segunda-feira, 29 de julho de 2013

PREFEITO FESTEJA TUPARETAMA FORA DO CAUC E ADMITE QUE AGORA A ADMINISTRAÇÃO VAI AVANÇAR MAIS

Do blog de Nill Junior
 
Por Anchieta Santos

O Prefeito de Tuparetama Deva Pessoa é só alegria. Das quatro pendências deixadas pela administração Sávio Torres, a ultima foi solucionada esta semana e agora com o CAUC livre a Prefeitura vai celebrar convênios tranquilamente. Mesmo assim os problemas sempre aparecem. Deva disse que nos últimos dias a Funasa reclamou a devolução de 177 mil reais referentes à venda de uma S-10. O carro foi leiloado pelo governo Sávio por 50 mil pelo município e o recurso não foi devolvido. Deva prometeu acionar o ex-prefeito judicialmente. 


A tendência de acordo com o prefeito é de que agora em diante várias conquistas sejam incrementadas no município. 408 mil reais serão investidos no Posto de Santa Rosa. Pouco mais de 200 mil na reestruturação da Secretaria de Saúde. Projetos cadastrados no PAR para reforma das escolas, inclusive climatizando algumas salas de aula. Projeto de construção de uma nova escola no valor de 3,5 milhões; construção de ciclovia ligando a cidade a Vila com emendas que somam 410 mil reais de autoria dos deputados Gonzaga Patriota e Fernando Ferro.  Os recursos do FEM serão investidos em Sistemas de abastecimento de água na zona rural, reforma de praça e Casa da Cultura.

Nos próximos dias começa a construção de dois mil metros de calçamentos em duas avenidas: Luiz Gonzaga Perazzo e Severino Barbosa (Bigode). Mesmo com as dificuldades que tem enfrentado com o município que estava impedido de celebrar convênios, Dêva citou que em quase oito meses de administração o Hospital Municipal não ficou um único dia sem médico. Inclusive alguns especialistas foram contratados e houve a reforma do Bloco Cirúrgico. Todos os PSFs estão funcionando normalmente, inclusive por isso no primeiro momento o município não aderiu ao programa “Mais Médicos” do governo Federal, o que somente acontecerá em setembro com o novo recadastramento.

Todas as barragens do município foram assoreadas, estão limpas para receber água das chuvas. Melhorou a merenda escolar, investiu na melhoria da estrutura física de escolas. Já adiantou 50% do 13º do funcionalismo publico e até novembro fecha a folha atrasada de dezembro herdada do governo passado. Ainda tem débitos de Sávio Torres que precisam ser pagos como débitos com os setores de saúde, finanças, administração, Conselho Tutelar e BPM serviços. Sobre a notícia de que Sávio Torres pretende voltar a disputar a prefeitura, Dêva disse receber com tranquilidade. É bom que seja, pois será o embate de quem confia na impunidade (Sávio) e quem acredita na transparência e no trabalho (Dêva) ou qualquer outro nome de seu grupo.

Dêva confirmou o voto na chapa Anchieta Patriota (estadual) e Danilo Cabral (Federal) e admitiu que tem conversado com o ex-prefeito Vitalino Patriota (PSB) que apoiara Anchieta Patriota (estadual) e Gonzaga Patriota (Federal), provando que o ex-prefeito está mais próximo dele do que do ex-prefeito Sávio Torres (PTB). Dêva concluiu dizendo que mesmo com tantos desafios está feliz em poder trabalhar por quem mais precisa em Tuparetama. Ontem aconteceu a 1ª audiência publica para discutir o orçamento participativo do governo Deva Pessoa.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

PARTICIPE DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE


O Prefeito de Tuparetama, Edvan Cesar Pessoa, convocou por meio de Decreto a I Conferência Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade que será realizada no dia 30 deste mês na Casa da Cultura e Teatro Municipal, situados na Rua Monsenhor Rabêlo.

Os cidadãos e cidadãs interessados em discutir as questões ambientais do município e propor ações a serem implementadas poderão se inscrever antecipadamente para a conferência, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Rua Santa Cecília, Centro). A pasta da Educação preside a conferência, já que Tuparetama não possui ainda um departamento de Meio Ambiente.   

