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

CULTURA DE TUPARETAMA LEVA TEATRO PARA PÚBLICO DA CIDADE E DO CAMPO


Com a proposta de promover as artes cênicas no município, incentivar a criação de novos grupos teatrais e a formação de platéia, terá início nesta quinta-feira (21) o projeto Circuito Teatral de Leituras Dramatizadas da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes em parceria com o Coletivo Cultural Péda-quente e o Ponto de Cultura Dançando nas Alturas. 

Este primeiro circuito do projeto traz para o público o texto LAR DOCE LAR do autor, diretor e ator pernambucano Romualdo R. Freitas. A peça aborda com bom humor os conflitos familiares, as conturbadas relações entre pais e filhos e as dificuldades de abordagem sobre a questão da educação sexual de adolescentes. 

Para esta primeira rodada de leituras os organizadores convidaram os artistas de Tuparetama Cintia Martinelle, Daniel Generino, Fátima Souza, Edivan de Melo e também o recifense agora residente no município, Vinícius Xavier. Todos tem experiência em atuação e montagem de espetáculos. 

As leituras dramatizadas de LAR DOCE LAR acontecerão em três locais, sendo a primeira na Escola do campo José Agostinho (Comunidade Logradouro) nesta quinta-feira, 21. O texto será apresentado também no Centro de Convivência da Melhor Idade, na cidade, no dia 27 (quarta-feira) e na Escola do campo Anchieta Torres, no Distrito Santa Rita, dia 03 de junho. 

A proposta dos organizadores é que o projeto de Leituras Dramatizadas aconteça a cada bimestre, em espaços alternativos na cidade e na zona rural. O acesso é gratuito em todas as apresentações e, no caso do texto LAR DOCE LAR a idade mínima recomendada é de 14 anos.

TUPARETAMA TERÁ CONFERÊNCIA DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA MANHÃ DO PRÓXIMO SÁBADO


sábado, 16 de maio de 2015

Cimpajeú contemplado com máquina perfuratriz para escavação de poços artesianos

O município de Tuparetama sediou na manhã desta sexta-feira (15), uma reunião extraordinária do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú), que aconteceu no Centro Recreativo José Rabelo de Vasconcelos, no centro da cidade.

Na oportunidade, o Secretário Estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, entregou ao Consócio uma máquina perfuratriz para perfuração de poços artesianos e um caminhão de apoio cedidos pela referida secretaria, através do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).
“A vinda da perfuratriz é uma conquista para os municípios do Pajeú, pois viabilizará a perfuração de mais poços artesianos para socorrer a população que enfrenta uma situação calamitosa em virtude da falta de água, por isso, em nome do Consórcio queremos agradecer ao Governo do Estado por nos ajudar nesse momento de dificuldades”, afirmou o Prefeito de Tuparetama e Coordenador do Cimpajeú, Dêva Pessoa.
O secretário Nilton Mota destacou a importância das parcerias no enfrentamento à estiagem e convocou os prefeitos para a responsabilidade com a perfuratriz. Segundo ele, o objetivo é que sejam perfurados cerca de 200 poços até o dia 31 de dezembro.
Participaram da reunião os prefeitos Dêva Pessoa (Tuparetama), José Patriota (Afogados), Luciano Torres (Ingazeira), Romério Guimarães (São José do Egito), Guga Lins (Sertânia), Zé Mário (Carnaíba), José Wanderley (Brejinho), Arquimedes Machado (Itapetim), Zé Pretinho (Quixaba), Cida Oliveira (Solidão) e Delson Lustosa (Santa Terezinha).
Estiverem presentes ainda a Gerente Geral da Adagro, Erivânia Camelo, o Gerente Regional do IPA, Moacir Rodrigues, o presidente do Sindicato Rural, Orlando Ferreira, representantes das associações rurais, secretários municipais de Tuparetama e os vereadores locais Thiago Lima, Sávio Pessoa, Danilo Augusto, Hidalberto Lima, Joel Gomes, Hidelbrando Valdivino e Diógenes Patriota.
A máquina perfuratriz e o caminhão de apoio encontram-se no município de Tuparetama e sua utilização entre os vinte municípios do Cimpajeú será discutida na próxima reunião do Consórcio, dia 22 de maio, em Tabira.
Assessoria de Comunicação
Juliana Lima (87) 9810 4236
Fotos: Katiane Lopes








