domingo, 30 de novembro de 2014

ASSISTÊNCIA SOCIAL: CONVITE PARA 1ª MARCHA DAS MULHERES DE TUPARETAMA


O Governo Municipal e sua Secretaria de Assistência Social através da Coordenadoria da Mulher e CRAS estão promovendo na manhã desta segunda-feira, 01 de dezembro, a 1ª MARCHA MUNICIPAL DAS MULHERES, ação integrante da 1ª Jornada de Direitos Humanos de Tuparetama, com início às 7:30 e concentração em frente à Prefeitura Municipal. A Marcha propõe uma reflexão e ação a respeito da condição social da mulher, o combate à violência e discriminação, a luta por seus direitos e igualdade de gênero.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

ASSISTÊNCIA SOCIAL: ENTREGA DE CERTIFICADOS DE CURSOS PROMOVIDOS PELO CRAS


Foi realizada nessa quarta-feira (26/11) a entrega de certificados dos cursos profissionalizantes -design de sobrancelha, maquiagem e manicure -  que atenderam mulheres beneficiadas pela Bolsa Família e pelo PAIF . Os cursos foram promovidos objetivando o crescimento empreendedor das mulheres no município, com o intuito de gerar autonomia financeira e ascensão social nas famílias menos favorecidas de Tuparetama.

Com mais de 50 participantes e apoio direto da Prefeitura de Tuparetama, os cursos obtiveram êxito em seu desenvolvimento.  Durante a confraternização de entrega dos certificados, na sede do CRAS, a secretária municipal de Assistência Social,  a Srª Rosicleide Oliveira expressou sua satisfação com os resultados obtidos: “ É uma satisfação para mim e toda equipe de trabalho constatar que os cursos foram realizados com 100% de aproveitamento.  Em todos os projetos que tenho desenvolvido tomo sempre como base o fato de que Assistência Social não é caridade, é direito.”    
                  






EDUCAÇÃO DE TUPARETAMA REALIZOU SUA 2ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA E DIVULGA RESULTADO FINAL


A Secretaria Municipal de Educação realizou nos meses de outubro e novembro deste ano a 2ª Olimpíada Municipal de Matemática (OMM). A Olimpíada foi proposta para estudantes da Rede Municipal de Ensino do 4º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. O projeto surgiu do processo de formação continuada com professores de Matemática do município e teve por objetivo incentivar a resolução de problemas articulados ao contexto sociocultural e envolver alunos do Ensino Fundamental e Médio em atividades de um cenário de investigação da Educação Matemática Crítica. 

Participaram da 2º Olímpiada estudantes das Escolas Anchieta Torres, Francisco Zeferino Pessoa, Francisco Chaves Perazzo, José Agostinho dos Santos e Padre Adelmo Santos Simões. As provas aconteceram em duas fases. Na primeira fase as provas foram aplicadas no dia 14 de outubro nas escolas supracitadas com a participação de 670 alunos de quatro níveis de ensino. Nível I (4º e 5º ano): 240 alunos; Nível II (6º e 7º ano): 180 alunos; Nível III (8º e 9º ano): 160 alunos; Nível IV (1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio) 90 alunos. Para a segunda fase foram aprovados 80 alunos: 25 do nível I; 20 do nível II; 20 do nível III e 15 do nível IV. As provas da 2ª fase foram realizadas no dia 14 de novembro pela equipe da Secretaria Municipal de Educação. 

No dia 25 de novembro a Secretaria de Educação realizou mais uma formação com os professores de Matemática para estudo e avaliação da Olimpíada. A correção das provas foi realizada com a participação de todos os professores de Matemática, onde foi divulgado o resultado final. Veja a seguir a relação dos estudantes ganhadores da 2ª Olimpíada por nível: 

Nível I: (4º e 5º Ano) 
1º Lugar: Pablo Athaides de Medeiros Alves – Escola Francisco Zeferino Pessoa 
2º Lugar: João Cleber Ferreira e Silva – Escola Francisco Chaves Perazzo 
3º Lugar: Letícia de Souza Almeida – Escola Francisco Chaves Perazzo 

Nível II: (6º e 7º Ano) 
1º Lugar: Augusto Ferreira de Almeida – Escola Francisco Zeferino Pessoa 
2º Lugar: Kaike Ryan Leite Ferreira – Escola Francisco Zeferino Pessoa 
3º Lugar: Lucas Carvalho Lopes – Escola Francisco Zeferino Pessoa 

Nível III: (8º e 9º Ano) 
1º Lugar: Thaís Lopes de Souza – Escola Anchieta Torres 
2º Lugar: Paloma Raiana Pereira Brito – Escola Francisco Zeferino Pessoa 
3º Lugar: Rodolfo Augusto Cavalcante Torres – Escola Francisco Zeferino Pessoa 

A Secretaria premiará os classificados do 1º ao 3º lugar com os seguintes prêmios: 
1º lugar: 01 tablet, camiseta, medalha e certificado. 
2º lugar: 01 smartphone, camiseta, medalha e certificado. 
3º lugar: 01 máquina fotográfica,camiseta, medalha e certificado. 

