quarta-feira, 29 de abril de 2015

Profissionais de Saúde de Tuparetama debatem violência contra a mulher

A Coordenadoria da Mulher de Tuparetama promoveu na última segunda-feira (27), o Seminário “A Interface da Violência contra a Mulher e a Saúde”, realizado em parceria com a Secretaria da Mulher do Estado.
O seminário aconteceu na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e reuniu aproximadamente trinta funcionários da saúde, incluindo Agentes Comunitários de Saúde, enfermeiros(as) do hospital municipal, funcionários do CRAS e da Assistência Social do município. Esteve presente também a coordenadora geral da mulher do Alto Pajeú, Salete Gonzaga.
O seminário foi comandado pela palestrante Rejane Neiva, assessora em Saúde da Gerência de Programas e Ações Temáticas da Secretaria Estadual de Mulher. “É importante a presença destes profissionais de saúde na discussão acerca da violência doméstica para que estejam aptos a diagnosticar o problema, realizar um atendimento adequando e possam encaminhar as vítimas adequadamente”, afirmou Rejane.
 Assessoria de Comunicação
Juliana Lima (87) 9810 4236




terça-feira, 28 de abril de 2015

CURSOS GRATUITOS DE ARTES NA CASA DA CULTURA EM MAIO


Em parceria com o Ponto de Cultura Dançando nas Alturas e Coletivo Cultural Péda-Quente, a Secretaria de Cultura oferecerá no mês de maio dois cursos de artes para jovens e adultos.  Os cursos de desenho e de pintura acontecerão no horário noturno na Casa da Cultura/Biblioteca Municipal. As pessoas interessadas devem procurar a Secretaria de Cultura para receber mais informações e fazer suas inscrições gratuitas. 


segunda-feira, 27 de abril de 2015

DIRETORIA DE ESPORTES DISPONIBILIZA RELATÓRIO FINAL DO FORUM DE ESPORTES 2015




Tuparetama implanta Programa de Revitalização da Palma Forrageira Resistente à Cochonilha do Carmim

A Prefeitura Municipal de Tuparetama, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e em parceria com o Instituto Nacional do Sertão (INSA), com sede em Campina Grande-PB, implantou nesta sexta-feira (24) o Programa de Revitalização da Cultura da Palma Forrageira Resistente à Cochonilha do Carmim no município.


Ao todo foram distribuídas vinte mil raquetes de palma forrageira resistentes à praga, que dizimou as plantações de palma no Sertão nordestino nos últimos anos. A distribuição das raquetes para os produtores rurais aconteceu na escola da comunidade de Logradouro, zona rural do município.
“Já tivemos plantação de palma, mas devido à cochonilha a gente perdeu o gosto de plantar e de criar os animais, porque sem palma não dá pra sustentar, mas agora com as explicações que tivemos aqui voltamos a ter esperança em plantar palma”, comemora a agricultora Ana Lúcia de Araújo Brito, da comunidade de Carnaúba.
Além da distribuição de raquetes, foram realizadas palestras sobre o manejo e utilização da palma na alimentação animal, os múltiplos usos da mesma, histórico do cultivo e as ações do Governo no Estado de Pernambuco para recuperar a cultura. “Após o advento da praga, a cultura da palma precisa ser estimulada, sensibilizando os agricultores para que voltem a plantar essa cultura, usando os genótipos resistentes à praga”, destaca o professor da UFRPE, Maurício Leite.
Djalma Cordeiro dos Santos, pesquisador do IPA de Arcoverde, explica como o Governo do Estado vem enfrentando o problema da dizimação da palma. “O governo vem fazendo um programa de discussão das variedades resistentes e desde 2008 identificou que a melhor maneira de conviver com a cochonilha é introduzir essas variedades selecionadas pelo IPA, até o momento já foram distribuídas cerca de 60 milhões de folhas para os agricultores fazerem sementeiras”, afirma.
Assessoria de Comunicação
Juliana Lima
(87) 9810 4236










quarta-feira, 22 de abril de 2015

Jovens de Tuparetama participam de intercâmbio em Brejinho

Cerca de 25 jovens de Tuparetama integrantes do Núcleo de Participação e Desenvolvimento d@s Adolescentes (NUCA) e do Projovem participaram na última quinta-feira (16) de uma visita de troca de experiências realizada no espaço do CRAS, no município de Brejinho, Sertão do Pajeú.

