sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Secretaria de Assistência Social de Tuparetama Desenvolve Projeto Saúde Bucal para Atendimento aos Usuários do SCFV e CCA I

A Secretaria Municipal de Assistência Social dando continuidade as atividades realizadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, bem como pelo Programa Centro da Criança e do Adolescente – CCAI em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, iniciou o Projeto Saúde Bucal  realizado pela Pedagoga Josélia Vasconcelos para o tratamento dentário dos usuários.

Com o apoio do Dr. Ednaldo Leite Gomes foi elaborado o Cronograma dos atendimentos, onde serão beneficiados 90 usuários dos Programas sociais. A Pedagoga dos Programas SCFV e CCAI destacou a preocupação do Governo do município em ofertar um atendimento voltado ao bem estar de cada usuário, mostrando-se atento as necessidades  de cada um, seja elas físicas, sociais e psicológicas.


quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

VAGAS ABERTAS PARA AULAS DE MÚSICA DA BANDA PAULO ROCHA


A Prefeitura Municipal através da sua Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes informa à comunidade em geral e pessoas interessadas em participar dos cursos de música da Banda Paulo Rocha que estão abertas inscrições para formação de turmas com os instrutores Givanildo e Gleydson: 

Terças, quintas e sábados das 9 às 11 horas e das 18 às 20 horas na sede da Banda Paulo Rocha; Todas as quartas das 18 às 20 horas na Casa das Juventudes no Bairro Bom Jesus. 

As aulas são gratuitas e as vagas limitadas. Os interessados ou responsáveis ( no caso de menor de idade) devem procurar a Casa da Cultura de Tuparetama ou os professores Gleydson e Givanildo para fazer a inscrição.

Curso de Operador de Máquinas Pesadas está sendo realizado em Tuparetama

O Governo de Tuparetama em parceria com a MP Cursos está realizando Curso para Operador de Máquinas Pesadas, direcionado para pessoas da comunidade que tenham interesse em trabalhar operando Retroescavadeira,  Motoniveladora e Pá Carregadeira.
As aulas teóricas e as aulas com a utilização de Simulador aconteceram no período de 09 até 13/02, na Casa das Juventudes – Bairro Bom Jesus. Já as aulas práticas estão sendo realizadas desde o dia 19/02, acontecendo na zona rural do Município, com previsão de encerramento para a próxima semana.
Com a parceria firmada, o Governo Municipal está proporcionando o Curso contemplando os 60 primeiros alunos inscritos de forma gratuita e os 16 posteriores com desconto de 90% do valor do curso (referente às aulas teóricas e práticas), sendo esses distribuídos para as três Máquinas utilizadas no Curso, aproximadamente 26 pessoas por Máquina.



Prefeito Dêva Pessoa se Reúne com Equipe do PSF do Distrito Santa Rita


O Prefeito Dêva Pessoa se reuniu nessa terça-feira (24/02) com a Equipe de saúde do PSF de Santa Rita, para Remapeamento das áreas dos Agentes Comunitários de Saúde. Estiveram presentes nesta Reunião os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), a Coordenação de Atenção Primaria e a Enfermeira daquela unidade.


O Remapeamento objetiva realizar uma divisão do número de famílias entre os Agentes Comunitários de Saúde para que cada um fique com um número equiparável de famílias. Isso é necessário, pois as pessoas estão em constante movimentação, ou seja, elas saem de uma micro área (denominação da delimitação de território para atuação do ACS) para outra, gerando assim uma desigualdade no número de famílias atendidas por cada Agente.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Governo de Tuparetama Realiza Aula Inaugural do Programa Projovem Campo Saberes da Terra

O Governo Municipal realizou nessa segunda-feira, dia 23 de fevereiro a aula inaugural do Programa Projovem Campo Saberes da Terra. O evento foi realizado na Escola José Agostinho dos Santos e contou com a participação de 150 pessoas. Entre os participantes compareceram as seguintes instituições: FETAPE; COMITÊ PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO; DIACONIA; IPA; ADAGRO; SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE TUPARETAMA e representantes das ASSOCIAÇÕES RURAIS.

Além das instituições supracitadas o evento teve a participação do prefeito Dêva Pessoa, do Secretário de Educação, Secretário de Desenvolvimento Rural, Secretária de Saúde, Secretária de Assistência Social, Secretário de Finanças, Diretora de Ensino, Coordenadora de Educação do Campo e demais Coordenadores Pedagógicos e, ainda representantes das Secretarias de Governo; Coordenadoria da Mulher; Coordenação do CRAS; Gestora do Bolsa Família, Diretora de Cultura, Turismo e Esporte e equipe de comunicação do município.