Os eixos temáticos da conferência são a produção e consumo sustentáveis, a redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda e educação ambiental. Com o mesmo foco será realizada a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade, nos dias 30, 31 de agosto e 1º de setembro e a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente, convocada pelo Ministério do Meio Ambiente, nos dias 24, 25, 26 e 27 de outubro em Brasilia. 

ESPORTES: Atletas de Tuparetama no FLAMENGO DE ARCOVERDE.


Na terça-feira (16/julho) foram apresentados para a Comissão Técnica e Diretoria do Flamengo de Arcoverde os novos atletas contratados, vindos de várias cidades da região, para reforçar a equipe da 2ª divisão. 

Além de jogadores experientes como Jorge Guerra, ex jogador do Santa Cruz e de vários clubes do Futebol Pernambucano, apresentou-se também o atacante Bernardo, de 27 anos, jogador da Seleção de Sertânia e "apostas" em novatos como os jogadores tuparetamenses Jorge e Vinícius.  O Taití do Sertão espera melhorar sua campanha, que tem recebido muitas críticas da imprensa esportiva. O técnico Bernardo Mozarte está muito confiante que o clube pode surpreender e dá alegria ao seu torcedor. 

O blog Custódia News (crédito das fotos) e equipe do jornalismo esportivo da Cardeal AM, acompanharam a apresentação dos atletas e entrevistaram jogadores, Comissão Técnica, Diretoria e os visitantes Ivaí Cavalcante (vice prefeito de Tuparetama ) e Marcelo Silva (Diretor de esporte de Tuparetama) que acompanharam a ida dos atletas tuparetamenses. 

terça-feira, 16 de julho de 2013

PREFEITURA DE TUPARETAMA INICIA OBRAS DE CALÇAMENTO DAS RUAS LUIZ GONZAGA PERAZZO e LAERCIO RIBEIRO


O prefeito Dêva Pessoa acompanhou, ao lado dos secretários Caca Rabêlo (Obras e Urbanismo) e Adiraldo (Governo)  o trabalho de nivelamento e aterro nas ruas a serem calçadas, no Loteamento Felipe Leite.  A construção do calçamento já foi iniciada nesta semana.









EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA O 2º SEMESTRE


A Secretaria Municipal de Educação promoveu mais uma formação pedagógica para professores da rede escolar, na semana de início do 2º semestre do ano letivo.  O encerramento da formação contou com a participação do prefeito Dêva Pessoa e homenagem aos professores que alcançaram melhores resultados no 1º semestre









SAÚDE: Confraternização das Unidades de Estratégia de Saúde da Família.


As equipes dos ESF's de Tuparetama concluíram o primeiro semestre de trabalho em clima de São João! As confraternizações ocorreram na sede de cada unidade e tiveram a participação da secretária Núbia Mamede e do prefeito Dêva Pessoa que se confraternizaram agradecendo e parabenizando as equipes pelo comprometimento com a saúde do município e refazendo os votos de um próximo semestre de maiores conquistas para a área.


X GERES REALIZOU CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE TUPARETAMA


A X Geres (Regional de Afogados da Ingazeira) através da Secretaria de Saúde Tuparetama capacitou no último mês a equipe dos Agentes Comunitários de Saúde em nosso munícipio. 

A capacitação faz parte da formação continuada dos funcionários, onde são desenvolvidas e estudadas técnicas de aprimoramento de trabalho com o objetivo de atender a população tuparetamense com o máximo de responsabilidade e conhecimento. 

EDUCAÇÃO: PROJETO DE LEITURA E POESIA NA ESCOLA FRANCISCO ZEFERINO PESSOA


A Escola Municipal Francisco Zeferino Pessoa, localizada no Bairro Bom Jesus, desenvolveu projeto de leitura com destaque para artistas locais. O projeto "Alice no Pais da Poesia" envolveu alunos da 7ª série, orientados pela professora de letras Adicélia.