quinta-feira, 14 de maio de 2015

MÁQUINA PERFURATRIZ SERÁ ENTREGUE AO CIMPAJEÚ NESTA SEXTA-FEIRA EM TUPARETAMA

Representantes dos 21 municípios que compõem o Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú) se encontrarão na manhã desta sexta-feira (15), em Tuparetama, Sertão do Pajeú, para a reunião mensal do Consórcio.
Na oportunidade serão entregues ao Consórcio uma máquina perfuratriz para perfuração de poços artesianos e um caminhão de apoio cedidos pela Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária, através do IPA. Estarão presentes no encontro o Secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, que representará o Governador Paulo Câmara, e o Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota.
“Considerando que a maioria dos municípios do Pajeú passa por uma crise no abastecimento de água, sobretudo nas comunidades rurais, a conquista desta máquina para o Cimpajeú é um passo importante para ajudar a minimizar o problema”, afirma o Coordenador do Consórcio e Prefeito de Tuparetama, Dêva Pessoa.
Ainda segundo ele, serão estabelecidos critérios para a utilização da máquina pelos municípios integrantes. “Estamos preparando uma equipe especializada para iniciar os trabalhos de perfuração dos poços, beneficiando de imediato os municípios de maior necessidade; também vamos considerar o compromisso de cada município junto ao Consórcio, tanto no pagamento das mensalidades quanto na assiduidade dos gestores nas reuniões e discussões coletivas”, reitera.
Serviço
Reunião do Cimapajeú
Local: Centro Recreativo José Rabelo de Vasconcelos
Cidade: Tuparetama
Horário: 10:30h

Assessoria de Comunicação
Juliana Lima (87) 9810 4236

TUPARETAMA ENTRA NA CAMPANHA CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Para marcar o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, a rede de enfrentamento à violência infanto-juvenil do município de Tuparetama, composta pelo Conselho de Direito da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social e CRAS, realizará uma série de atividades de conscientização e apoio à campanha nacional, que este ano tem como tema: “Tráfico de Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual”.

Na segunda-feira (18), haverá uma caminhada pela feira livre da cidade, com participação dos alunos das redes Municipal, Estadual e Particular, e população em geral. A concentração será às 08h, em frente à Prefeitura. Após a feira livre a caminhada será encerrada na Rua Ernesto de Souza Leite, vizinho ao Supermercado Nordeste. Será oferecido atendimento psicossocial, jurídico Haverá adesivagem e panfletagem pelas ruas e comércio da cidade.

Na terça (19), às 14h, tem mobilização na Escola Municipal José Agostinho dos Santos, na comunidade do Logradouro, com oficinas psicossociais para crianças de 11 a 15 anos. Às 18h30, mobilização na Casa das Juventudes, na Vila Bom Jesus, com debates e oficinas psicossociais voltados para os pais.  O encerramento da campanha será no dia 26 de maio, no Distrito de Santa Rita, a partir das 08h, com atividades para jovens e adultos.

