quarta-feira, 30 de julho de 2014

CONVITE PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA

O Governo Municipal, através da Secretaria de Finanças realiza Audiência Pública para apresentação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício 2015, nesta quarta-feira, 30 de Julho de 2014, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, situada à Av. Santa Cecília, s/n - Centro - Tuparetama-PE, a partir das 15 horas.



Secretaria de Finanças 
José Honorato da Silva Junior

segunda-feira, 28 de julho de 2014

TUPARETAMA REALIZA NESSA TERÇA O 1º FORUM PRO-SELO UNICEF 2013-2016


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA em parceria com a Comissão Intersetorial Pró-Selo Unicef e Prefeitura de Tuparetama realizará na manhã desta terça-feira (29 de julho), no Centro Recreativo Professor Rabêlo, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef, na edição 2013-2016. 

O Fórum Comunitário do Selo Unicef tem como objetivo fortalecer as políticas públicas de proteção à criança e ao adolescente em Tuparetama. É o momento em que se apresenta o diagnóstico da situação do público infanto-juvenil do município. Para isso serão organizados grupos de trabalho que discutirão as desigualdades de Gênero, Raça e Etnia, Condição Social, Idade, Território e Renda. 

Nesse Fórum os participantes farão uma análise da situação de direitos no município, o que a sociedade civil e a gestão têm de serviços implementados e o que pode ser melhorado, como também apresentação de  propostas que servirão de base para que a comissão intersetorial possa elaborar o Plano Municipal da Criança e do Adolescente.

O Articulador Pró Selo Unicef em Tuparetama, Gilmar Aguiar diz que os organizadores do Forum estão empenhados no sucesso do evento e vem trabalhando há várias semanas para que tudo aconteça conforme as expectativas. "É importante que tenhamos a participação da população, da sociedade civil e de membros do governo. Somente assim conseguiremos melhorar a situação das nossas crianças e adolescentes". 

O prefeito Dêva Pessoa também ressaltou o compromisso da sua gestão com o Selo Unicef: "O município vai construir junto com a sociedade civil e os conselhos uma  política efetiva,  voltada para crianças e adolescentes. O Forum é uma etapa importante neste sentido e não temos poupado esforços para sua realização".  

CULTURA: Reunião com artesãos para avaliar participação na FENEARTE e entrega de certificados


A equipe da Secretaria de Cultura de Tuparetama reuniu-se com artesãos do município que participaram da XV FENEARTE no Centro de Convenções de Olinda.

A Fenearte é a maior feira de arte e artesanato da América Latina e aconteceu na 1ª quinzena deste mês de julho.  Tuparetama participou pelo segundo ano consecutivo com um estande onde foram expostos e colocados à venda diversos tipos de artesanato produzidos no município.  

A participação de Tuparetama foi avaliada positivamente e superou as expectativas, com grande número de produtos e artesãos envolvidos, bom volume de vendas e ótima repercussão entre o público visitante.  Os custos da participação na Fenearte foram pagos pela prefeitura de Tuparetama (aluguel de estande, transporte até Recife, hospedagem, alimentação e translado dos artesãos). 










VEJA FOTOS DO ESTANDE DE TUPARETAMA NA XV FENEARTE (Fotos: Inaldo Marques)


CULTURA E ESPORTES: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 1º CAMPEONATO DE DOMINÓ



ASSISTÊNCIA SOCIAL: Debate sobre Saúde com Jovens do Programa Social e médico Frank Morales








ASSISTÊNCIA SOCIAL: Encontro com Pais dos Jovens



O Governo Municipal através da sua Secretaria de Assistência Social em parceria com o CRAS e o programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos, promoveu no dia 15 de julho um Encontro com os pais dos jovens, onde foram tratados assuntos do interesse de todos. 

Trabalhou-se o tema “RELAÇÃO MÃE E FILHO”, com uma palestra com a psicóloga do CRAS e esclarecimento de dúvidas com a assistente social. Concluindo o encontro, percebeu-se a satisfação dos pais ao se questionarem o quanto é essencial o incentivo dos mesmos na formação dos seus filhos diante da sociedade. 