"O objetivo deste trabalho foi incentivar a leitura e mostrar as maravilhas que a mesma pode propor. Foram dois meses de pesquisas com artistas locais, leituras e atividades que resultaram na produção de um livro, em peça teatral, sala temática e apresentação de artistas colaboradores." Explicou a professora responsável.

A culminância do projeto teve apresentação dos artistas Galego do Pajeú, Adelmo Aguiar e Denilson Nunes,  visita de turmas das escolas estaduais e municipais, pais e comunidade do Bairro Bom Jesus. O Projeto teve o apoio da Secretaria de Educação.







quarta-feira, 10 de julho de 2013

E TUPARETAMA TEVE A MELHOR FESTA DE SÃO PEDRO DOS ÚLTIMOS ANOS. PORQUE COM O POVO A GENTE FAZ MUITO MAIS!

Numa noite de muita chuva e frio na região do PAJEÚ, a população de Tuparetama comemorou o primeiro dia do seu tradicional São Pedro. Foi na sexta-feira, 28 de junho. A festa voltou para sua data original, ou seja, o dia de São Pedro, fato que não acontecia há 7 anos, quando vinha sendo realizada nos primeiros dias de julho. Por isso a atual gestão do município divulgou o evento com o tema “ A tradição está de volta”.

Além do resgate de várias tradições da festa, como suas gincanas e forró pé-de-serra, a festa teve novidades como a semana “esquenta povo” com realização de forró nos bairros da cidade, selecionados pelo concurso de ruas mais ornamentadas, forró nas comunidades rurais e escolha de homenageado do ano, sendo escolhido o sanfoneiro “Zé Pretão”, in memoriam (leia texto de Hesdras Souto, abaixo, sobre o homenageado). As três noites de festa foram conduzidas e anunciadas no palco por comunicadores da cidade, o jornalista Eduardo Rabêlo e o locutor Evilasio.

Em 2013 duas grandes paixões populares estiveram juntas no mês de junho: Festas juninas e futebol. A Prefeitura do Tuparetama, através de sua Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes se preparou para uma comemoração com paz e alegria. O arrasta-pé se espalhou pelos quatro cantos da Princesinha do Pajeú, como é conhecida Tuparetama e somou-se as gincanas de motos, Corrida de Jericos, Corrida da Fogueira e exibição da Final da Copa das Confederações no domingo, num telão montado no pátio de eventos, local da festa de São Pedro.

A abertura oficial do São Pedro 2013 de Tuparetama aconteceu na noite de sexta-feira (28) com a presença do prefeito Deva Pessoa, do vice Ivaí Cavalcante, dos vereadores da base do governo, assessores jurídicos e secretários municipais. Antes, às 9 da noite, o palco da festa teve o Momento Nobre da Poesia, sob coordenação da poetisa Mariana Teles. Vários apologistas da cultura e poesia popular estavam no palco da festa, como a dupla de violeiros Sebastião Dias e Gilberto Alves, os poetas da terra Adelmo Aguiar e Denilson Nunes, os jovens declamadores Matheus Rabêlo e Samuel Aragão e o declamador de Tabira Dudu Morais.

Os shows da noite foram iniciados pela Banda Forró do Amasso, seguida por GALEGO DO PAJEÚ e encerrados com LIMÃO COM MEL. Na sua mensagem de abertura da festa, o prefeito Dêva Pessoa frisou: “Agradeço a presença de todos, que se divirtam e que voltem pra casa em paz, um abraço no coração de cada um de vocês".

A 2ª noite do São Pedro de Tuparetama foi de muita música e poesia. Na verdade a programação começou à tarde, com o forró-pé-serra de Churrasco e banda. A festa continuou com Lostiba e depois Delmiro Barros, fechando o trio de artistas egipcienses. Após o show de Delmiro Barros, subiram ao palco os artistas de Arcoverde, Os PARICEIROS. Foi um dos shows mais elogiados pelo público e o vocalista da banda, George Silva, também fez questão de elogiar o evento: "Que me perdoem os outros lugares onde fiz shows com Os Pariceiros, mas em Tuparetama foi Incrível. Público fantástico. Som, palco e luz estavam perfeitos. Camarim, recepção, atenção, e despedidas maravilhoso. Decoração do espaço muito lindo e a caráter. E o show? foi o show! Parabéns Tuparetama já estou com saudade e querendo voltar”.  A noite foi encerrada com o talento e a energia de Maciel Melo, uma das atrações mais aguardadas.