Na visita, os jovens tuparetamenses puderam conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo grupo de adolescentes do NUCA de Brejinho, principalmente as ações desenvolvidas na área de políticas públicas. “O objetivo da visita foi despertar os nossos jovens para as ações e projetos que eles podem desenvolver, contribuindo assim no cumprimento das etapas do Selo Unicef em nosso município”, explica Ítalo Costa, mediador do NUCA em Tuparetama.
O NUCA é um espaço destinado à reunião de lideranças adolescentes em diversas áreas, como a política, religião, esporte, meio ambiente, cultura e educação. Cada núcleo é gerenciado pelos próprios adolescentes, que são responsáveis também pela articulação das lideranças e pelo desenvolvimento de diversas atividades vinculadas à capacitação junto aos adolescentes dos municípios, em torno de 20 competências que o UNICEF considera importantes para a promoção da participação e do desenvolvimento integral dos adolescentes.
Assessoria de Comunicação
Juliana Lima (87) 9810 4236






TUPARETAMA LANÇA EDITAL PARA ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Tuparetama, juntamente com a comissão de eleição para Conselheiro Tutelar informam que já foi lançado o edital Nº01/2015 que trata do processo de escolha em data unificada dos novos membros do Conselho Tutelar de Tuparetama.
O edital está disponível para consulta nos órgãos públicos do município e os candidatos interessados devem procurar a sede do CRAS, de 06/04 até 04/05/2015, das 8:00 às 12:00 horas, para fazer suas inscrições, caso se enquadrem nas normas do edital.
A eleição será realizada no dia 04 de outubro de 2015. A votação será em turno único, das 08h às 17h.  A apuração dos votos acontecerá logo após todas as urnas terem sido recolhidas ao local de apuração, e procedida pela própria Mesa receptora em local determinado pela Comissão.
A posse dos eleitos será feita no dia 10 de janeiro de 2016 pelo Prefeito Municipal Dêva Pessoa em sessão solene do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Confira o edital:

Assessoria de Comunicação
Juliana Lima
(87) 9810 4236

segunda-feira, 20 de abril de 2015

DÊVA PESSOA LAMENTA MORTE DE MANOEL SANTOS

O Prefeito Municipal de Tuparetama e Presidente do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú), Dêva Pessoa, vem através desta nota lamentar profundamente o falecimento do Deputado Estadual Manoel Santos, integrante da bancada estadual do Partido dos Trabalhadores.
“É com muita tristeza que recebemos essa notícia. A política pernambucana perde um grande líder, e o povo, principalmente os trabalhadores rurais, perde um de seus principais representantes na região. Desejamos muita força nesse momento à família, aos amigos e correligionários de Manoel”.
Dêva Pessoa
Prefeito de Tuparetama e Presidente do Cimpajeú

sábado, 18 de abril de 2015

PREFEITO DÊVA PESSOA ENTREGA PREMIAÇÃO AOS VENCEDORES DA VOLTA OLIMÍPICA E PASSEIO CICLÍSTICO

Foi entregue na última terça-feira (14) no Centro Administrativo de Saúde a premiação aos vencedores da 3ª Volta Olímpica e do passeio ciclístico realizados na manhã do último sábado (11), dentro da programação dos 53 anos do município de Tuparetama.