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: Arraial do CRAS


A Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o CRAS e os programas "Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o CCA, divulgou as fotos do Arraial Junino Social.  O evento patrocinado pela Prefeitura de Tuparetama contou com apresentação de danças, degustação de comidas típicas, recitação de poesia, Grupo da 3ª Idade e toda comunidade tuparetamense. [FOTOS: JOSÉLIA]



quinta-feira, 17 de julho de 2014

SECRETARIA DE OBRAS E URBANISMO - Melhorias na rede de esgoto sanitário em ruas da cidade e no Centro de Convivência da 3ª Idade



Sob a coordenação de Ozail Siqueira,  a Prefeitura Municipal realizou uma série de serviços de melhorias e recuperação da rede de esgoto sanitário em ruas da cidade e  do Centro de Convivência da 3ª Idade, que passou por reparos na alvenaria e tubulação de banheiros sanitários, retelhamento, recuperação e limpeza do forro de pvc, além da pintura de todo o espaço.    VEJA SLIDE COM FOTOS:

OBRAS E URBANISMO - Consertos de alvenaria, melhorias na infraestrutura e pintura do Velório Municipal











OBRAS E DESENVOLVIMENTO RURAL: Produtores rurais já dispõem de um Curral do Gado totalmente recuperado


As Secretarias municipais de Obras e Desenvolvimento Rural entregaram aos pecuaristas e negociantes de gado do município a recuperação total do "CURRAL DO GADO" espaço para venda e compra de animais na feira livre da cidade. Sob a coordenação do Assessor Ozail Siqueira a Prefeitura Municipal realizou uma série de serviços de melhorias e recuperação do local:  Instalação de porteiras novas e restauração das porteiras já existentes; serviços de proteção e manutenção da madeira da cerca do curral, com combate a cupins, pintura, substituição de peças danificadas e aplicação de produto de proteção;  recuperação e melhoria da plataforma de carregamento de animais, entre outros serviços necessários a melhoria do espaço. 

Ozail Siqueira falou sobre as declarações de satisfação dos produtores rurais que utilizam o espaço e ressaltou que os obras foram realizadas em curto prazo, com eficiência e gastos mínimos para os cofres públicos.








CULTURA: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSO DO SEBRAE SOBRE EMPREENDEDORISMO CULTURAL


Terá início na próxima segunda-feira (21) em Tuparetama mais um valioso curso da parceria Prefeitura/SEBRAE, aberto a toda comunidade:  EMPREENDEDOR CULTURAL.  Com carga horária de 20 horas distribuídas do dia 21 ao dia 25 de julho, no Auditório da Secretaria de Educação de Tuparetama (as aulas terão início às 18:00h)  o curso será ministrado pelo consultor Leonardo Salazar do Sebrae de Recife.
Voltado sobretudo para artistas (artesãos, músicos, pintores, decoradores, dançarinos, poetas, atores, etc.) produtores de eventos culturais e produtores de grupos ou artistas, o curso é gratuito e tem como  Objetivos: • Descobrir as competências necessárias para a atuação no universo cultural, entendendo o as relações predominantes que geram renda; • Entender as exigências do contexto socioeconômico em que estão inseridos e as diversas causas que pode fazer com que um projeto não se realize; • Ver-se como agente cultural, compreendendo e lidando com fatores que condicionam o mercado cultural; • Desenvolver estratégias dentro do universo da cultura. • Identificar e praticar as Características do Comportamento Empreendedor através de ações específicas que os ajudarão a fortalecer e expandir seus negócios; • Desenvolver a responsabilidade pessoal pelos seus resultados. 
As vagas são limitadas e as pessoas interessadas podem fazer suas inscrições na Casa da Cultura de Tuparetama ( ao lado da Igreja Matriz) no horário das 8:00 às 16:00 horas.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO: Formação Continuada para Professores de Rede Municipal e Estadual


De 09 a 11 de Julho de 2014, a Secretaria de Educação do Município de Tuparetama realizou  a FORMAÇÃO CONTINUADA para todos os professores da Rede Municipal e Estadual, com objetivos de:
Discutir o papel da afetividade na aprendizagem escolar;
Refletir sobre os sentidos das Relações Étnicos-Raciais nas práticas curriculares;
Discutir o processo de desenvolvimento do pensamento e linguagem, a partir das causas e consequências do fracasso escolar na aprendizagem da linguagem;
Analisar a coerência entre prática pedagógica e a avaliação de aprendizagem;
Identificar as relações que podem ser estabelecidas entre os conteúdos escolares e os princípios da Educação do Campo no Planejamento pedagógico.

Os encontros da Formação aconteceram no Centro Recreativo Prof. Jose Rabelo, na Escola José Agostinho e na Escola Estadual Ernesto de Souza Leite. Os Expositores convidados foram: Prof. Lima Junior, Profa. Michele Guerreiro, Profa.  Iunaly Félix, Prof. Francisco de  Assis e Prof. Kleber Costa.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...