O objetivo foi apresentar a metodologia do Programa e discutir com os movimentos sociais e sindicais a integração das ações de Educação de Campo no Território da Cidadania.

A programação teve início às 19h com uma mística realizada pelos professores e coordenação sobre o direito dos educandos estudarem nas escolas do campo. Na sequência, o Secretário de Educação, a Coordenadora de Educação do Campo e as instituições convidadas apresentaram propostas de fortalecimento das ações no município. O prefeito Dêva Pessoa, ressaltou a importância da Educação do Campo, e explanou: “estou prefeito, sou professor de uma escola do campo e tive a oportunidade de participar de formação continuada e desenvolver em sala de aula a metodologia de Educação do Campo. Portanto, é obrigação nossa, assegurar que as escolas do campo sejam reconhecidas com essa identidade”.

Ao final do evento todos os participantes receberam a doação de uma muda de plantas nativas da caatinga referente ao PROJETO MULHERES NA CAATINGA, patrocinados pela Petrobrás e executado pela Casa da Mulher do Nordeste.


O momento de confraternização se deu com um jantar e música ao vivo pelo artista Galego do Pajeú e integrantes das bandas fanfarras das Escolas Anchieta Torres e José Agostinho dos Santos, sob a regência dos professores Rosttan Sousa e Jair Ramos.







segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Governo Municipal Articula Ações em Pró do Selo Unicef Município Aprovado – Edição 2013/2016

 O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural se reuniu com os marchantes no último final de semana para discutir ações de melhorias do Matadouro Público Municipal. Foram pontuadas algumas questões como: Horário de abate dos animais, Revitalização do Matadouro, dentre outras. Está reunião se deu a partir do encontro que o Prefeito, o Exmo. Sr. Edvan César Pessoa teve em Afogados da Ingazeira com o Ministério Público de Pernambuco.
Além do Prefeito, também estiveram presentes na reunião, representantes do Governo municipal, os Secretários Gilmar Aguiar de Arruda (Desenvolvimento Rural) e Anderson Rodrigues dos Anjos (Finanças).
“O nosso intuito é melhorar ainda mais as reivindicações dos marchantes no que diz respeito ao funcionamento do Matadouro, já estamos fazendo um levantamento para melhorar toda infraestrutura daquele espaço”, afirmou o Exmo. Sr. Edvan César Pessoa, Prefeito de Tuparetama.


Governo de Tuparetama Realiza Reunião com Marchantes do Município

 O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural se reuniu com os marchantes no último final de semana para discutir ações de melhorias do Matadouro Público Municipal. Foram pontuadas algumas questões como: Horário de abate dos animais, Revitalização do Matadouro, dentre outras. Está reunião se deu a partir do encontro que o Prefeito, o Exmo. Sr. Edvan César Pessoa teve em Afogados da Ingazeira com o Ministério Público de Pernambuco.
Além do Prefeito, também estiveram presentes na reunião, representantes do Governo municipal, os Secretários Gilmar Aguiar de Arruda (Desenvolvimento Rural) e Anderson Rodrigues dos Anjos (Finanças).
“O nosso intuito é melhorar ainda mais as reivindicações dos marchantes no que diz respeito ao funcionamento do Matadouro, já estamos fazendo um levantamento para melhorar toda infraestrutura daquele espaço”, afirmou o Exmo. Sr. Edvan César Pessoa, Prefeito de Tuparetama.


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

SECRETARIA DE SAÚDE: Médico Cubano Atende Normalmente

O médico cubano Frank Morales Garrida, do Programa Mais Médicos, atendeu  normalmente na Unidade de Saúde José Luciano de Lima em Tuparetama. O médico foi alvo de rumores de sua saída após suposto desentendimento com a Secretária Nubia Mamede.
”O atendimento médico do Dr. Frank na Unidade  continua normal”, garantiu Núbia. A população tem se mostrado muito satisfeita com o atendimento do profissional cubano. A suspeita da Secretária é de que a notícia tenha sido espalhada por setores da oposição local.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Secretário de Desenvolvimento Rural de Tuparetama Reivindica Ações junto a SARA e ao INCRA/PE