Foram premiados os dois melhores colocados por categoria (idosos, adultos, jovens e crianças) na Volta Olímpica com a quantia de R$100,00 para o primeiro lugar e R$50,00 para o segundo lugar de cada categoria, além de medalha do primeiro ao terceiro lugar.
Os participantes do passeio ciclístico concorreram à duas bicicletas, também entregues na terça-feira, sendo ganhadores os adolescentes Daniel Ramon Sobral de Moura e José Kelvis Marques dos Santos. O Prefeito Dêva Pessoa fez questão de entregar pessoalmente os prêmios aos ganhadores e agradecer a todos pela participação nas atividades do Momento Saúde, que abrilhantaram a manhã festiva no aniversário da cidade.
 Assessoria de Comunicação
Juliana Lima (87) 9810 4236




BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL E O DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL


sexta-feira, 17 de abril de 2015

CONVITE – REUNIÃO FENEARTE 2015

A Prefeitura de Tuparetama, através da Secretaria de Cultura, está convocando todas as pessoas que trabalham com artesanato no município e tem interesse em expor ou vender seus produtos na FENEARTE 2015, para participarem de uma reunião na próxima quarta-feira, dia 22, às 08 horas da noite, no Auditório da Secretaria de Educação.
 A FENEARTE é a maior feira de artes e artesanato da América Latina e acontece todos os anos em Recife. Mais uma vez a Prefeitura de Tuparetama vai incentivar, apoiar e patrocinar os artistas do município na feira.  Participe desta reunião e saiba como aproveitar essa oportunidade para divulgar e comercializar seus produtos.

Prefeitura de Tuparetama
Com o povo a gente faz muito mais

Projeto Cordelteca incentiva a publicação de cordéis em Tuparetama

No mês do aniversário do município, mês do Livro Infantil e do nascimento de Monteiro Lobato, o coordenador da Biblioteca Pública de Tuparetama, professor Wellinton Batista, fez a entrega nas escolas das redes municipal e estadual de ensino de  kits com todas as edições do projeto CORDELTECA. 
As edições da CORDELTECA fazem parte do projeto que a Secretaria de Cultura de Tuparetama, através da Biblioteca Pública Municipal Escritor Monteiro Lobato vem desenvolvendo desde 2013. É um selo editorial para a publicação de livretos de cordel com trabalhos de poetas famosos e anônimos do município.   Além de resgatar e divulgar a memória de poetas da localidade, o projeto tem se voltado também para a edição de cordéis de jovens talentos.
Na visita às escolas de Tuparetama, Wellinton Batista tem divulgado e incentivado os jovens estudantes com talento literário para encaminharem seus trabalhos para publicação pelo projeto Cordelteca.  Cada livreto é editado com tiragem mínima de 200 volumes.  Os cordéis são distribuídos gratuitamente entre professores, estudantes e leitores/visitantes da Casa da Cultura e da Biblioteca Pública Municipal.  A publicação dos cordéis não tem nenhum custo para os autores e a distribuição é gratuita.
O Cordel, forma tradicional de nossa literatura popular é escrito para ser lido e cantado. Essa forma de expressão popular apresenta uma característica da riqueza cultural do povo e da região sertaneja.  Através dos livretos publicados pela CORDELTECA, a voz dos poetas de Tuparetama proclama  nosso modo de viver , costumes, crenças e características da região.  
Um dos objetivos do projeto é a sensibilização e reflexão sobre a diversidade cultural e estética da cultura do Pajeú e de Tuparetama, favorecendo a aproximação com nossa raízes e o enfrentamento do processo de alienação cultural que é sempre recorrente em nossa comunidade.   
Assessoria de Comunicação

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Tuparetama implantará vinte mil raquetes de palma forrageira em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido


A Prefeitura Municipal de Tuparetama, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, firmou parceria com o Instituto Nacional do Sertão (INSA), com sede em Campina Grande-PB, para a implantação do Programa de Revitalização da Cultura da Palma Forrageira Resistente a Cochonilha-do-Carmim no município.
No total, serão distribuídas vinte mil raquetes de palma forrageira resistentes à praga, que dizimou as plantações de palma no Sertão nordestino nos últimos anos. A distribuição das raquetes para os produtores rurais acontecerá no próximo dia 24 de abril, sexta-feira, na escola da comunidade de Logradouro, zona rural do município.
Além da distribuição da palma, ainda serão realizadas palestras para discutir o surgimento da cochonilha, os múltiplos usos da palma, o histórico do cultivo em Pernambuco e as ações do governo voltadas para essa cadeia produtiva. As palestras acontecerão na Escola de Referência Cônego Olímpio Torres, e serão conduzidas pelo Prof. Dr. Maurício Leite – UFRPE/UAST, Djalma Cordeiro dos Santos, Mestre em Melhoramento Vegetal - IPA Arcoverde, além de um palestrante do SEBRAE.
 “Com a distribuição dessas raquetes e também através de outras parcerias que firmamos com a Universidade Federal Rural de Pernambuco, IPA e Sebrae, o Governo Municipal pretende recuperar a cultura da palma em nosso município, uma vez que cada agricultor tem a missão de multiplicar as raquetes e depois repassar para os demais que não receberam”, explica Gilmar Aguiar, Secretário de Desenvolvimento Rural de Tuparetama.