A entrega da premiação será realizada no dia 08 de dezembro no Hall da Academia das Cidades com uma cerimônia solene para alunos, familiares, professores e gestores das escolas participantes. A Olímpíada foi coordenada pelas professoras Aparecida Elzita Pereira dos Anjos e Aldinete Silvino de Lima.  







SERVIÇO SOCIAL: OFICINA DA 1ª JORNADA DE DIREITOS HUMANOS DE TUPARETAMA


Aconteceu na tarde desta terça-feira (25) no Centro de Convivência da 3ª Idade uma Oficina ministrada pela pedagoga Juliana, do CREAS Regional de Afogados da Ingazeira, sobre o tema "CIDADANIA E POPULAÇÃO LGBT", com a participação dos Orientadores Sociais do SCFV e os Jovens do programa.  A oficina faz parte da  programação da 1ª JORNADA DE DIREITOS HUMANOS DE TUPARETAMA que a Prefeitura Municipal está realizando através da sua Secretaria de Assistência Social.   





terça-feira, 25 de novembro de 2014

EDUCAÇÃO - CONVITE PARA FORMATURA DO PROERD NESSA QUINTA-FEIRA, 27


PREFEITO DÊVA PESSOA ESTÁ EM BRASÍLIA EM BUSCA DE PROJETOS E MAIS RECURSOS PARA TUPARETAMA


O Prefeito Dêva Pessoa foi a Brasília-DF nesta última semana de novembro. A agenda na capital federal inclui visita a ministérios em busca de recursos e de solucionar pendências de projetos em andamento. Nessa terça-feira Dêva Pessoa também esteve no gabinete do Deputado Danilo Cabral onde tem recebido todo apoio e suporte à sua breve estadia em Brasília.  

Nesse primeiro dia de trabalho Dêva teve encontros com lideranças parlamentares e reivindicou emendas para o município, mas também dedicou boa parte do seu tempo resolvendo pendências da gestão anterior no Ministério do Turismo.    Outro momento valioso do dia foi o encontro com, o Dr. Marcelo Ventura - vice-presidente da FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA, com o encaminhamento de  novas propostas e parcerias, inclusive no Hospital Mestre Vitalino, administrado pela fundação.





segunda-feira, 24 de novembro de 2014

ASSISTÊNCIA SOCIAL: I JORNADA DE DIREITOS HUMANOS DE TUPARETAMA COMEÇA COM OFICINA SOBRE CIDADANIA E POPULAÇÃO LGBT NESTA TERÇA-FEIRA


O Governo do Estado e diversos municípios realizam neste mês de novembro suas Jornadas de Direitos Humanos, com atividades diversas abordando a questão da violência, discriminação e luta pela garantia de direitos das minorias (mulheres, negros, idosos, LGBTs...).  

A Prefeitura de Tuparetama, através da sua Secretaria de Assistência Social realiza neste ano sua  1ª Jornada, tendo como ação inicial uma oficina sobre Cidadania e População LGBT, na tarde desta terça-feira (25) no Centro de Convivência da Melhor Idade.   A secretária municipal, Rosicleide Oliveira, informa ainda que a Jornada em Tuparetama contará também com Marcha das Mulheres no próximo dia 01 de dezembro e  Roda de Conversa, dia 09, no Centro Recreativo Professor Rabêlo.


SECRETARIA DE SAÚDE: 1º DIA DA SEMANA DE INTENSIFICAÇÃO DAS AÇÕES DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL


A Secretaria de Saúde de Tuparetama iniciou a semana de intensificação da Campanha Novembro Azul com uma caminhada da equipe da Saúde pelas ruas da cidade, saindo do PSF do Bairro Bom Jesus até a Feira Livre.  Funcionários das Unidades de Saúde da zona rural e zona urbana, juntamente com a Vigilância Sanitária, a Secretaria de Assistência Social e o Nasf participaram da mobilização.