Em visita a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco – SARA, nestes dias 03 e 04 de Fevereiro de 2015, o Secretário de Desenvolvimento Rural de Tuparetama, O Sr. Gilmar Aguiar protocolou alguns Ofícios solicitando ações como instalação de SISTEMAS DE DESSALINIZADORES para as Comunidades Barriguda, Bom Sucesso, Barauninha e Cajueiro, Projeto de Exposição de Animais a ser realizado no 2° Semestre de 2015, dentre outros. Na Secretaria de Agricultura do Estado, o Secretário municipal reivindicou que ações de enfrentamento à seca pudessem ser aprimoradas em combate ao longo período de estiagem que se estende e solicitou que o Governo do Estado possa sinalizar ações voltadas para o “homem do campo”.
O Secretário também foi ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Pernambuco – INCRA/PE onde se reuniu com o Sr. Roberto Neres (Chefe de Divisão de Ordenamento Fundiário) e com o Sr. Tyronilson Vasconcelos (Serviço de Regularização Fundiária), o objetivo foi a reivindicação de uma capacitação para o município ficar apto a realizar a emissão do Certificado de Cadastro do Imóvel Rural – CCIR. Na oportunidade o Secretario recebeu o Termo de Cooperação Técnica já assinada pelo Prefeito do Município de Tuparetama o Exmo. Sr. Edvan César Pessoa.

“Esta solicitação fizemos porque conhecemos as dificuldades que muitos proprietários rurais têm quando precisam fazer a regularização do INCRA, onde tem que se deslocar até a sede regional em Recife para resolver suas pendências junto à Instituição. Esta é mais uma grande ação do Governo Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Rural para apoiar ainda mais os proprietários rurais do município”, frisou o Secretario.

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: Realiza Comemoração de Aniversário para Participantes do CCAI

O Governo de Tuparetama, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu na última sexta-feira (30/01) Evento comemorativo para Criança e Adolescentes Aniversariantes do mês de Janeiro, que participam do Programa Centro da Criança e do Adolescente – CCAI. O Governo do município aproveita a oportunidade para parabenizar, Pablo Jean Clementino da Silva, Sabrina Barbosa Machado, José Islan de Lima Araújo que participam do Programa e todas as crianças do município que comemoraram seus aniversários no mês de Janeiro.
A Secretaria de Assistência Social informa que as matrículas para o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo) para crianças e adolescentes  de 6 a 17 anos , continuam abertas na sede do CRAS, situada à Rua Farmacêutico Aleixinho,  nº 01 – Centro.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

O Prefeito de Tuparetama Efetua Pagamento de Salários, Férias de Professores e Folha de Dezembro de 2012 aos Conselheiros Tutelares

O Prefeito Dêva Pessoa, reafirmando o compromisso com os servidores públicos do município, efetuou na última sexta-feira (30/01) o pagamento de salários, referentes ao mês de Janeiro deste ano e Férias aos Professores da Rede municipal de ensino.

Atendendo reivindicação dos Conselheiros Tutelares, que ocupavam o cargo no período de 2010 à 2012, o Governo Municipal reuniu esforços e mesmo diante da grave crise que atinge todos os municípios, principalmente os de pequeno porte, quitou a folha de pagamento da classe, que estava atrasada, referente ao mês de Dezembro de 2012, compromisso não honrado pelo governo da gestão anterior.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Governo Municipal Realiza Curso de Operador de Máquinas Pesadas em parceria com a MP CURSOS


O Governo Municipal de Tuparetama em parceria com a MP Cursos realizará Cursos para Operador de Máquinas Pesadas, sendo direcionados para  Operadores de Retroescavadeira,  Motoniveladora e Pá Carregadeira.
Os 60 primeiros inscritos farão o Curso de forma gratuita (financiados pelo município), sendo 20 vagas para cada Máquina, para os inscritos após o 60º  a MP Cursos cobrará o valor de R$ 50,00 da Inscrição e mais R$ 90,00 do Curso.
As Inscrições estão sendo realizadas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, situada à Avenida Central, s/nº – Centro (no prédio da Prefeitura) de 02 à 06 de Fevereiro, nos horários de 8h às 13h, já o Curso terá inicio a partir do dia 09 de Fevereiro.

Informamos que as vagas para o curso são limitadas, e que os interessados podem  buscar maiores esclarecimentos na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Tuparetama-PE.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...