Confira a programação:
08:00h – Recepção dos produtores  - Escola José Agostinho dos Santos – Comunidade Logradouro
 09:00h – Visita técnica ao plantio de palma, comunidade Carnaúba
 10:00h – Café da Manhã – Escola de Referência Cônego Olímpio Torres - Sede
 10:20h – Palestra sobre: MANEJO E UTILIZAÇÃO DA PALMA FORRAGEIRA NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL – Prof. Dr. Maurício Leite – UFRPE/UAST
 10:50h – Palestra sobre: MULTIPLOS USOS DE UTILIZAÇÃO DA PALMA – Palestrante SEBRAE
 11:20h – Palestra sobre: HISTÓRICO DE CULTIVO DA PALMA E AÇÕES DO GOVERNO DO ESTADO – Djalma Cordeiro dos Santos, Mestre em Melhoramento Vegetal -  IPA Arcoverde
 12:00h – Encerramento
 Assessoria de Comunicação

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Tuparetama recebe Encontro de Formação para Adequação ou Elaboração dos Planos Municipais de Educação

Aconteceu em Tuparetama na manhã desta terça-feira (14), o Encontro de Formação para Municípios na Adequação ou Elaboração dos Planos Municipais de Educação,  promovido pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino – SASE, que é ligada ao Ministério da Educação (MEC), juntamente com a Secretaria de Educação do município.

O encontro aconteceu na Escola de Referência Cônego Olímpio Torres e foi facilitado pela avaliadora educacional Norma Bandeira de Almeida Vasconcelos, que veio ao município orientar a equipe responsável pela atualização do Plano Municipal de Educação (PME) para os próximos dez anos.
Segundo Norma, “cada município tem que retratar no PME a sua realidade, não adianta construir um plano além das condições próprias com metas e estratégias impossíveis de serem alcançadas; é necessário ter discernimento para se construir um caminho possível para a educação local”, explica ela.

Participaram do encontro representantes do Fórum Municipal de Educação, que é composto por professores das redes municipal e estadual, representantes dos estudantes do ensino superior, sociedade civil e SINTEPE; além de coordenadores pedagógicos e coordenação financeira da Secretaria de Educação, diretora de ensino, secretário de educação, Conselho tutelar e representante das escolas da zona rural.
Em Tuparetama, o processo de atualização do PME está sendo construído de forma coletiva, com a participação de toda comunidade escolar, incluindo pais, alunos, professores e diretores de escolas, como explica Inaldo Marques, Secretário Municipal de Educação.
“Iniciamos o processo de atualização do plano na Conferência de Educação ainda no início do ano letivo, onde avaliamos o plano vigente juntamente com toda classe de professores das redes municipal e estadual, em seguida montamos juntamente com o Fórum Municipal as comissões representadas por professores do ensino infantil ao ensino médio diagnóstico de cada meta a partir do Plano Nacional de Educação; agora próxima etapa será a construção do texto base e do Projeto de Lei que seguirá para aprovação na Câmara de Vereados até o dia 24 de junho de 2015”, afirma.
A estratégia de Tuparetama de atualizar o PME de forma coletiva durante uma série de encontros do Programa Família na Escola realizados em março, rendeu ao município destaque no portais nacionais “De Olho nos Planos” e “Indicadores da Qualidade na Educação”. Confira os links:
Assessoria de Comunicação

MAIS FOTOS DA COMEMORAÇÃO DOS 53 ANOS DE TUPARETAMA II










Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...