18 de maio – Nesta data em 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

 Assessoria de Comunicação
Juliana Lima (87) 9810 4236

quarta-feira, 13 de maio de 2015

NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE DO CIMPAJEÚ

É com imensa tristeza que recebemos na noite desta terça-feira (12 de maio) a notícia do falecimento do Sr. José Messias da Rocha. A cidade de Iguaracy perde não só um filho, mas uma pessoa amiga, uma figura humana que deixa o legado de humildade, determinação e honestidade aos familiares.
O CIMPAJEU, por meio de seu atual presidente, prefeito Edvan Cesar Pessoa da Silva (Tuparetama) e demais prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio, vem a público externar a mais irrestrita solidariedade ao companheiro Albérico Rocha, ex-presidente do CIMPAJEÚ, ex-prefeito de Iguaracy e atual Diretor de Extensão Rural do IPA, pela perda do seu genitor.
Unimos-nos a Albérico e à comunidade de Iguaracy nesta hora de dor e tristeza, desejando que Deus proteja e conforte a família enlutada.    

Edvan César Pessoa da Silva
Prefeito de Tuparetama
Presidente do CIMPAJEÚ

INSCRIÇÕES PARA O CONSELHO TUTELAR DE TUPARETAMA PRORROGADAS ATÉ O DIA 18


















Estão prorrogadas até dia 18 de maio as inscrições para o processo seletivo  do Conselho Tutelar do município de Tuparetama, Sertão do Pajeú.
As inscrições devem ser realizadas na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), das 08h às 12h. O edital está disponível para consulta nos órgãos públicos do município.
A eleição será realizada no dia 04 de outubro de 2015. A votação será em turno único, das 08h às 17h.  A apuração dos votos acontecerá logo após todas as urnas terem sido recolhidas ao local de apuração, e procedida pela própria Mesa receptora em local determinado pela Comissão.
A posse dos eleitos será feita no dia 10 de janeiro de 2016 pelo Prefeito Municipal Dêva Pessoa em sessão solene do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Assessoria de Comunicação
Juliana Lima (87) 9810 4236

terça-feira, 12 de maio de 2015

Encerrados os 40º Jogos Escolares de Tuparetama

Foram encerrados neste sábado, dia 09, a 40ª edição dos Jogos Escolares Fase Municipal 2015, em Tuparetama, Sertão do Pajeú. Em seu discurso de encerramento, o Prefeito Dêva Pessoa agradeceu a participação de todas as escolas e atletas e enalteceu a importância do esporte caminhar junto à educação.
 A competição começou na última quinta, dia 07, e contou com a participação de aproximadamente 350 alunos das Escolas Municipais Padre Adelmo Santos Simões, Francisco Chaves Perazzo, Francisco Zeferino Pessoa, Anchieta Torres e José Agostinho dos Santos, e das Escolas Estaduais Ernesto de Souza Leite e Cônego Olímpio Torres.
 Todas as partidas foram realizadas no Ginásio de Esportes Euclides Miguel, no centro da cidade. As modalidades são futsal e handebol. As escolas campeãs estão classificadas para a fase regional, em Afogados da Ingazeira. Confira os campeões por modalidade:
 Campeões
Handebol Pré-Mirim Feminino - Escola Municipal José Agostinho dos Santos
Handebol Mirim Feminino - Escola Estadual Ernesto de Souza Leite
Futsal Pré-Mirim Masculino - Escola Estadual Ernesto de Souza Leite
Futsal Mirim Masculino - Escola Estadual Ernesto de Souza Leite
Futsal Infantil Masculino: EREM Cônego Olímpio Torres
Futsal Juvenil Masculino - Escola Municipal Anchieta Torres
 Assessoria de Comunicação
Juliana Lima (87) 9810 4236









segunda-feira, 11 de maio de 2015

TUPARETAMA COMEMOROU O DIA DAS MÃES NO CAMPO E NA CIDADE

A Prefeitura de Tuparetama realizou nos dias 08, 09 e 10, uma belíssima programação para festejar o Dia das Mães no município. Na noite deste domingo (10), a festa aconteceu no hall de eventos da Academia das Cidades, e contou com a presença de dezenas de mães tuparetamenses.