O objetivo das ações do NOVEMBRO AZUL é conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças masculinas. No período de 25 a 28 de novembro as ações direcionadas para a população masculina serão desenvolvidas em todas as Unidades de Saúde da Família do município.    
  








PREFEITO DÊVA PESSOA INVESTE EM PERFURAÇÃO DE POÇOS NO DISTRITO DE SANTA RITA


Como os demais municípios do Sertão Pernambucano, Tuparetama vem sofrendo uma das piores secas da história, já considerada a mais grave estiagem dos últimos 60 anos.  A falta de água é uma das consequências da seca e a crise de abastecimento se alastra por todo o município, mas de modo ainda mais perverso na zona rural.  Em reuniões nas comunidades rurais, ouvindo a população e discutindo alternativas, o prefeito Dêva Pessoa tem recebido entre as principais reivindicações, o pedido de perfuração de poços.  E é neste sentido que o governo municipal tem redobrado seus esforços para amenizar o sofrimento dos que vivem no campo.

Através da sua Secretaria de Desenvolvimento Rural e em parceria com o DNOCS, a Prefeitura de Tuparetama vem realizando perfurações de poços a exemplo do  Distrito de Santa Rita, na semana passada (fotos) onde o prefeito Dêva cumpriu a promessa feita em reunião com os moradores da localidade. Na ocasião Dêva Pessoa ressaltou que esse não será o primeiro, garantindo à comunidade que não faltará água em suas casas.










quinta-feira, 20 de novembro de 2014

SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE SEMANA DE INTENSIFICAÇÃO DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL A PARTIR DA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA


O prefeito Dêva Pessoa e a secretária municipal de Saúde, Núbia Mamede, juntamente com toda a equipe da rede municipal de saúde  comunicam e convidam todos os homens Tuparetamenses a participarem da Semana de Intensificação da Campanha Novembro Azul que acontecerá de 25 a 28 de novembro.

Nessa semana de atividades intensificadas a população masculina contará com a oferta dos seguintes serviços: Exame PSA;  Teste Rápido de Sífilis;  Teste Rápido de HIV; Glicemia Capilar; Aferição da Pressão arterial; Exames laboratoriais e Orientação Odontológica, além de Palestras ministradas por profissionais da Atenção Básica e do NASF. 

Os PSFs José Luciano de Lima (sede) e Domingos Souto (Bairro Bom Jesus) farão atendimento especial na terça e quinta-feira à noite para aos homens que trabalham durante o dia.  Não fique fora dessa “Você não vai deixar de ser homem SE OPTAR PELA PREVENÇÃO”.  


JÁ VACINOU SEU FILHO MENOR DE 5 ANOS? NOVEMBRO É MÊS DE VACINA CONTRA SARAMPO E POLIOMIELITE


A Secretaria de Saúde de Tuparetama comunica a todos os pais que estará vivenciando a Campanha Nacional contra Poliomielite (paralisia infantil) e Sarampo. A população alvo da vacinação contra sarampo, será de 1 ano de idade a menores de 5 anos e de poliomielite será de 6 meses a menores de 5 anos de idade. Leve seu filho ao posto de saúde mais próximo da sua casa. E não se esqueça de levar o cartão de vacinação. A única forma de prevenção da doença é a vacinação. 


CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL 2014 ENTRA NAS SUAS SEMANAS FINAIS. ACOMPANHE OS JOGOS

O diretor municipal de Esportes, Marcelo Silva (foto),  tem demonstrado grande satisfação com o apoio de boa parte da população tuparetamense nos jogos do Campeonato Municipal de Futebol 2014.  O Campeonato entra agora nas suas semanas finais, com os jogos acontecendo aos sábados e domingos no Estádio Lucena Chalega.

No  no ultimo final de semana aconteceram dois jogos decisivos.  A equipe do Independente venceu de 2 a 1 contra o Náutico, e  o Barcelona enfrentou Juventus que mostrou tática e agilidade vencendo por 2 a 0. No momento três equipes já estão classificadas para as semi-finais: Sanaú, Brilhantes e Independente.  Estes times se preparam a todo vapor para a próxima fase.

Dois jogos estão agendados para os dias 22 e 23 no Lucena Chalega, onde a  equipe do Cruzeiro competirá contra o Náutico às 15:30 do sábado e no domingo, Brilhantes e Juventus se enfrentarão. Todos os jogos tem ENTRADA GRATUITA.  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...