terça-feira, 19 de novembro de 2013

DÊVA PESSOA ASSINA DOCUMENTOS DO PROGRAMA Cidades Digitais EM BRASÍLIA


Dêva Pessoa, prefeito de Tuparetama, esteve em Brasília nesta terça-feira (19/11) juntamente com outros prefeitos dos municípios selecionados na segunda etapa do programa Cidades Digitais onde assinaram os acordos de cooperação com o Ministério das Comunicações. Trata-se da formalização dos compromissos assumidos tanto pelo Ministério das Comunicações quanto pelos gestores dos municípios participantes do programa.

Na solenidade o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que “Todos querem os benefícios que a tecnologia pode trazer, como a modernização da máquina pública e a melhoria de vida da população”. O subchefe de assuntos federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto, que também marcou presença no evento, ressaltou o mérito dos prefeitos e de suas equipes. “Cada um que está aqui merece muito, pois cumpriram todos os critérios técnicos e exigências do edital. E nós sabemos o esforço que tudo isso demandou.” 

O programa CIDADES DIGITAIS vai trazer ganhos econômicos e sociais para os municípios selecionados. Serão mais oportunidades de estudo e de trabalho para os jovens, o que é tão importante, principalmente para os municípios pequenos. São 262 municípios de todas as regiões do Brasil que vão fazer parte da segunda etapa do Cidades Digitais. O programa tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet. O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. Outra ação é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

Dêva Pessoa salientou a importância do programa para Tuparetama, que foi o único munícipo do Pajeú selecionado: "Ganhamos a implantação de sistema de internet gratis para todos os orgãos do municipio, como escolas, hospital, PSFs, Biblioteca,Casa da Cultura, além de acesso gratuito à internet nas praças públicas para a população".  Segundo as orientações recebidas por Dêva, a cidade terá uma sala de Provedor, qualificação para os funcionáarios que manterão o funcionamento da sala, inclusive do cabeamento de fibra. Anexado a esse Programa vem a parte de interligação em rede de toda a gestão municipal com implantação de aplicativos de gestão para quatro áreas: Finanças, Tributos, Educação e Saúde, cedidas pelo governo e implantadas pelo SERPRO.  

Outro benefício será a qualificação de pessoas com cursos ministrados através do Programa PRONATEC, voltados para área de telecomunicação como Cabista de Sistema de Telecomunicação, Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Montador e reparador de Computadores, Montador e reparador de periféricos, Programador de dispositivos móveis Programador de sistemas, Programador de Web e Agente de Inclusão digital. 

Na sua breve passagem por Brasília o prefeito Dêva Pessoa aproveitou ainda para visitar o Ministerio do Turismo, onde tratou das pendências do município no que se refere as festividades de São Pedro do ano de 2008; visitou o  Ministério do Desenvolvimento Social, referente a senha de implantação do PAA municipal (toda documentação já preparada); o Ministério do Desenvolvimento Agrário onde pleiteou mais máquinas do PAC e a Secretaria da Mulher, onde tratou do Projeto de Apoio a área textil (corte e costura) que já está cadastrado no SICONV. 

Com informações do MinCom

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...