A programação contou com apresentação do coral da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, apresentação e entrega de certificados aos alunos do curso de violão ministrado na Casa da Cultura pelo professor Joel Leite, homenagem à mãe mais velha do evento e apresentação do poeta Lima Júnior.
Bastante emocionado, o Prefeito Dêva usou a poesia para homenagear todas as mães tuparetamenses e agradecer a todas pela presença. A festa foi encerrada com show do cantor local Galego do Pajeú e sorteio de brindes.
A programação começou na sexta (08), às 09h, na Escola José Agostinho, no Logradouro, e às 19h na Escola Anchieta Torres, no Distrito de Santa Rita, com as mães que moram nas comunidades atendidas por essas escolas do campo.
Houve sorteio de presentes e apresentações culturais dos estudantes, artistas das comunidades e também dos jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do CRAS Municipal. Na noite do sábado (09), foi a vez das mamães e vovós do grupo da terceira idade Rainha da Paz serem homenageadas pela gestão municipal.
Assessoria de Comunicação
Juliana Lima (87) 9810 4236








sexta-feira, 8 de maio de 2015

TUPARETAMA REALIZA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DO DIA DAS MÃES


A Prefeitura Municipal de Tuparetama está realizando uma programação especial para festejar o dia das mães, comemorado neste domingo, 10 de maio. A programação começou nesta sexta (08), às 09h, na Escolas José Agostinho, no Logradouro. A partir das 19h a comemoração será na Escola Anchieta Torres, no Distrito Santa Rita, com as mães que moram nas comunidades atendidas por essas escolas do campo. 

Nas escolas foram programados sorteio de presentes e apresentações culturais dos estudantes, artistas das comunidades e também dos jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do CRAS Municipal. No domingo (10), a comemoração será com as mães que moram na cidade, no Hall da Academia da Cidade, a partir das 20:30h. Na oportunidade haverá homenagens, atrações culturais e sorteio de presentes. As mães que comparecerem irão concorrer a um fogão, um micro-ondas, uma churrasqueira, e outros eletrodomésticos. “Esperamos todas as mães para comemorarmos juntos essa data maravilhosa”, convida o Prefeito Dêva Pessoa.

Assessoria de Comunicação / Juliana Lima

COMEÇAM OS 40º JOGOS ESCOLARES DE TUPARETAMA

Teve início na manhã desta quinta-feira (07), a 40ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Tuparetama, Sertão do Pajeú. A competição é organizada pelas Secretarias de Educação e Cultura, Turismo e Esportes do município.

A abertura reuniu delegações de todas as escolas municipais e estaduais do município participantes do evento. Este ano são aproximadamente 350 alunos distribuídos em 32 equipes disputando seis modalidades.
Todas as partidas serão realizadas no Ginásio de Esportes Euclides Miguel, no centro da cidade. O encerramento será no sábado, dia 09. Os campeões de cada modalidade se classificarão para a fase regional, em Afogados da Ingazeira.
A competição foi aberta oficialmente pelo Secretário de Educação do município, Inaldo Marques, e pela primeira dama Núbia Mamede, que representou o prefeito Dêva Pessoa, que cumpria agenda na capital pernambucana. “Em nome do Prefeito Dêva reafirmamos o compromisso deste governo com o esporte em nosso município, e temos certeza que sairemos daqui bem representados para a fase regional”, disse a primeira dama.
O Secretário Inaldo Marques destacou a importância do esporte no contexto educacional. “Muito além de medalhas, a prática esportiva aliada à educação é um excelente caminho para mantermos nossas crianças e jovens longe das drogas e caminhos incertos, contribuindo na formação de valores que serão utilizados ao longo da vida”, afirmou.
Confira as modalidades disputadas
Futsal Pré-Mirim Masculino, Handebol Pré-Mirim Feminino, Handebol Mirim Feminino, Futsal Mirim Masculino, Futsal Infantil Masculino e Futsal Juvenil Masculino.
Assessoria de Comunicação
Juliana Lima (87) 9810 4236










Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...