O São Pedro encerrou-se no domingo, 30, e o forró foi até o dia raiar, por volta das 6 da manhã. Com o sol a pino, GATINHA MANHOSA e EDSON LIMA ainda cantavam e o povo dançava no Pátio de Eventos. A última noite da festa começou com a banda ENCANTO DE MULHER(Carnaíba). Em seguida foi a vez da prata da casa, com o sanfoneiro Ranato Pessoa e sua banda ACORDE MATUTO. Renato e banda entregaram o palco ao artista recifense JOSILDO SÁ, num show de muita energia e música de qualidade.

Após entregar premiações aos vencedores das gincanas, placas aos moradores das ruas ganhadoras do Concurso de Ornamentação junina e placa de homenagem aos familiares de Zé Pretão, o prefeito Deva Pessoa agradeceu aos visitantes, aos filhos ausentes e ao público em geral, pediu muita paz, saúde e generosidade, e afirmou: “SE DEUS QUISER ESTAREMOS AQUI DE NOVO EM 2014". Na noite também foi anunciado o resultado dos concursos da Barraca Mais Bela da Festa (a Comissão resolveu não indicar nenhuma vencedora em especial, considerando TODAS vencedoras) e o Comércio com melhor ornamentação junina, sendo escolhida a loja de eletromóveis CASA LIGHT.

O cantor Edson Lima e a banda Gatinha Manhosa foram a atração responsável pelo show de encerramento do São Pedro de Tuparetama. O espaço da festa ficou completamente tomado por uma multidão que prestigiou o evento até seu último momento, considerado um dos melhores e maiores em toda a região do Pajeú. Edson Lima esquentou a noite fria na terra da diversidade cultural com seus maiores sucessos, num repertório preparado para a noite tão especial, finalizando o show com a famosa mesa da amargura.


ZÉ PRETÃO, HOMENAGEADO DO TRADICIONAL SÃO PEDRO DE TUPARETAMA
(Texto de Hesdras Souto)  


Tuparetama está mais uma vez realizando sua tradicional festa de São Pedro. Esse ano a Secretaria de Cultura veio com a proposta de resgatar as tradições que outrora havia na cidade, como a Corrida de Jegues, a Corrida da Fogueira, Gincana de Motos e o concurso das Ruas Mais Enfeitadas. E pela primeira vez na história da cidade, a festa de São Pedro homenageia um artista. 

O Homenageado do Tradicional São Pedro de 2013 é o sanfoneiro José Severo da Silva, o famoso Zé Pretão, cuja ligação com a música remonta ainda aos anos 50. Zé Pretão sempre foi ligado à música. Aos oito anos de idade aprendeu tocar fole com seu irmão.

Em 1950, Zé Pretão participou do BOI DE SEVERO em São José do Egito, trazendo então, junto com seus amigos Antônio Romão e Domingos João a idéia para Tuparetama. Foi criado o BOI DE ZÉ PRETÃO, um Bloco Carnavalesco anárquico, popular, irreverente e bastante animado. 

Quando não estava em período carnavalesco Zé Pretão costumava animar os forrós da cidade com seu fole, companheiro inseparável. José Severo da Silva foi um sertanejo que suplantou as agruras da pobreza, venceu as dificuldades do dia-a-dia e fez da música e da arte, sua arte de viver, levando alegria e diversão ao povo de Tuparetamense. Portanto, homenageá-lo nesse São Pedro de 2013 é apenas nossa obrigação, como forma de gratidão, respeito e reverência ao nosso multi-artista ZÉ PRETÃO. Pois, quando alguém do povo é homenageado, o próprio povo também se sente homenageado.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...